quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Em cativeiro, peixe-boi de 36 anos dá à luz filhote em Manaus

Esse já é o quarto filhote de Boo, que chegou ao Inpa em 1974.
Gestação de peixe-boi pode demorar até 13 meses.


Iberê Thenório

Do Globo Amazônia


A peixe-boi Boo, de 36 anos, deu à luz um filhote nos tanques do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) nesta quinta-feira (8). De acordo com o veterinário Anselmo d’Affonseca, que cuida desse animais no instituto, esse já é o quarto filhote dela e o sexto que nasce no laboratório do Inpa. Ele espera que, quando crescer, o filhote possa viver livre nos lagos da Amazônia.


Foto: Eduardo Gomes-Inpa/Divulgação

Ainda não se sabe o sexo do filhote. Como nasceu há poucas horas, pesquisadores evitam contato com ele. (Foto: Eduardo Gomes-Inpa/Divulgação)

De acordo com d’Affonseca, o primeiro nascimento em cativeiro da espécie ocorreu em 1998. Para que isso ocorra, é necessária uma estrutura grande, permitindo que machos e fêmeas possam conviver juntos.

A gestação de um peixe-boi pode durar até 13 meses. Segundo o veterinário, não é possível saber quantos meses o pequeno filhote ficou na barriga da mãe, já que não se têm a data em que o bicho foi concebido. Também não se sabe quem é o pai, que será identificado por um teste de DNA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz