domingo, 13 de junho de 2010

Tietê: Alunos da rede municipal de ensino fazem avaliação odontológica


A Secretaria de Saúde, através do Centro Odontológico, iniciou neste mês, a avaliação anual para prevenção e tratamento da cárie em alunos da rede municipal de ensino de Tietê.

A avaliação, realizada nas próprias escolas durante o período das aulas, é feita através do índice epidemiológico CPO-D, o qual visa à diagnose de dentes cariados, perdidos ou obturados. Quando algum desses problemas é detectado pelo dentista, os pais ou responsáveis do aluno são informados e a criança é encaminhada para tratamento no Centro Odontológico ou nas unidades básicas de saúde do município.
A cárie dentária é uma doença bastante comum, causada por uma bactéria e na maioria das vezes está associada à má higienização bucal e aos hábitos alimentares do paciente. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde é especialmente freqüente entre crianças de 12 anos de idade, razão pela qual a avaliação escolar é tão importante.
Antônio Darci Cristo, cirurgião dentista e diretor do departamento odontológico, explicou que, além do levantamento, os profissionais do Centro estão orientando as crianças quanto a correta escovação e realizando o bochecho fluoretado, para ensinar os alunos como prevenir a cárie e manter a saúde bucal.
Atualmente o levantamento está sendo realizado nas escolas Franklin e Carlina, mas toda a rede municipal de ensino será atendida, totalizando aproximadamente 6 mil crianças avaliadas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz