domingo, 24 de junho de 2012

Solidariedade combate o desperdício de alimentos em Sorocaba, SP

 

Técnica em nutrição dá dicas para otimizar o aproveitamento. 26,3 milhões de toneladas de alimentos vão para o lixo todos os anos.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de alimentos. Mas o desperdício é um desafio a ser enfrentado.

Entretanto, algumas iniciativas podem ajudar no combate ao desperdício.

Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), 26,3 milhões de toneladas de alimentos tem o lixo como destino todos os anos.

No final das feiras livres, sempre sobra alguma coisa na banca. A reportagem do Tem Notícias foi conferir para onde vai a fruta ou hortaliça que o consumidor não levou para a casa. Apesar do cenário de desperdício encontrado, ainda há feirantes conscientes. Flávio Galvão dos Santos conta que é feirante há 12 anos, e sempre prepara uma caixa com o que sobrou e pode ser aproveitado. “Algumas coisas o consumidor já não compra mais, mas dá para aproveitar”.

Para centralizar as doações, foi criado em 2006 o Banco de Alimentos de Sorocaba (SP). Hoje arrecada mais de 45 toneladas de mercadorias todos os meses. Os parceiros, como feirantes e hipermercados da cidade separam os produtos que serão doados. A maioria, alimentos que têm algum defeito na embalagem ou com data de validade perto de vencer. No banco, são higienizados e classificados.

Há 140 entidades cadastradas na prefeitura para receber os produtos. As ONGs que cuidam de crianças e idosos têm prioridade na distribuição. Para liberar os alimentos para consumo, o controle é rigoroso. “Alunos dos cursos de técnico em alimentos e técnico em nutrição que fazem o controle”, comenta Neide Yoshiko Sakata Gutyama, presidente do Banco de Alimentos de Sorocaba.

Para liberar os alimentos para consumo, o controle é rigoroso (Foto: Reprodução / TV Tem)Para liberar os alimentos para consumo, o controle é rigoroso (Foto: Reprodução / TV Tem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz