Vigília com velas em frente ao Santuário de Fátima, em Portugal
A pergunta colocada por Nossa Senhora em Fátima às crianças Jacinta, Lúcia e Francisco em 13 de maio de 1917 é o tema pastoral para o ano de 2011-2012 no Santuário de Fátima: Quereis oferecer-vos a Deus?
Durante a jornada de apresentação do novo ano pastoral, realizada na semana passada, na Capela da Morte de Jesus, na Igreja da Santíssima Trindade, Isabel Varanda, da Universidade Católica Portuguesa, apresentou a sua leitura teológica sobre o tema pastoral, ocasião em que alertou para o êxodo das novas gerações da esfera religiosa e apontou o mundo atual como uma oportunidade para o Cristianismo.
“O ateísmo, o agnosticismo, o laicismo e a indiferença religiosa não têm raiz somente na justa liberdade humana ou nas ideologias materialistas e nos humanismos laicos. O Cristianismo não parece estar à altura dos desafios do mundo atual. Se mais não fosse, bastaria olhar para o imparável êxodo das novas gerações da esfera religiosa, visitada pontualmente, certo, mas não mais integrada no processo de construção das identidades pessoais”, considera Isabel Varanda.
Para ela não faltam indícios de que “o Cristianismo tem tido uma crescente dificuldade em partilhar a sua essência com o mundo e corre o sério risco de ver os seus lugares, principalmente no mundo ocidental, progressivamente reduzidos às quatro paredes de templos vazios”.
À luz da sua leitura, Isabel Varanda sublinha, no entanto, que “tudo leva a crer que o mundo atual, nas suas convulsões e agonias, é uma dolorosa mas promissora oportunidade para a Igreja de Jesus Cristo”.
Para isso, defende que o Cristianismo precisa de “se reinventar em termos de estratégias de comunicação e de evangelização”. Precisa também, considera, de “procurar inscrever a proposta religiosa numa coerência antropológica”.
Concretamente sobre a pergunta-tema do ano pastoral e sobre a resposta dada pelas crianças - “Quereis oferecer-vos Deus?” - “Sim, queremos” -, Isabel Varanda considera que “exprimem por excelência, o acontecimento da fé religiosa. Representam concretamente, o coração da fé cristã”.
Por isso, sublinha, Fátima é um acontecimento de fé.
“Tal coração da fé, tal coração de Fátima, porque Fátima é acontecimento de fé. Deveríamos descalçar-nos e cair por terra, de joelhos, com humildade e gratidão, porque o terreno em que entramos é verdadeiramente humano e verdadeiramente divino. (…) É este coração de fé, palpitante em Fátima, que os pastorzinhos nos ofereceram e que ao longo já de quase 100 anos bate ao ritmo das alegrias e das tristezas, das esperanças e das angústias, da fé e da descrença do mundo”.
Isabel Varanda, convidada pelo Santuário de Fátima para presidir à Comissão Organizadora do simpósio teológico-pastoral agendado para Junho de 2012, faz votos que a reflexão sobre o tema proposto para o ano pastoral recentemente iniciado possa “descortinar, aprofundar e trazer à luz alguns dos grandes significados teológicos e antropológicos da pergunta eterna que Deus dirige ao ser humano, em todos os tempos e latitudes, e da resposta que o nosso tempo, os nossos contemporâneos e cada um de nós são capazes de dar, hoje”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz