Dos 15 municípios monitorados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), sete estão com todas as suas praias próprias para o banho de mar: Ilha Comprida, Iguape, Peruíbe, Santos, Cubatão, Bertioga e Caraguatatuba. Durante a análise, 11% das praias do litoral paulista apresentaram restrições. Das 156 monitoradas entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro, 17 estão com a qualidade da água comprometida.
Na cidade de Itanhaém, apenas a Praia do Centro está poluída. As outras nove foram aprovadas nos testes. Mongaguá também apresentou apenas uma praia imprópria, das seis monitoradas: a Praia Central. Em Ilhabela, a Praia de Itaguaçu deve ser evitada, as outras 12 podem ser visitadas pelos banhistas. Das 11 praias do Guarujá, duas apresentaram más condições para banho, conforme apontou a Cetesb: Perequê e Praia da Enseada, no ponto próximo à rua Chile. Em São Sebastião, a Prainha e a Praia de São Francisco foram reprovadas nos testes, mas as outras 27 estão liberadas para o banho.
Dos seis pontos analisados no município de São Vicente, três foram considerados impróprios: Milionários, Prainha e Gonzaguinha. Em Ubatuba, devem ser evitadas as praias Perequê-Mirim e Itaguá (próximo aos números 240 e 1.724 da avenida Leovegildo), mas as outras 23 praias estão próprias para receber os turistas. A cidade de Praia Grande foi considerada a pior dos 15 municípios avaliados. Cinco das 12 praias da cidade não apresentam condições favoráveis para o banho de mar: Maracanã, Real, Vila Tupi, Vila Mirim e Vila Caiçara.
Nos locais analisados pela Cetesb são instaladas bandeiras que indicam as condições de banho. De um lado, a bandeira verde para as praias com boa qualidade. Do outro, a vermelha, onde a qualidade da água é ruim. Além de doenças de pele (micoses e dermatites), consideradas as de menor gravidade, o turista pode desenvolver, em contato com a água contaminada, doenças como hepatite infecciosa, febres tifóide e paratifóide, cólera, amebíase, giardíase e gastroenterite. O primeiro sintoma é a diarréia, que poderá persistir por um longo período ou desaparecer espontaneamente. Se persistir por muito tempo, é possível que o banhista contraia outra doença mais séria ou até mesmo desidratação. Vale lembrar que as crianças e os idosos são mais vulneráveis às doenças transmitidas por águas contaminadas.
Clima
O primeiro dia do ano de 2012 deve ser nublado e chuvoso no litoral paulista, segundo previsões do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). Além da possibilidade de pancadas de chuva durante o final de semana do Ano Novo, a temperatura deve cair gradativamente até alcançar os 26´C no domingo, dia 1º de janeiro. Entre hoje e sábado, a previsão é de sol com muita nebulosidade e possibilidade de chuvas isoladas no final da tarde. A temperatura deve ficar entre os 20´C e os 30´C. Na segunda-feira, dia 2, a estimativa é de chuva forte e dia nublado, com temperatura abaixo dos 28´C.
E para quem vai passar a virada do ano em Sorocaba, a previsão é de sol com fracas pancadas de chuva até sábado. A temperatura deve variar entre 19´C e 30´C. No domingo, segundo o Inmet, pode chover forte e a temperatura cairá para 28´C. A segunda-feira também será nublada e chuvosa na região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz