segunda-feira, 5 de abril de 2010

Pascom Porto Feliz entrevista coordenadora das Artes da RCC na Arquidiocese de Sorocaba



Em 2010 a Renovação Carismática Católica, presente na Arquidiocese de Sorocaba está com nova estrutura, novos coordenadores! E em cada nova coordenação os Ministérios (serviços presentes nas células do movimento - que é o grupo de oração) sofrem mudanças, e a atual coordenadora 2010/11 para o Ministério das Artes e Música é a  Vanilza Marqui e sua equipe.

Para conhecermos melhor estas mudanças e também os projetos do Movimento dentro da Igreja, realizamos uma entrevista. 

Simpática e atenciosa, gentilmente respondeu nossas perguntas.



1 Como foi o convite para assumir este ministério? Por que aceitou?

R: Para assumir um ministério na R.C.C tem que ser [um] chamado mesmo do Senhor, A base de orações e confirmações através dos irmãos. Já havia coordenado no passado a Secretária Jovem (música). E depois deste trabalho, continuei no movimento e atuando no ministério de música dentro do grupo de oração. Em 2008, onde a coordenação local R.C.C de Sorocaba, esteve em oração e reunião foi citado o meu nome para a coordenação da secretária de música e artes da diocese de Sorocaba. O convite chegou... e com oração e renúncia da minha vida pessoal, aceitei. Passando então alguns meses, através da coordenação da Mirian Volpato na época coordenadora Arquidiocesana, recebi o convite para coordenar também com o Ministério Arquidiocesano. E neste ano [de] 2010 permanecendo o convite da coordenação atual de Sorocaba - Lilian e Junior - e da coordenação Arquidiocesana atual Adriano e Alan Carlos. 
E primeiramente foi chamado do Senhor. Aceitei novamente o convite de ambos.
 
 
2 Como encontrou a estrutura, motivação e articulação do ministério na Arquidiocese?

R: Na R.C.C tem a estrutura onde o pastoreio é dos coordenadores de cidade, [temos também] o auxílio do coordenador Estadual da Música e Artes Juninho Cassimiro e da coordenadora Música e Artes Juliane Morigi. O qual dá apoio e auxilio necessário. A motivação para isso é experiência no grupo de oração, vida de oração, estudo da palavra e também da busca de ensino tanto técnico como espiritual. Pois temos muitas formas de aprendizados, livros, pregações etc.

 
3 Quais são os planos arquidiocesano?
R: Os planos são de levantar músicos e trazer aqueles que se afastaram do amor de Deus. A promessa de Deus é que Ele levantará uma nova geração de músicos e [de] adoradores. E que as ovelhas que se afastaram voltariam. E tenho visto, vários músicos que tocam para mundo, voltando, já conversei com 8 músicos que estão, e já tiveram a experiência de tocarem para o mundo, voltarem para casa.

Deus colocou essa promessa em Janeiro deste ano e já tivemos a confirmação de 08 músicos que estão voltando. Isso é uma graça de Deus!


Para isso é necessário o acolhimento destes músicos em todos os movimentos de nossa igreja. Se todos esses [Movimentos] derem importância e abertura para trabalhar a espiritualidade dos músicos em geral de nossa Igreja. As nossas Missas e Movimentos seriam mais harmoniosos. Pois muitos que tocam na Missa não conhecem o poder que tem a música e o seu papel na santa missa. E com essa falta de entendimento gera a falta de compromisso e amor pela obra.




4 Tem eventos agendados?
R: O próximo evento agendado é o Retiro de Música e Artes que acontecerá no dias 15 e 16 de Maio na casa de retiro sagrada Família.

Maiores informações www.rccsorocaba.org.br   
Todos os eventos serão divulgados no site.

Os jovens da Renovação Carismática da cidade de Votorantim estão organizando. O projeto Família Sonho de Deus

Lembrando que, dia 1° de Maio na cidade de Votorantim acontecerá na praça ao lado da prefeitura: O projeto Família sonho de Deus. Será o dia inteiro de evangelização. Iniciando as 08:00hs com a missa com o Arcebispo Dom Eduardo, com teatro, Dança e Shows. Presenças: Toque do Senhor, Rayssa, Dayana Cardoso, Fernando Lira, Padre Wagner (Sorocaba), Abner Santos, Missão Pietá e Adoração e Vida (Walmir Alencar). E brinquedos para as crianças.

 
5 Por que grupo de oração não tem coral?


R: Nada impede do grupo de oração ter um coral. Sabendo que...  a função do ministério de Música é levar o povo a expressarem através da música o louvor e adoração a Deus. O grupo de oração existe para que o povo tenha um encontro e uma experiência com Jesus através do batismo e a renovação do Espírito  Santo. E o ministério de música tem esse compromisso de levar o povo até o altar de Deus através das canções. Existem ministério de música em nossa Arquidiocese quem tem de 5 a 6 pessoas cantando. Já é um pequeno coral. Não é colocado limites de pessoas no ministério. Mas com harmonia e sintonia, e lembrando que quem tem que cantar também é o povo!!!

Acho lindo coral, principalmente aqueles americanos, onde cantam e contagia o povo. Nossa diocese de Sorocaba tem um coral na R.C.C, onde através de um trabalho de aula de canto...montou o coral para apresentações, e já se apresentaram diversas vezes.
 

6 Como conquistar, converter e fazer perseverar novos músicos?

R: Para conquistar temos que incentivar e os amar. Sem isso, não há como conquistar,  converter e [fazer] perseverar.  Infelizmente algumas pessoas têm a mentalidade que os músicos católicos são rebeldes, orgulhosos e só pensa em aparecer. Precisamos tirar esses conceitos. Sabemos que a música católica vem crescendo a cada dia. E que o povo hoje tem a exigência e mentalidade diferente de 20 anos atrás. Sabe quando a música é tocada e cantada bem [e assim] mexe com a sensibilidade da pessoa.  Por isso, a importância de valorizar os nossos músicos, pois sabemos que a música é criação de Deus. Ele é o maior músico e canção. Como disse João Paulo II "a arte é a beleza de Deus". Por isso, vamos valorizar os nossos músicos que tocam nas missas e em todos os movimentos. Sabemos que a música é como a "sarça ardente", [que] assim como atraiu Moisés, também atraí ao povo. Devemos ser essa "sarça  ardente", dentro de nossa igreja. Não para atrair o povo para nós e sim na chama que flui dentro da nossa igreja.


7 - A música católica é suficiente para as atividades musicais da RCC? Há necessidade de se buscar em outras fontes? Por que isto tem acontecido?



R: Sim...  A cada dia dentro da Nossa Doutrina e dos Dons, temos que deixar ela  [a inspiração/espiritualidade] flua através das composições o qual Deus também [nós] dá. Sabemos que a música é universal e que foi Dom de Deus dado a cada um de nós e o Espírito Santo sopra onde quer. Se a música fala de Deus, do seu amor, das suas maravilhas e feito uma análise, e [percebendo que] não contradiz a doutrina da Nossa Igreja e não fere a Liturgia. 
Mas atenção... Com muita cautela, obediência e prudência. Pois, nas músicas católicas ha [um] poder muito grande. Se acharmos que aquela tal música tem unção. A música Católica também tem Unção. Como a passagem de I Samuel 16,23. Onde o espírito mau possuía Saul, por sua desobediência a Deus. Samuel chama Davi, que tocava a harpa e o espírito que atormentava Saul - e a Unção daquela música - expulsa o espírito de Saul.

O que vemos neste versículo é que a Unção não estava na harpa, mas em quem tocava a harpa. Por isso digo a nossas canções também tem Unção, quando é tocada com unção, com zelo, com amor e misericórdia. Você também é o ungido do Senhor. Pois o Espírito Santo habita em você.. Basta deixá-lo fluir. 
E valorizar a música também da nossa Doutrina [Católica].


8 De que forma Deus usa a música?

R: Deus é o criador de todas as coisas. É também criador da música. Vejo que Deus é o maior músico, e a melhor canção. Sabemos que esse Dom ele quis dar a suas criaturas e o primeiro músico da bíblia é Jubal (Genesis 4,21),


Podemos ver em vários relatos na bíblia, onde Deus usa a música: para libertar; para curar; em batalhas e conversões do povo. 
E assim ele tem usado nos dias de hoje também. 


9 Como iniciou sua conversão e está a caminhada atualmente?
R: Canto na igreja desde os 12 anos, atualmente tenho 31 anos. Minha conversão e entendimento da Obra e do chamado na minha vida veio quando [eu] tinha 15 anos.


Antes disso... Não entendia. Cantava na igreja por cantar, porque achava legal e bonito. Não tinha entendimento do chamado o qual o senhor já tinha feito pra mim aos 12 anos. 
Aos 15 anos me chamaram para cantar no grupo de oração, onde ali tive uma experiência do Amor de Deus, onde aprendi o significado do servi e principalmente o Amor pela EUCARISTIA e a importância da Santa missa e dos Sacramentos da igreja. 
Assim como outros Movimentos e Pastorais dentro da igreja. 
Vejo que o grupo de oração é uma das estratégias que Deus usa para trazer o povo a igreja. 

Conheço muitas pessoas que não participavam da igreja Católica e nem das [Santa] Missas. E hoje muitos que conhecem e também aqueles que já conheceram o Movimento da Renovação(R.C.C.), tenho a certeza que muitos resgataram e reconheceram a importância da Santa Missa. Pois dentro de Nossa Igreja, o grupo de oração não é o  mais importante... no bom sentido. 
Mas, a [Santa] Missa 
é a essência de todo bom cristão. 

Os grupos de orações são apenas estratégia de Deus, a porta aberta para o filho perdido voltar para os abraços do Pai. Como foi pra minha vida. E a partir daí o chamado de Deus. Em ser filha, amiga e serva dele. 

Renunciei muitas coisas pessoais
da minha vida por amor a Jesus. 

 

10 Como conseguiu montar uma equipe? (teatro, música, dança) Quem são?
R: A equipe o qual me auxiliam, tanto na coordenação de Sorocaba, como Arquidiocese. 
Em Sorocaba e Votorantim já existem equipes de teatro e dança dentro dos grupos de orações jovem. Ambos fazem o ministério de música e artes, pois trabalham com artes, cada um em sua realidade. Mas são independentes, se formaram no desejo de Deus no coração de cada um. 
O que acontece, é que o ministério (a Equipe) é somente para pastoreio, formações e incentivo. E ambos têm que andar em unidade com o Ministério. E também na evangelização.

A equipe formada na Arquidiocese é composta por:


Vanilza - coordenadora Geral, 
Sheila (Sorocaba) Auxiliar 
e Cord. da Dança, 
Marlon (Votorantim) auxilia em teatro 
e na Música Murilo (Cerquilho) 
e Evandro (Piedade) e Wagner Ribas (Sorocaba)



Equipe auxiliar na coordenação da cidade de Sorocaba:
Vanilza coordenadora Geral, 
Auxiliares: Wagner Ribas, Bruno, Clayton, Waldir, Wanda,Leandro, Sheila e Fernando.

Nossa Arquidiocese é composta de 10 cidades, cada cidade possui o Movimento da Renovação Carismática tem seu coordenador e também o coordenador de música e artes. Essa equipe tem a função de auxiliar esses coordenadores e em suas necessidades.  


Coordenadores de Cidade Música e Artes: 


Taciana (Porto Feliz), 



Tadeu (Araçoiaba),

 Fabio(Boituva), 
Robson (Cerquilho), 
Sergio (Piedade), 
Nelson (Votorantim),
Zé dito (Tietê), 
Vanilza (Sorocaba)









Vanilza Marqui


Coord. Arquidiocesana Ministério de Música e Artes R.C.C Sorocaba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz