quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Museu das Monções passará por reformas em Porto



A cerca protetora do Museu das Monções foi substituída por tapumes em Porto Feliz. Desde dezembro o museu está interditado em razão do reboco de uma das paredes laterais ter caído durante forte chuva em Porto Feliz.

De acordo com o diretor de Projetos e Urbanismo, Thiago Schettini, será contratada uma empresa que fará o restauro da parede em taipa-de-pilão.

Ainda segundo o diretor, a Prefeitura está seguindo os trâmites burocráticos para a contratação de profissional especialista e o encaminhamento de carta ao Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

“Apesar de não ter sofrido danos estruturais, como medida preventiva a Prefeitura Municipal colocou uma lona na parede para evitar mais infiltração até que a obra seja feita”, explica Thiago.


Sobre o Museu das Monções

O prédio que abriga o Museu das Monções, na Praça Coronel Esmédio, foi construído à base de pau-a-pique e tapa de pilão em 1840. Na época, foi residência de um importante proprietário rural da localidade e hospedou D. Pedro II em sua visita a Porto Feliz.

O local foi palco de decisões significativas na Revolução Liberal de 1842, assim como sediou reuniões de políticos que participaram do Movimento Republicano, que culminou na Convenção de Itu, em 1873, pondo fim ao governo imperial.

Em 1907, suas instalações foram adaptadas para funcionar como estabelecimento de ensino. A partir de 1965, o prédio passou a abrigar o Museu que, através de seu rico acervo, conta parte da história das Monções — movimento que alargou as fronteiras do Brasil.

Além das monções, apresentada na sala das monções, o museu contempla outros temas que estão em exposição em cada uma das 14 salas: Sala Expedição Langsdorff; Sala de Jantar- 1846; Cozinha Caipira; Sala dos Transportes; Sala Semana das Monções; Dormitório; Sala de Música; Sala das Artes Sacras; Gabinete de Curiosidades; Sala Revolução de 32; Sala da Ferrovia; Salão “Romeu Castelucci”; Sala da Imprensa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz