O Hospital Pirapitingui cuida de 280 pacientes com hanseníase.
O local é mantido pela Secretaria Estadual de Saúde.
Pacientes e funcionários do hospital Francisco Ribeiro Arantes, também conhecido como Pirapitingui, em Itu, no interior de São Paulo, convivem com um prédio abandonado, cercado de mato, paredes com infiltrações e sem a mínima condição de higiene. O local cuida de pacientes que sofrem com hanseníase.
saiba mais
Nos quartos e salas de atendimento existem móveis caindo aos pedaços, fios da rede elétrica expostos, na sala de curativos há uma máquina de lavar roupa e, em cima da cama, lençóis com mosca, como mostrou a reportagem do Tem Notícias.
A situação incomoda também os funcionários que alegam que os problemas são antigos. O hospital é mantido pela Secretaria Estadual de Saúde. Há 280 doentes. Muitos pacientes estão por internação compulsória, ou seja, sob cuidados do governo até o fim da vida. O local conhecido como asilo-colonia inaugurado na década de trinta, se transformou em uma cidade: tem abastecimento de água, lanchonete, igreja, escola e até um cemitério.
A Secretaria Estadual de Saúde informou que na próxima semana fica pronta a reforma de um bloco de três pavilhões que vai abrigar todos os pacientes e também os serviços assistenciais prestados pelo hospital. Segundo a nota, o local q não vai ser mais utilizado para assistência aos pacientes.
A transferência dessas pessoas vai ser gradual, e começa na semana que vem. Sobre a limpeza, o hospital informou que mantém um funcionário por turno em cada andar. Além disso, está programada uma dedetização para a primeira quinzena de dezembro. A secretaria informa ainda que em outubro foram liberados R$500 mil para compra de novos equipamentos e que está fazendo um projeto para reforma e manutenção do cemitério São José. Entre as propostas, está a construção de um ossário.
Desde 2009, quando foi aberto um inquérito, o Ministério Público em Itu investiga a situação no hospital. De acordo com o promotor responsável pelo caso, Alexandre Augusto Souza, essas novas denúncias serão incluídas na investigação.
Fonte, G1 Sorocaba
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz