sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Dezessete praias estão impróprias para banho

 

Dos 15 municípios monitorados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), sete estão com todas as suas praias próprias para o banho de mar: Ilha Comprida, Iguape, Peruíbe, Santos, Cubatão, Bertioga e Caraguatatuba. Durante a análise, 11% das praias do litoral paulista apresentaram restrições. Das 156 monitoradas entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro, 17 estão com a qualidade da água comprometida.

Na cidade de Itanhaém, apenas a Praia do Centro está poluída. As outras nove foram aprovadas nos testes. Mongaguá também apresentou apenas uma praia imprópria, das seis monitoradas: a Praia Central. Em Ilhabela, a Praia de Itaguaçu deve ser evitada, as outras 12 podem ser visitadas pelos banhistas. Das 11 praias do Guarujá, duas apresentaram más condições para banho, conforme apontou a Cetesb: Perequê e Praia da Enseada, no ponto próximo à rua Chile. Em São Sebastião, a Prainha e a Praia de São Francisco foram reprovadas nos testes, mas as outras 27 estão liberadas para o banho.

Dos seis pontos analisados no município de São Vicente, três foram considerados impróprios: Milionários, Prainha e Gonzaguinha. Em Ubatuba, devem ser evitadas as praias Perequê-Mirim e Itaguá (próximo aos números 240 e 1.724 da avenida Leovegildo), mas as outras 23 praias estão próprias para receber os turistas. A cidade de Praia Grande foi considerada a pior dos 15 municípios avaliados. Cinco das 12 praias da cidade não apresentam condições favoráveis para o banho de mar: Maracanã, Real, Vila Tupi, Vila Mirim e Vila Caiçara.

Nos locais analisados pela Cetesb são instaladas bandeiras que indicam as condições de banho. De um lado, a bandeira verde para as praias com boa qualidade. Do outro, a vermelha, onde a qualidade da água é ruim. Além de doenças de pele (micoses e dermatites), consideradas as de menor gravidade, o turista pode desenvolver, em contato com a água contaminada, doenças como hepatite infecciosa, febres tifóide e paratifóide, cólera, amebíase, giardíase e gastroenterite. O primeiro sintoma é a diarréia, que poderá persistir por um longo período ou desaparecer espontaneamente. Se persistir por muito tempo, é possível que o banhista contraia outra doença mais séria ou até mesmo desidratação. Vale lembrar que as crianças e os idosos são mais vulneráveis às doenças transmitidas por águas contaminadas.

Clima

O primeiro dia do ano de 2012 deve ser nublado e chuvoso no litoral paulista, segundo previsões do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). Além da possibilidade de pancadas de chuva durante o final de semana do Ano Novo, a temperatura deve cair gradativamente até alcançar os 26´C no domingo, dia 1º de janeiro. Entre hoje e sábado, a previsão é de sol com muita nebulosidade e possibilidade de chuvas isoladas no final da tarde. A temperatura deve ficar entre os 20´C e os 30´C. Na segunda-feira, dia 2, a estimativa é de chuva forte e dia nublado, com temperatura abaixo dos 28´C.

E para quem vai passar a virada do ano em Sorocaba, a previsão é de sol com fracas pancadas de chuva até sábado. A temperatura deve variar entre 19´C e 30´C. No domingo, segundo o Inmet, pode chover forte e a temperatura cairá para 28´C. A segunda-feira também será nublada e chuvosa na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz