Na terça-feira, 22, a Prefeitura inaugura o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - Creas, um espaço público municipal destinado a atender pessoas e famílias que se encontram em situação de risco ou com seus direito violados.
O Creas é resultado da parceria entre o Governo Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável, e o Governo Federal. A Prefeitura oferece a infraestrutura, que inclui o imóvel para abrigar a unidade, mobiliários, materiais e funcionários. O Governo Federal faz o repasse de recursos financeiros para a manutenção do espaço.
Inicialmente, a unidade irá atender crianças e adolescentes vítimas de maus tratos, abusos e exploração sexual; adolescentes que cumprem medidas socioeducativas; mulheres vítimas de violência física ou psicológica; população em situação precária e moradores de rua.
No total, dez profissionais estão ligados ao Creas: três assistentes sociais, uma psicóloga, um advogado, dois estagiários da área de assistência social, além de funcionários do setor administrativo e de serviços gerais.
A inauguração acontece na terça-feira, 22, às 9h, na Rua Barão do Rio Branco, n° 138, Centro. Informações pelo telefone (15) 3261-1002.
Creas e Cras
Os atendimentos oferecidos pelo Creas serão diferentes dos serviços prestados pelo Centro de Referência de Assistência Social - Cras, que já existe no município.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável, o Cras é uma unidade de proteção básica e tem função preventiva. A unidade atende à população que ainda não estão em situação completa de risco. Já o Creas é um espaço de proteção especial, voltado para casos mais complexos, nos quais o indivíduo já está na condição de vítima, sofrendo violência ou abandono.
Além de fazer o atendimento e acompanhamento da população em situação de risco, o Creas também encaminha as vítimas para as unidades e projetos da rede de proteção social disponível no município, como o Abrigo de Meninas, Casa da Criança, Cidade dos Velhinhos e Programa de Liberdade Assistida.
Fonte: AI Prefeitura de Porto Feliz
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz