A praça Miguel Brasil está sendo revitalizada dentro do projeto "Olimpíadas de Reciclagem", oferecendo à comunidade nova opçäo de lazer (Foto: Secom/PMV)
A praça Miguel Brasil, no Parque Bela Vista, em Votorantim, está recebendo serviços de reforma e revitalização. A obra é resultado do projeto "Olimpíadas de Reciclagem", realizado com os alunos da rede municipal de ensino, através de uma parceria entre a Prefeitura local, por meio da Secretaria de Educação, e a empresa Kraft Foods Brasil, produtor do suco em pó Tang, através da representante Symbia.
A reforma da praça foi possível por meio do projeto lançado em março, que continua em processo e conta com a participação dos alunos das escolas "Profª. Patrícia Maria dos Santos", do Jardim São Matheus; "Profª. Edith Maganini", do bairro do Vossoroca; "João Ferreira da Silva", do bairro do Itapeva, e "Prof. Abimael Carlos de Campos", da Vila Dominguinho. As escolas foram selecionadas por já desenvolverem um trabalho em torno do tema reciclagem. O resultado foi a escolha de uma praça do Município para que a mesma fosse revitalizada de acordo com as necessidade da comunidade.
A antiga quadra de areia da praça Miguel Brasil já foi substituída por uma quadra poliesportiva com piso de concreto, atendo à reivindicação da própria comunidade. O espaço, que ganhará novos bancos de concreto, terá também trajeto para caminhada e passeio de bicicleta, bem como a instalação de um bicicletário, dispositivo para que os freqüentadores da praça possam deixar suas bicicletas enquanto realizam outras atividades. Outro serviço será a manutenção no playground e revitalização no paisagismo, que terá plantio de grama ao seu entorno.
PROJETO `OLIMPÍADAS DE RECICLAGEM' - O projeto "Olimpíadas de Reciclagem" tem como objetivo tornar as crianças protagonistas de uma realização relevante para a sociedade, coletando materiais recicláveis, como embalagens de suco destinadas para a reforma de uma quadra esportiva que seja de utilidade da comunidade. Além disso, os alunos são envolvidos em jogos e brincadeiras, que ajudarão na soma de pontos. A escola que obtiver mais pontos receberá 20 mil em melhorias na própria unidade escolar.
Votorantim chega à marca de 1 milhão de bitucas de cigarro
O Programa Municipal de Coleta de Bitucas de Cigarro de Votorantim atingiu a marca de 1 milhão de bitucas coletadas. Isso coloca o Município como a primeira cidade a atingir esse feito. O Programa, que já existe há um ano e meio, é desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, em parceria com a Poiato Recicla.
Apesar de parecerem inofensivas, as bitucas de cigarro são extremamente poluentes e podem levar até dois anos para de decompor no Meio Ambiente. Em Votorantim, o Programa possui 60 caixas coletoras espalhadas em pontos estratégicos na cidade. O material recolhido é encaminhado para a Conspizza, em Uberlândia (Minas Gerais), uma fábrica de processamento de resíduos, onde as bitucas serão trituradas e submetidas a um processo de compostagem. Após a retirada dos metais pesados e outros componentes agressivos, o restante é misturado a um composto orgânico e outros resíduos vegetais, e servirá de adubo para plantas em projetos de recuperação ambiental.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Elzo Savella, o Programa é importante para Votorantim, pois é um processo completo que começa na conscientização da população, passando pela coleta, reciclagem e uso para recuperação ambiental. "Nosso foco é a educação ambiental e o Programa contribui para que a população crie o hábito do descarte da bituca, bem de como outros materiais, em local adequado", destaca ele.
"O simples fato da pessoa se dirigir à uma bituqueira para descartar o seu cigarro, ao invés de jogá-lo nas ruas, significa que estamos atingindo nosso objetivo, que é o de conscientizar o cidadão", declara Marcos Poiato, dono da empresa responsável pela coleta.
Moradores de áreas de risco de Tatuí terão casas populares
O prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo assinou, na última semana, mais um protocolo de intenções com o Governo de Säo Paulo, através da Secretaria de Estado da Habitação, para a construção de 23 casas populares, que serão destinadas aos moradores de áreas de risco e de APPs (áreas de proteção ambiental). As casas populares deste futuro convênio serão construídas no Jardim Nova Europa, onde já existe um conjunto habitacional.
Recentemente, um outro protocolo de intenções foi assinado com a Secretaria de Estado da Habitação pela Prefeitura de Tatuí para a construção de 20 casas populares no Jardim Bom Menino, também para moradores de áreas de risco. O prefeito esclareceu que as famílias que serão beneficiadas com as 43 casas populares destes dois protocolos de intenções atualmente estão morando em condições irregulares, às margens de ribeirões e córregos. Todas as famílias já foram cadastradas pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e Habitacional do Município inclusive.
O chefe do Executivo tatuiano explicou que também, com a desfavelização do Jardim Fundação Manoel Guedes e do Jardim Europa, o compromisso da Prefeitura era regularizar esta situação das famílias que moram em condições irregulares às margens dos córregos e ribeirões. "Com esta ação, poderemos realizar as obras necessárias para as intervenções que precisam acontecer no ribeirão do Manduca, no córrego Ponte Preta e outros", destacou Gonzaga.
Educação de Qualidade é tema de Formação de Educadores de Piedade
Estimular a reflexão e aprofundar os estudos sobre qualidade na Educação é um dos principais objetivos da 3ª Formação Continuada de Educadores de Piedade, que ocorre ontem e ho no Auditório "Rubens Caetano da Silva". No evento, realizado pela Diretoria Municipal de Educação, os profissionais da área e convidados estäo participando de palestras que destacam temas como "A Quebra de Paradigmas e os Caminhos Possíveis para a Educação de Qualidade", "Professores Estressados, Alunos Adoecidos. O que Fazer?" e "A Educação de Qualidade no Século XXI e o Perfil das Educadoras e dos Educadores".
O evento está contando com a presença de palestrantes renomados, como o professor dr. Mário Sérgio Cortella, o professor dr. Clóvis de Barros Filho, o professor Ms. Cezar Braga Said e a professora dra. Terezinha Azerêdo Rios. A Diretoria de Educação da Prefeitura de Piedade menciona que a proposta da 3ª Formação Continuada de Educadores estimula, assim, intervenções individuais e coletivas na busca do melhoramento prático e pedagógico dos profissionais da Educação. Também promove a consciência e o hábito do melhoramento contínuo em todas as ações profissionais, dentro ou fora da sala de aula. "A Escola precisa focar a quebra de paradigmas com foco na qualidade das suas ações. Desde a Educação Infantil, a proposta pedagógica da Escola precisa estar voltada para o alto desempenho de todos os alunos", destacam os dirigentes da Diretoria de Educação.
Pirapora do Bom Jesus prepara comemoração aos seus 287 anos
Com expectativa de receber cerca de 200 mil visitantes durante as festividades de agosto, a cidade-santuário de Pirapora do Bom Jesus, que fica adiante de Itu e Cabreúva por um lado e adiante de Santana do Parnaíba por outro, com acesso pela Rodovia Castello Branco, se prepara para oferecer a melhor infra-estrutura a todos. A festa de aniversário do Município é, aliás, um evento tradicional, esperado por muitos romeiros, devotos, visitantes e munícipes. Comemorado no dia 6 de agosto, quando com a Solenidade da Transfiguraçäo do Senhor a Igreja comemora a festa litúrgica em honra do Bom Jesus, as festividades duram o mês todo, com diversas atrações para atrair o público.
Entre as principais atraçöes, estão os shows realizados de 3 até 6 de agosto, este ano com artistas de renome nacional, como os sertanejos Matheus Minas e Leandro, que se apresentam dia 3 (sexta-feira), os grupos de pagode É Demais e Samprazer, nos dias 4 e 5, e os interpretes dos sucessos "Dupla Solidão" e "Nova Namorada", Marcos e Belutti, com grande queima de fogos no dia do Padroeiro da cidade, 6 de agosto (segunda-feira). Além da apresentação de artistas e grupos locais.
A FESTA DE AGOSTO - A Festa de Agosto de Pirapora do Bom Jesus é organizada pela Associação Comercial local, com o apoio da Prefeitura, que disponibiliza toda a infra-estrutura, como estacionamento, sanitários, praça de alimentação, segurança e apoio organizacional, além de um parque de diversões, para garantir o entretenimento de todas as faixas etárias. "Estamos todos trabalhando para oferecer uma boa recepção à comunidade e aos turistas", afirma o prefeito José Carlos Alves.
A comemoração se estenderá por todo o mês de agosto. A programação festiva, cultural e religiosa conta ainda com a agenda do Santuário do Senhor Bom Jesus, com missas e procissões no Centro Histórico da cidade, além da participação da comunidade, com feiras, barracas típicas, praça de alimentação, exposições e outras atividades realizadas pelas secretarias municipais em diversos pontos turísticos e comunitários da cidade.
A tradição religiosa será valorizada no Santuário e ao ar livre, com missas, romarias e procissões.
BERÇO HISTÓRICO E CULTURAL - Pirapora do Bom Jesus é um dos ícones culturais e turísticos mais importantes do Estado de São Paulo. A cidade teve origem em agosto de 1725, quando uma imagem do Senhor Bom Jesus foi encontrada às margens do rio Tietê. Desde então, o local passou a ser reconhecido como Primeiro Santuário Cristocêntrico do Brasil e a atrair milhares de romeiros de diversas regiões em busca de milagres.
Situada na Rota dos Bandeirantes, a cidade guarda a memória das expedições realizadas desde a época do descobrimento, que possibilitaram o desenvolvimento do Estado mais rico do País.
ITAPETININGA
Samu completa dois anos com mais de 28 mil atendimentos na região
O Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) está completando dois anos de funcionamento em Itapetininga. A corporação atua nos atendimentos locais e de mais sete cidades: Tatuí, Alambari, Quadra, Angatuba, Sarapuí, Guareí e Campina de Monte Alegre, que conta ainda com uma viatura na cidade de Angatuba. Durante esses dois anos, já foram feitos mais de 28 mil atendimentos.
Contando com todos os municípios atendidos, o Samu Itapetininga realiza uma média de 110 atendimentos por dia. As maiores concentrações de ocorrências são entre 13 e 19 horas. Para isso, conta com 61 colaboradores e com uma ambulância de suporte básico e uma de suporte avançado. A equipe do Samu atua em problemas agudos de saúde, como infarto, parada respiratória, convulsões, derrames, parto, hemorragias, intoxicações e envenenamento, além de acidentes de trânsito, quedas, choque elétrico, afogamento, queimaduras e engasgamento.
A expectativa do Samu Itapetininga é, por outro lado, de adquirir mais uma ambulância reserva e uma ambulância de suporte básico, para atender aos municípios de Tatuí e Itapetininga, que exigem uma maior demanda no atendimento. O número de emergência do Samu é o 192.
http://www.diariodesorocaba.com.br/site2010/materia2.php?id=222314
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz