domingo, 1 de abril de 2012

A gastronomia acompanha a evolução do homem


No Dia da Saúde e Nutrição resolvi escrever e chamar a atenção para um item de maior importância, tema do meu terceiro livro, escrito em parceria com o renomado Chef Renato Caleffi: “Escolhas e impactos - Gastronomia Funcional” - a arte de aliar o alimento na sua melhor forma culinária, trazendo a quem o consome o máximo benefício para sua saúde.

Hoje podemos definir a gastronomia como sendo uma arte-ciência, que abrange o ato de se alimentar como um todo, reflete uma tendência e se destina a diversos objetivos: hospitalidade, comportamento social, prazer por intermédio dos sentidos, sobrevivência, saúde, bem-estar geral do organismo, além de equilíbrio mental e físico. O ser humano está em constante evolução, portanto, gastronomia é uma arte-ciência que abrange toda a evolução do homem, por isso é infinita e traduzida por uma tendência.

A gastronomia funcional é uma tendência gastronômica equilibrada e balanceada, cujo objetivo é a manutenção e formação de saúde e bem-estar ao indivíduo na prevenção de distúrbios, males ou doenças específicas; associando os conhecimentos da nutrição e dietética nutricional a técnicas da alta gastronomia e mesclando técnicas clássicas, contemporâneas e ultracontemporâneas a ingredientes específicos e terapêuticos, de acordo com seus nutrientes, princípios ativos e estabilidade diante dos métodos de preparação.

As grandes civilizações registraram, em obras detalhadas, as suas observações e experiências sobre o efeito positivo das preparações culinárias na prevenção e cura de enfermidades. A importância da alimentação, como meio de preservar a saúde, constitui parte do fundamento de toda a medicina até o século XX. E tenho certeza de que cada vez mais será reconhecida como a ferramenta-chave para, na prevenção, ajudar o ser humano a conseguir saúde nas suas três dimensões: física, psíquica e espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz