Mãe do garoto morreu no dia 26 de junho pela mesma doença. Ele estava internado em estado grave no Hospital Regional, em Sorocaba.
Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Morreu na madrugada desta quarta-feira (4) o garoto de cinco anos que estava internado em estado grave no Hospital Regional, em Sorocaba (SP).
Ele faz parte da família de Porto Feliz (SP) que foi internada na semana passada com suspeita de doença infecto-contagiosa.
A mãe do garoto havia morrido no dia 26 de junho. O exame necroscópico confirmou que ela foi vítima de febre maculosa. Após o ocorrido, o sobrinho, os dois filhos e o marido também foram internados e a casa da família, interditada.
Nesta terça-feira (3), a Secretaria de Saúde confirmou o pai da família como o terceiro caso da doença na cidade. A suspeita é que o homem, que é trabalhador rural, tenha sido o responsável por levar os carrapatos transmissores da doença até a casa. Ele continua internado em estado grave no Hospital Regional.
"Ele é trabalhador rural, teve uma infestação de carrapatos e deve ter sobrado carrapatos no ambiente", afirma Cláudia Meirelles, secretária de Saúde da cidade. A propriedade rural onde o homem trabalha, em Itu (SP), deve ser vistoriada por agentes da Vigilância Sanitária nos próximos dias.
A filha do casal, de um ano, e sobrinho foram transferidos para a Santa Casa de Porto Feliz, mas passam bem.
Até o momento, ninguém mais apresentou sintomas da doença na cidade. A Secretaria de Saúde informou que todas as medidas de prevenção foram tomadas para evitar novas contaminações. A casa foi dedetizada e os animais de estimação da família estão em quarentena no setor de zoonoses da prefeitura. Uma campanha de conscientização será feita para alertar a população sobre os sintomas da doença e as formas de evitar o contágio.
Carrapato
A febre maculosa é uma infecção provocada por uma bactéria transmitida ao homem por meio do carrapato estrela, encontrado principalmente em locais onde há capivaras. Por isso, a doença costuma aparecer com mais frequência na zona rural.
Animais como cavalos, bois, porcos e até mesmo cães também podem ser infectados. A transmissão, porém, só é feita por meio da picada do carrapato; não há transmissão de homem para homem ou de animal para homem. Além disso, o artrópode precisa ficar em contato com a pele por pelo menos três horas para que a vítima seja infectada.
Os primeiros sintomas são febre, dor de cabeça e dores pelo corpo, e aparecem de dois a 14 dias após a picada. Ainda podem surgir lesões na pele. A taxa de mortalidade da doença pode chegar a 20% dos casos.
Carrapato precisa ficar em contato com a pele por três horas para infectar a vítima (Foto: Reprodução/TV TEM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz