segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Bento XVI disse a bispos que poderia não estar na Jornada Mundial da Juventude

 

Papa B 169

De acordo com dom Orani Tempesta, Bento XVI afirmou que, caso não viajasse ao Rio, "o sucessor" participaria. "Ficamos pesando no que aquilo poderia significar, mas não imaginamos que poderia ser uma renúncia”, disse o arcebispo

 

A programação da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, está mantida. Arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta afirmou, pela manhã, a renúncia do papa Bento XVI não altera a programação do encontro, que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho de 2013. A expectativa é de que mais de 2 milhões de pessoas participem da jornada, idealizada por João Paulo II.

Dom Orani revelou que Bento XVI já havia dito reservadamente, em encontro com bispos, que poderia não participar da Jornada. “Ele disse que o papa está sempre presente na jornada e afirmou que, se não viesse, o sucessor viria. Ficamos pesando no que aquilo poderia significar, mas não imaginamos que poderia ser uma renúncia”, disse dom Orani, em coletiva de imprensa após a celebração de uma missa.

“Os trabalhos para a Jornada Mundial continuam. Os jovens podem continuar arrumando as malas. Na jornada mundial da Alemanha isso também ocorreu. Um papa preparou e outro participou", disse, referindo-se à jornada em Colônia, em 2005, quando Bento XVI participou do evento preparado por João Paulo II.
Dom Orani agradeceu a Bento XVI pela escola do Rio para a realização da Jornada Mundial da Juventude e disse que rezará pelo papa e por seu sucessor. “A Arquidiocese agradece a Deus pela vida do papa Bento XVI e por ele ter escolhido a cidade para ser a sede da jornada. Rezamos por ele e por seu sucessor”, disse o arcebispo do Rio, que definiu a atitude de Bento XVI como “um exemplo para a humanidade”. “Todo mundo sabe que ele está doente, com dificuldades para se locomover. Vejo a renúncia como um exemplo para tantas pessoas que se agarram ao poder”, concluiu.
A Jornada Mundial de Juventude transformará o Rio no Centro mundial da peregrinação de católicos. O papa Bento XVI realizaria a missa de encerramento, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, a aproximadamente 50 quilômetros do centro do Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz