domingo, 18 de julho de 2010

Que eu viva plenamente o amor


Dom Bruno Mensagem 
Mensagem de Dom Bruno Gamberini
Arcebispo Metropolitano de Campinas






Que eu viva plenamente o amor

Esta é a receita para se ter a felicidade

(13 de julho de 2010)



Prezados irmãos e irmãs


          Na próxima sexta-feira, dia 16 de julho, Festa de Nossa Senhora do Carmo, o Pai Celeste me dá a alegria de completar 60 anos de idade e 15 de ordenação episcopal.

          Em 1950, enquanto todo o Brasil se entristecia e mais de 200 mil pessoas se calavam no Maracanã, com a perda do título da Copa do Mundo para o Uruguai, o casal Armando e Tirsi Gamberini se alegrava com o nascimento do terceiro filho, na cidade de Matão, em São Paulo. Antes de mim nasceram meus irmãos Humberto Luiz e Maria Luísa e, depois, a Maria Cecília e a Maria Cristina.

          Tive uma infância feliz ao lado dos meus pais e irmãos. Simples, em uma cidade pequena do interior paulista, brincando nas ruas, frequentando a escola e participando da vida da comunidade da Paróquia Bom Jesus. Foi nessa paróquia, onde fui batizado, fiz a primeira comunhão e recebi a Crisma e que encontrei a razão de ser da minha vida. O testemunho do saudoso Padre Nelson Antônio Romão me cativou e me levou a aceitar o chamado do Pai para me entregar plenamente ao serviço de Deus, na Igreja, aos irmãos e irmãs.

          Em 1974, depois de estudar em São Carlos e em Curitiba, voltei à Igreja do Senhor Bom Jesus de Matão, onde fui ordenado presbítero do clero de São Carlos por Dom Constantino Amstalden. Com a graça de Deus, foi o próprio Dom Constantino quem me sagrou Bispo, no dia em que completei 45 anos, em 1995, na Catedral de São Carlos. No dia 17 de maio o Papa João Paulo II me nomeara Bispo Diocesano de Bragança Paulista.

          Hoje, ao completar sessenta anos, tenho a consciência que não sou mais um jovem e que tenho que ter alguns cuidados especiais, principalmente com minha saúde. Mas tenho a consciência, também, que tenho muito a realizar como Arcebispo de Campinas, uma Igreja que sempre foi referência para o Brasil, no seu testemunho em anunciar Jesus Cristo e na luta por uma sociedade mais justa.

          É com alegria que olho para o meu passado e vejo o muito que pude fazer, com a ajuda da Graça Divina. Padre em São Carlos, Bispo em Bragança Paulista e, agora, Arcebispo em Campinas. Poderia ter feito mais ou diferente, mas tudo o que fiz foi com amor e com grande desejo de acertar. Acertos e enganos são frutos da caminhada humana.

          Desse mesmo modo olho para o futuro. Há muito o que ser feito, principalmente agora quando colocamos em prática o 7º Plano de Pastoral Orgânica da Arquidiocese de Campinas. Queremos ser uma Igreja que Acolhe, que se Renova e Servidora.

          Continuo acreditando que o melhor remédio para uma vida saudável e feliz é a busca em viver intensamente o amor. “Ame ao Senhor seu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, com todo o seu entendimento e com toda a sua força. Ame o seu próximo como a si mesmo” (Mc 12,30-31a). É viver esse amor no dia-a-dia, em todos os momentos, tendo consciência que nossa vida terrena é finita e que poderemos não ter a chance de testemunhar, de dizer, de sentir esse amor no futuro.

          Agradeço a Deus pela minha vida. Pelos meus pais, irmãos e tantos amigos e amigas que me acompanharam e me acompanham. Um homem nada consegue sozinho. Peço que continuem rezando por mim para que eu continue com fé, amor e saúde a missão confiada por Deus Pai. E que Nossa Senhora, a Imaculada Conceição, a Virgem do Carmo, a cheia de Graça, seja minha intercessora.


Dom Bruno Gamberini
Arcebispo Metropolitano de Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz