Vale dá direito a banho, refeição e até moradia. Objetivo é fazer com que o morador receba ajuda e não dinheiro.
Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Um projeto criado por uma organização não-governamental de Porto Feliz (SP) substitui a doação de esmolas para moradores de rua da cidade. Em vez de dar dinheiro, a população entrega um tíquete que dá direito a banho, refeição e até moradia, como mostra a reportagem do TEM Notícias.
Em um sítio na zona rural da cidade, vivem 20 ex-moradores de rua. Quem vive lá aceitou o convite para recomeçar a vida. Eles moram e trabalham no sítio, onde também fazem atividades artesanais e recebem orientações. Mas nem todos aceitam o desafio de recomeçar. Uma representante da associação que coordena o projeto de acolhimento dos moradores de rua explica que a maioria dessas pessoas tem medo das mudanças.
Projeto foi criado por ONG Foto: Reprodução/TV Tem)
A dificuldade em tirar mais gente das ruas também se deve à população, que cede ao dar esmolas. O projeto é também uma tentativa de mudar este comportamento.
Segundo um levantamento feito pela Prefeitura da cidade, a maioria dos moradores de rua consome álcool e drogas. O valor arrecadado na mendicância é usado, muitas vezes, para sustentar este vício. Ao substituir o dinheiro pelo vale, os moradores recebem ajuda até mesmo para largar os vícios.
O comércio também participa da campanha. Aproximadamente 600 lojas devem aderir nos próximos meses, entregando os tíquetes para os moradores que entrarem nos estabelecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz