Nesta quarta-feira 15 de agosto, dia da Solenidade da Padroeira de Porto Feliz, Nossa Senhora Mãe dos Homens. A igreja Matriz ficou completamente lotada na nave central, capelas laterais. Com o tema: "Nossa Senhora nos ensina a fazer a vontade do seu Filho", a missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Sorocaba, Dom Eduardo Bene de Sales Rodrigues, que teve outras presenças:
Seminarista William Coimbra, Seminarista Diego dos Santos Ferraz, diáconos permanentes Benedito Manuel de Arruda, Rôney Diana, Valmir Aparecido de Oliveira, Silvio Buzzo e Paulo Moreau. Os sacerdotes: Monsenhor José Antônio Carvalho (porto-felicense – atualmente na paróquia N. Sra. de Fátima em Itatiba, diocese de Bragança Paulista), padre Carlos Alexandre da Silva, Padre Washington Pascoal Ribeiro, Frei Eugênio Milani, CFP, Padre Antônio Carlos Fernandes. Padre Claudinei Pantojo e Padre Reinaldo Bragantim.
Os cânticos foram animados pelo Coral Fama (Filhos Amados de Maria) da paróquia Mãe dos Homens, com bateria, violão, baixo, teclado e vozes, auxiliando os fiéis nos cânticos. O Salmo foi cantado por Antonio Monteiro e o coral Fama. Alguns cantos foram filmados pela Pascom e gradativamente serão depositados no You Tube para que todos os paroquianos tenham acesso.
Na homilia Dom Eduardo, iniciou sua fala lançando olhar sob o andor de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em especial o coração luminoso. Lembrou quando Jesus nos deu Maria por mãe, considerando fundamental no projeto de salvação dos filhos de Deus, projeto este que começou com o SIM de Maria, sendo aquela que nos ensina o caminho, a fazer a vontade de Deus. O arcebispo falou da presença de Maria na vida terrena de Jesus até seus últimos momentos lá na Cruz. Ciou diversas passagens do evangelho sob esta sucessão de fatos. Falou da Paternidade que quando nós apresentamos e oferecemos a Palavra de Deus para aqueles que estão sedentos, exercemos a paternidade evangélica sob as pessoas.
Dom Eduardo rememorou a cena do Sim de Maria, a visita a Isabel, a passagem de Jesus menino no templo. "
Nos momentos de dificuldades, onde titubeamos em nossas escolhas, em nossos caminhos, é momento de oração, Maria é oração, mulher do silêncio e da guarda"
Dom Eduardo
Dom Eduardo também falou da Fé de Maria, que acreditou na ressurreição de Jesus Cristo, que não as dúvidas que os Apóstolos tiveram. Maria foi mulher presença em Pentecostes na igreja primitiva: "Maria foi presença de Cristo na igreja de Pentecostes, que toda as gerações a proclamem Mãe, Rainha e principalmente Serva. Já disse para o padre Toninho que para pregar aqui tem que ficar olhando para todos os lados, a igreja está um maravilha, como sempre lotada" afirmou.
Encerrou associando a padroeira às outras duas paróquias. "No nascimento de São João Batista, lá estava Maria. N. Sra Aparecida nasceu desta paróquia, é Maria com outro título" encerrou.
Dom Eduardo, como Bom Pastor, esbanjou simpatia cumprimentando a todos.
OfertórioFesteiros e crianças participaram ofertando pão e uva, além da coroa de Nossa Senhora.
Ação de GraçasMúsica de composição do Festeiro Rodolfo Alexandre Dias Ortiz. Emocionou a todos!
Cobertura Pascom Porto Feliz: Felipe Miranda, Rafael Corrêa e Lucas Araujo
Parabéns Pascom!
ResponderExcluirJá faz alguns meses que acompanho o trabalho de vocês e afirmo que não vejo na cidade um espaço no mundo virtual com tanto conteúdo próprio, com tantas coisas legais, quantas fotos e eventos.
Quero me reunir com aqueles que elogiam as suas coberturas sobre a atividades da Igreja Católica de Porto Feliz. No facebook me surpreendi no tamanho do arquivo de vocês, imagino o dos anos anteriores.
Em especial quero elogiar esta cobertura, belos textos e fotos, destaque muito grande sobre a nossa querida Padroeira. Coloco em oração o trabalho de vocês.
Deus abençoe
Reinaldo