sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Coréia do Sul e Tietê assinam acordo de cooperação ambiental

 

O prefeito José Carlos Melaré recebeu nesta terça-feira, dia 08 de novembro, a visita oficial do Ministro do Meio Ambiente da Coréia do Sul, Maanee Lee, e do cônsul geral, Sang Shik Park.
A comitiva coreana contava ainda com o Cônsul da Área Econômica da República da Coréia, Jong-Hak Park; com o Diretor Geral do Ministério das Relações Exteriores, Myung-yul Lee, e Diretor do Ministério das Relações Exteriores, Kim Hak Jae.
O objetivo dos diplomatas era a assinatura de um acordo entre a Prefeitura de Tietê e o Korea Environment Corporation no qual se estabelece a cooperação mútua das partes no campo da proteção ambiental e desenvolvimento sustentável.
Depois de recebido no gabinete, o grupo de autoridades e empresários assistiu a uma apresentação do panorama dos serviços de saneamento e manejo de resíduos sólidos do município e visitou a sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Tietê e a Estação de Tratamento Central.

O cônsul geral, Sang Shik Park, disse ter ficado contente com a visita a Tietê e afirmou estar impressionado com a qualidade da água e preocupação do município com a preservação ambiental. Para ele, o acordo permitirá uma grande troca de experiência e investimentos em Tietê.

A Coréia do Sul tem uma das importantes economias da Ásia e desenvolve tecnologia de ponta em produtos e serviços ligados ao meio ambiente. Por isso, segundo Melaré, o acordo trará inúmeros benefícios à cidade:

“A Coréia tem uma boa infraestrutura e alta tecnologia no setor ambiental. Através do acordo teremos acesso a tal conhecimento e também poderemos dividir informações sobre o que tem sido feito na área no Brasil.”

O Ministro Maanee Lee falou de forma mais abrangente e acrescentou que através do projeto Caravana Verde e dos tratados de cooperação, a Coréia tem conhecido melhor o Brasil e que o país tem a pretensão de aplicar sua tecnologia para ajudar o meio ambiente.

De acordo com o prefeito, a relação amistosa com os coreanos irá também engendrar a instalação de novas indústrias em Tietê.

“Desde o ano passado, quando recebemos o secretário de Governo de Piracicaba, José Antônio de Godoy, para conversar sobre os desdobramentos da instalação da montadora Hyundai naquele município, nossa equipe tem se dedicado arduamente para atrair investimentos. O mais recente fruto deste trabalho se deu através do Grupo Borgstena que, a partir do próximo ano, iniciará a produção de estofados automotivos na unidade de Tietê. Nesse contexto, a visita do consulado assinala o interesse dos coreanos pela região. Iremos aproveitar esse contato para promover ainda mais a cidade, apresentando a eles todo o nosso potencial para a instalação de novas indústrias.” – explicou Melaré.

Uma comissão deverá ser instituída pela administração municipal para que o acordo de cooperação dê início as suas atividades.

Também participaram do encontro secretários e assessores municipais.

Fonte: A I Tietê

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz