Senso de Pertença
Série sobre o senso de pertença e sobre identidade do Franciscano Secular
Pública diariamente em fragmentos, com eriquecimento estético para ser chamativo.
Conclusão: algumas indicações práticas.
Como, na prática, alimentar o sentido de pertença a uma determinada Fraternidade secular e a Ordem, em sua totalidade? Não nos esqueçamos que nossas CCGG (art. 30.1), citado acima, afirma com força que os franciscanos seculares são membros de uma Fraternidade local, porém pertencem a todas, na vida e na missão.
Cada Fraternidade, nos distintos níveis (local, Regional e Nacional), deveria propor-se seriamente como objetivo de converter-se, em:
a – Escola de Santidade, através de uma intensa vida litúrgica, sacramental e caritativa, organizando retiros espirituais e revisão de vida.
b – Ser uma autêntica escola de formação.
c – Dar o testemunho de comunhão eclesial: alimentar a identidade na medida em que a Regra passa a ser vida dos irmãos e das fraternidades, na leitura assídua dos escritos de São Francisco e de Santa Clara.
d - Viver intensamente as reuniões (não falemos mais somente de reuniões mensais) como sacramento da fraternidade. Fundamental tomar a decisão de se fazer presente na vida dos irmãos: alegrar-se com os que chegam, pensar nos que não vieram, procurar descobrir as razões pelas quais alguns perderam a motivação. Os Conselhos, particularmente os formadores, saberão criar condições para que as reuniões sejam efetivamente agradáveis, proveitosas e enriquecedoras para os formandos e todos os irmãos.
e - Preocuparem-se, os irmãos e as irmãs, em regularizar as contribuições financeiras, como expressão de pertença à Ordem e comunhão com suas necessidades.
f – Presença na sociedade, à luz da Doutrina Social da Igreja e da nossa Regra.
Obrigado e Paz e Bem!
⌂ Profissão na OFS, Dom e Compromisso.
Bibliografia:
“Identidade Franciscana Secular – Senso de Pertença à OFS”, de Frei Almir R. Guimarães, publicado em “Paz e Bem”, jul/ago 2004.
“Pertenza all’OFS”, Emanuela de Nunzio, OFS, Capitolo generale, Nov/2008, Hungria.
Colocações pessoais do autor.
Rosalvo G. Mota, OFS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz