domingo, 30 de maio de 2010

Porto Feliz: Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci)


Prefeito municipal e o comandante da Guarda Municipal, Pedro Ernesto Segura protocolaram na terça-feira, 18, o pedido oficial de adesão de Porto Feliz ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). 

A entrega da documentação foi em Brasília junto ao Secretário Nacional de Segurança Pública, Juarez Pinheiro, que representou o ministro da Justiça, Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto. Ao secretário, eles entregaram também o Plano Municipal de Segurança Pública 2010 2012.

De acordo com o comandante da GCM, a adesão do Pronasci trará benefícios à corporação com cursos à distância na área de segurança pública, subordinados ao Ministério da Justiça através da Secretaria Nacional de Segurança Publica (Senasp), além de permitir bolsa de R$ 400 para os guardas municipais com renda até R$ 1.700.

Segundo o comandante, o Pronasci também vai beneficiar a população por meio de projetos na área de educação, cultura e esportes com objetivo de identificar os níveis de vulnerabilidade social.

Outra vantagem do Pronasci é a possibilidade de o município poder implantar o circuito fechado de TV com câmeras de monitoramento em vários pontos da cidade. “Com o aporte financeiro do Pronasci poderemos aumentar a aquisição de itens de segurança e pôr em prática projetos para diminuir os índices de vulnerabilidade social”, disse Segura. 

Durante o encontro, o Secretário Nacional de Segurança Pública, Juarez Pinheiro, informou que a adesão de Porto Feliz ao Pronasci será avaliada. Ele também elogiou a elaboração do Plano Municipal de Segurança pelo município. 

De acordo com o diretor de Segurança e Operações Comunitárias, Eric Zorob, o plano municipal de segurança é uma ferramenta importante para o planejamento da cidade. “O plano de segurança nos possibilita trabalhar em várias frentes tanto operacional quanto de convênios com Estado e União e parcerias público privada, pois ele concretiza aquilo que idealizamos”. 

O que é o Pronasci
Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania marca uma iniciativa inédita no enfrentamento à criminalidade no país. O projeto articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.

Entre os principais eixos do Pronasci destacam-se a valorização dos profissionais de segurança pública; a reestruturação do sistema penitenciário; o combate à corrupção policial e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência.
Além dos profissionais de segurança pública, o Pronasci tem como público-alvo jovens de 15 a 24 anos à beira da criminalidade, que se encontram ou já estiveram em conflito com a lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz