sábado, 11 de dezembro de 2010

Tietê ganha cooperativa de recicladores de lixo


O problema da destinação dos resíduos sólidos urbanos tem se transformado em um dos maiores desafios da gestão pública no país.
Isso porque os impactos ambientais gerados pelos “lixões” irregulares são cada vez menos tolerados pela sociedade e, mesmo quando os aterros atendem as especificações sanitárias, os governos têm que lidar com o fato inevitável de seu esgotamento.
Em Tietê, as autoridades municipais há tempos se debruçavam sobre a questão em busca de uma resposta. Os estudos sobre o tema, aliás, tornaram-se mais enfáticos depois que o aterro municipal entrou em colapso, onerando os cofres públicos em aproximadamente R$ 80 mil por mês para que o lixo fosse despejado corretamente na cidade de Caieiras. Apesar de o governo local obedecer às leis ambientais e demonstrar esforço, era necessário ainda encontrar uma alternativa.
A solução se consolida agora com a criação da Cooperativa de Recicladores de Tietê. A COOPRETI nasceu da aliança entre o Instituto da Consciência Ambiental (INCA), o Banco do Brasil e a Prefeitura e proporcionará a destinação adequada dos materiais, a exploração de um negócio rentável e, portanto a geração de emprego e renda.
O caráter social da COOPRETI, a propósito, é seu grande diferencial: serão implantados programas permanentes de capacitação para o trabalho de reciclagem, alfabetização dos cooperados, acompanhamento psicológico, combate ao trabalho infantil e evasão escolar junto às famílias beneficiadas, e principalmente através do reconhecimento social e civil da profissão de reciclador, tão importante para qualidade de vida da comunidade.
Considerando, portanto o avanço que esse projeto representa, o INCA, o Banco do Brasil e a Prefeitura de Tietê convidam todos os cidadãos para a apresentação pública da COOPRETI que acontecerá no dia 16 de dezembro, no recinto de exposições “Luiz Uliana”.
Na oportunidade serão expostos os objetivos sociais da cooperativa e deverão acontecer os primeiros contatos com os interessados em apoiar ou aderir ao projeto.
Inicialmente a COOPRETI tem como prioridade atender aos cidadãos de baixa renda, desempregados que vejam na reciclagem uma oportunidade de geração de renda e uma saída da informalidade, por isso compareça. A apresentação será no dia 16 de dezembro, na FAIT.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz