domingo, 13 de junho de 2010

Decolando no Namoro

 

Decolando no Namoro
Antonio Lemos, LC

Um dos meus companheiros no seminário era piloto de avião antes de descobrir a sua vocação ao sacerdócio. Disse-me que antes de voar todo o piloto tem que conferir o "checklist", uma lista de procedimentos que devem ser verificados para ter certeza que o avião está em condições de ser operado. O ritual, que dura dez minutos, nunca pode ser dispensado. Entre outras coisas, ele tem que verificar o trem de pouso, as turbinas e o painel de controle. Se algo está falhando, o avião não decola de jeito nenhum.

O namoro de um casal cristão, onde o verdadeiro amor, amizade e respeito estão presentes, deve ser protegido e impulsionado pela castidade. Para tanto, há alguns pontos essenciais no “checklist” da castidade, que todos os casais deveriam conferir regularmente. Ser casto no namoro não é impossível como comer farofa e assobiar ao mesmo tempo. É possível, e tem muita gente que já conseguiu e continua conseguindo.


1) O trem de pouso: a oração. Não tem outro remédio. Quem não pede a Deus o dom da castidade nunca vai chegar a lugar nenhum, assim como nenhum avião vai aterrizar sem que o trem de pouso funcione. Orar é cultivar a amizade com Deus, e para isso há várias maneiras bem práticas. É importante viver estes pequenos atos como um casal e aproveitar para crescer juntos na fé.

• Receber a comunhão frequentemente.
• Confessar-se mensalmente para estar aberto a graça de Deus. Lembre sempre que ao cair é importante segurar na mão de Cristo e levantar para tentar novamente.
• Visitar Jesus Cristo na Eucaristia durante a semana. Vale até combinar com a namorada de passar na igreja antes de ir ao cinema no sabadão á tarde.
• Rezar o terço juntos e ficar muito perto de nossa Mãe do Céu.


2) O painel de controles: a amizade com o Espírito Santo. Ele é o melhor amigo de um casal de namorados. É o guia seguro para o sucesso do relacionamento e para viver castamente. Funciona como o painel de controles na cabine de comando, sem ele o piloto não tem ideia para onde levar o avião. E como é possível seguir as suas inspirações divinas? Além da oração, a maneira mais segura é procurar a orientação espiritual de outras pessoas, principalmente através dos sacerdotes. Por isso, para viver o namoro de acordo com a vontade de Deus é importante ter direção espiritual (pessoal e como casal). Essa direção espiritual se trata de uma revisão do relacionamento à luz do Espírito Santo e com a ajuda do sacerdote.


3) As turbinas: fugir das ocasiões de pecado. Há muitas tentações que podem ser facilmente evitadas. É só colocar os motores e as turbinas do avião para tomarmos distância delas. Alguns pontos bem concretos:

• evitar estar sozinhos.
• selecionar bem o tipo de assuntos nas conversas.
• não dar ouvidos à influência de amigos que não vivem castamente.
• não frequentar ambientes que não compartilham dos mesmos ideais cristãos de pureza.
• também é muito recomendado liberar toda a energia do corpo praticando regularmente algum esporte ou então fazendo exercícios ao ar livre.

Se você marcou “OK” em todos os pontos do seu “checklist”, então o seu namoro está pronto para decolar na castidade. No final das contas, o mais importante é lembrar sempre que o sucesso do namoro é fazer a vontade de Deus e crescer juntos no amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz