segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Fundo Social de Porto Feliz assina convênio para vinda de curso gratuito

curso fundo social (1)

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Porto Feliz, Izabel Fernandes, esteve em São Paulo para assinar o convênio com o Fundo Social do Estado para a vinda do curso de assistente de cabeleireiro.
O evento contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social do Estado, Lu Alckmin. O Prefeito Levi Rodrigues Vieira também prestigiou a cerimônia.
O convênio prevê o envio ao município de um kit com todos os equipamentos necessários para o curso, além da subvenção de 14 mil reais para que o município compre os insumos.
A contrapartida da Prefeitura é ceder o espaço para a realização do curso e o monitor. A capacitação já foi efetuada pelo Governo do Estado.
De acordo com o contrato, as turmas serão sempre formadas com no máximo 10 pessoas. O curso tem duração de três meses. O convênio prevê que os valores repassados ao município possam formar seis turmas, num total de 60 pessoas.
As inscrições podem ser feitas junto ao Fundo Social de Porto Feliz que fica na rua Adhemar de Barros, 529 (no prédio da Diretoria de Desenvolvimento Social).

domingo, 29 de setembro de 2013

Sebrae abre inscrições para a oficina sobre fluxo de caixa

logo-sebrae

O Posto Sebrae de Porto Feliz, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável, abre inscrições para a oficina financeira “Organize o Caixa da sua Empresa e Não Perca Dinheiro!” que acontece na terça-feira, 8 de outubro, às 19h.
A oficina tem por objetivo sensibilizar o participante para aspectos importantes da gestão financeira do negócio, como contas a pagar e a receber, fluxo de caixa e reserva de capital de giro.
O conteúdo inclui orientação sobre ações de planejamento e análise do fluxo financeiro em função das necessidades da empresa e contribuir para desenvolver habilidades gerenciais com ênfase na gestão de caixa, do ponto de vista operacional e estratégico.
É voltada para empresários e empreendedores individuais. Em caso de não haver um número mínimo de inscrições, a oficina será cancelada.
A palestra acontece na Associação Comercial e Empresarial de Porto Feliz, na rua Arcílio Borges, 162, no centro.
O Posto Sebrae de Porto Feliz fica na rua Adhemar de Barros, 320, no centro. Mais informações através do telefone 15 3261-9047.

sábado, 28 de setembro de 2013

XV Festividade de Nossa Senhora Aparecida em Porto Feliz/SP

dozena capaVem ai dozena!

Começa nesta terça-feira, 1, mais uma Festividade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida em Porto Feliz/SP. A terceira paróquia instituída na cidade, realiza sua maior festa, onde todas as suas comunidades urbanas e rurais se reúnem para celebrar a padroeira, que também é a do Brasil.

Maiores informações na secretaria paroquial: 3262 1728, falar com o Henrique!

 dozena programação

Prefeitura investe na ampliação do Cemip/Senai

senai

A Prefeitura de Porto Feliz tem investido na ampliação da estrutura do Centro Municipal de Inicialização Profissional “Roberto Moreau” – Cemip/Senai para atender à crescente demanda de alunos.
Em 2013, a Prefeitura ampliou em 308 metros quadrados de construção a área da escola, implantou mais um laboratório de informática com capacidade para 32 alunos e nos próximos dias irá entregar mais duas salas com capacidade para 25 alunos cada.
Neste ano, o Cemip/Senai qualificou 1300 porto-felicenses em 24 cursos de diferentes segmentos.
Atualmente o Cemip/Senai conta com cursos gratuitos durante os períodos da manhã e tarde. Os cursos são custeados pela Prefeitura Municipal e pelo SENAI, que visa atender o público desempregado, proporcionando qualificação profissional e oportunidades para essas pessoas se recolocarem no mercado de trabalho.
Já no período noturno e aos sábados os cursos são pagos e visam atender pessoas já inseridas no mercado de trabalho e que buscam sempre se aperfeiçoar profissionalmente, uma vez que o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido.
A escola está com inscrições abertas para 13 cursos nas áreas de Mecânica, Vestuário, Elétricos e Gestão.

EVT - ESCOLA DE VIDA E TRABALHO
O Curso de Aprendizagem Industrial é destinado a jovens que tenham concluído o ensino fundamental.
As empresas contribuintes do Sistema SENAI, atendimento a Cursos de Aprendizagem Industrial é gratuito.
Para ingressar nessa modalidade de curso, o aluno deve ser aprovado em processo de seleção e ter no mínimo: 14 anos na data de início do curso e, no máximo idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos. Ao concluírem o curso, os alunos recebem o Certificado de Aprendizagem Industrial.

CURSO GRATUITO
O Cemip/Senai abre no período de 1º a 15 de outubro, inscrições para os cursos de Mecânico Geral, Eletricista Geral e Assistente Administrativo. A prova de seleção acontece no dia 20 de outubro.
Haverá vagas para turmas da manhã (7 às 11h) e tarde (12 às 16h). O curso tem duração de 800 horas. Com início das aulas previsto para 13 de janeiro e término em 12 de dezembro de 2014.
É necessário: preencher ficha de inscrição na secretaria da escola; apresentar carta de indicação de empresa (modelo no Cemip Roberto Moreau); apresentar o RG- cédula de identidade (cópia autenticada); apresentar comprovante de conclusão do ensino fundamental completo (cópia autenticada); apresentar CPF- Cadastro de Pessoa Física (cópia autenticada) e apresentar comprovante de residência - conta de água (cópia simples).
As inscrições devem ser feitas no Cemip/Senai que fica na rua Anita Garibaldi, 500 - Jd. Primavera, no horário das 8h às 20h. Mais informações através do telefone 3261-5351.
A escola do Cemip/Senai “Roberto Moreau” é fruto de parceria entre a    Prefeitura de Porto Feliz e SENAI/SP E FIESP.

senai (1)

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Etapa do campeonato de ciclismo acontece em Porto Feliz neste domingo

 

ciclismo

A cidade de Porto Feliz sedia neste domingo, 29, etapa da Média Paulista de Ciclismo, competição que contará com a participação de aproximadamente 300 ciclistas de todo o estado.
No horário das 8 às 13h, a avenida Dr. Antonio Pires de Almeida (Dr. Antoninho) recebe os competidores.
Segundo o diretor de Cultura e Esportes, Paulo Rogério Menna, a definição do local aconteceu através de reunião com o presidente da Associação Média Paulista de Ciclismo e vice-presidente da Federação Paulista de Ciclismo, Airton Belinati, e da produtora da Giro da Race Produções, Ivone Guariso.
O percurso efetuado pelos ciclistas compreende os cruzamentos da Rua Vicente Guarine x Rua Henrique Dias X Avenida Dr. Antonio Pires de Almeida e o retorno pouco acima da Rua Aristides Valentin Torres, nas duas vias de acesso (conforme mapa em anexo).
O evento é aberto ao público e as ruas do trajeto estarão interditadas na manhã de domingo.

Governo Levi desativa Canil Municipal

 

DSC02420
Na foto cão e viatura sem utilidade

 

Desde que o Governo Levi assumiu a prefeitura, o
Canil Municipal recebeu um novo olhar e tratamento, desde então os Guardas Civis Municipais que estavam envolvidos com o canil foram remanejados para a rua, ao todo eram quatro guardas responsáveis.

Atualmente somente um guarda readaptado está responsável para cuidar dos dois últimos cães que ainda tinham restado. A viatura do canil também está parada junto ao canil.

As últimas atividades desenvolvidas pelo canil era apresentações em escolas e iniciar o projeto junto ao CRAS para adestramento de cães, envolvendo jovens e crianças.

Segundo as alegações, dão conta de que o número de GMs é reduzido, justificando-se o envios dos guardas para o trabalho nas ruas e também a gestão atual entende que o canil deveria unicamente buscar apreender drogas.

 

Outras queixas
De todos os GMs ouvidos, nenhum autorizou ser identificado, alegaram insatisfação com o fechamento do Canil e também reclamaram a respeito da escala, na maneira como estaria sendo feito e sofrendo influências fora da corporação.

 

Governo Levi
No dia 17 de julho, foi enviado para a Assessoria de Imprensa e novamente no dia 29 de agosto, questionamentos sobre o Canil Municipal, mas infelizmente estas perguntas foram ignoradas e não é a primeira vez que questionamentos enviado pela Pascom não são respondidos.

 

Fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Festividades em comemoração ao aniversário de Porto Feliz começam no dia 1º de outubro

 

1237442_601350583249440_1037970211_o

            A 58ª Semana das Monções, evento que comemora o aniversário de Porto Feliz, contará com programação intensa na semana de 6 a 13 de outubro.

            Já no dia 1º acontece a abertura da exposição “Porto Feliz: Ontem, Hoje e Sempre!”, às 19h30, na Casa da Cultura “Dona Narcisa Stettener Pires”. A mostra ficará até o dia 31 de outubro, inclusive aos fins de semana.

            No domingo, 6, haverá a Sessão Solene de abertura oficial da Semana das Monções, às 16h, no Espaço Cultural Olair Coan.

            Na quarta-feira, 9, às 19h, com participação do grupo de teatro Monções, será feita a Encenação da Chegada da Imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens à Freguesia de Araritaguaba. O percurso será do Largo da Penha até Igreja Matriz. Logo após, será celebrada a missa pelos 263 anos da Igreja Matriz.

            No sábado, 12, em evento beneficente à APAE, no Porto Feliz Tênis Clube, haverá a escolha da Miss Monções 2013 e, logo após, o baile de coroação.

            No domingo, 13, às 8h15, nas ruas centrais as bandas e fanfarras fazem seu desfile. Em seguida, as escolas municipais promovem desfile Conto, Canto e Encanto Com Minha História: Porto Feliz – Terra Das Monções.

            No período da noite, às 19h, o grupo de teatro Monções fará apresentação em dois pontos: Praça da São Benedito e Praça Dr. José Sacramento e Silva.

            Confira abaixo a programação completa:

01.10.2013 – TERÇA

Abertura da Exposição PORTO FELIZ: ONTEM, HOJE E SEMPRE !

Horário: 19h30

Local: Casa da Cultura

A EXPOSIÇÃO FICARÁ ABERTA AO PÚBLICO ATÉ 31.10.2013, DAS 08H ÀS 16H

E AOS FINAIS DE SEMANA DAS 10H ÀS 15H

06.10.2013 – DOMINGO

SESSÃO SOLENE DE ABERTURA OFICIAL DA SEMANA DAS MONÇÕES

Horário: 16h

Local: Espaço Cultural Olair Coan

09.10.2013 – QUARTA

ENCENAÇÃO DA CHEGADA DA IMAGEM DE

NOSSA SENHORA MÃE DOS HOMENS À FREGUESIA DE ARARITAGUABA

Horário: 19h

Percurso: Largo da Penha até Igreja Matriz

MISSA EM COMEMORAÇÃO AOS 263 ANOS DA

IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA MÃE DOS HOMENS.

Horário: 19h30

Local: Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens

11.10.2013 – SEXTA

PASSEATA EM COMEMORAÇÃO AO DIA MUNICIPAL DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS:

“ENCONTRO SOLIDÁRIO: APAE E ADEP NA INCLUSÃO” – CONFORME LEI MUNICIPAL N° 4578

Horário: 08h30

Local: RUAS CENTRAIS

12.10.2013 – SÁBADO

DIA DA CRIANÇA FELIZ

Horário: a partir das 10h

Local: Rua Francisco G. de Toledo n°560 – Vl. Angélica (Ao lado do CEIM Violeta)

PROJETO TOM NATURAL – SHOW COM A DUPLA DOUBER E LEANDRO

Em parceria com a Gás Natural Fenosa

Horário: 16h

Local: Praça Dr. José Sacramento e Silva

ESCOLHA DA MISS MONÇÕES 2013

Evento Beneficente à APAE de Porto Feliz

Horário: 20h

Local: Salão Social do Porto Feliz Tênis Clube

BAILE DE COROAÇÃO DA MISS MONÇÕES 2013

Evento Beneficente à APAE de Porto Feliz

Horário: 23h30

Local: Salão Social do Porto Feliz Tênis Clube

13.10.2013 – DOMINGO

DESFILE DE BANDAS E FANFARRAS E DESFILE CONTO, CANTO E ENCANTO COM MINHA HISTÓRIA: PORTO FELIZ – TERRA DAS MONÇÕES

Horário: 08h15

Local: Ruas Centrais

TEATRO ÉPICO DE RUA

COM O GRUPO MONÇÕES

Horário: 19h

Local: Ruas Centrais

Pontos de Apresentação: Praça da São Benedito e Praça Dr. José Sacramento e Silva

SHOW EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DA CIDADE COM A

DUPLA DIEGO& LEANDRO

Horário: 21h

Local: Praça Dr. José Sacramento e Silva

ATIVIDADE DIÁRIA

HASTEAMENTO DA BANDEIRA

Com a participação de Alunos do Município e a Guarda Civil Municipal

De 07 à 13 de outubro

Horário: 08h

Local: Praça Dr. José Sacramento e Silva

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

24ª Sessão Ordinária de Porto Feliz

Durante a Sessão foram aprovados por unanimidade, um Requerimento, uma Moção de Aplausos e um Projeto Lei.

Os vereadores se reuniram na noite da última quarta-feira, 25 de setembro, e realizaram a 24ª Sessão Ordinária de 2013. Durante a Sessão foram aprovados por unanimidade, um Requerimento, uma Moção de Aplausos e um Projeto Lei.

Antes do início da Sessão, os vereadores receberam a visita dos alunos, do terceiro ano do ensino médio, da Escola Estadual Coronel Eugenio Euclydes Pereira da Motta, os alunos coordenados pela professora Juliana Gutierrez, conheceram os vereadores, os trabalhos da Casa de Lei, o funcionamento e a importância dos Projetos de Lei e puderam tirar suas dúvidas, fazendo perguntas para os vereadores. Depois continuaram no plenário e assistiram a 24ª Sessão Ordinária.

Expediente

Foi aprovado no início dos trabalhos o Requerimento nº 116/2013, de autoria do vereador José Antonio Queiroz da Rocha (PSDB). Requeiro que seja informado a este vereador sobre a possibilidade de se reestudar o pleito da atual Secretária de Educação e deste vereador em nome dos atuais funcionários vinculados a referida pasta e que prestam serviços na área de transportes escolares.

Os vereadores discutiram o requerimento, e colocaram seus pontos de vista:

José Antonio Queiroz da Rocha (PSDB): "Esse requerimento foi feito depois que alguns motoristas de transportes escolares municipais me procuraram. A Secretária de Educação, Simone de Almeida, enviou um requerimento para o prefeito pedindo ao Prefeito Municipal, Levi Rodrigues, para que esses motoristas recebam uma gratificação. Creio que o prefeito vai ter o bom senso de melhorar o salário desses profissionais e no ano que vem teremos melhoras."

Rodrigo José Alves Peixoto (PSD): "Eu entrei em contato com os motoristas e o que eles pedem é um aumento de 40%, a reivindicação é justa pelo trabalho desempenhado. Quero deixar claro que o Prefeito não fechou as portas para eles e sim pediu um tempo para que o orçamento do município se recupere e tenho certeza que eles serão atendidos."
Sergio Carlos dos Santos (PT): "Eu estive acompanhando sete motoristas em uma reunião com o Prefeito. Eu conheço o trabalho dos motoristas, venho da área rural e sempre tive que usar o ônibus escolar para estudas. Além de levarem crianças, ainda enfrentam péssimas estradas e outros problemas. Uma nova reunião foi agendada para novembro e espero que alguma melhoria seja feita."

José Eud Antunes (PSDB): "Na verdade os motoristas de transportes escolares estão pedindo a equiparação salarial para com os outros motoristas. Eu acho justo pelas diversas adversidades encontradas no trabalho de um condutor de transporte que é responsável pela segurança de nossas crianças."

Ednilson de Jesus Macedo (PSB): "Parabenizo o vereador Queiroz pelo requerimento. Eu não sabia desse movimento dos motoristas de transporte escolar, mas tenho uma minuta muito parecida para os motoristas de ambulâncias na área da saúde. Os problemas são muito parecidos e precisamos melhorar. Por isso gostaria de pedir que os motoristas da saúde fossem incluídos e o prefeito também analisasse a possibilidade de uma melhoria para eles."

Miraci de Lazara Tuani (PMDB): "Aproveitando esse assunto eu gostaria de pedir a contratação de monitores para o setor de transporte escolar. Além de proteger e ajudar as crianças durante o caminho, o embarque e o desembarque, também seria uma ajuda para o motoristas que estão sobrecarregados."

José Luis Ribeiro de Almeida (PV): "Eu estive duas vezes com os motoristas escolares, achei muito justo o pedido. Agora faço voz junto o vereador Ednilson para os motoristas da saúde, tenho um sobrinho especial e vejo como é duro o trabalho dos motoristas, mas mesmo com dificuldades é executado com perfeição."

Claudio dos Santos (PSD): "Eu conheço a história desses motoristas e sei que há 10 anos eles vem pleiteando essa gratificação, assim como também estou ciente dos problemas dos motoristas da saúde. O governo fez o certo, pediu um tempo para estudar estas melhoras, para ver como será o impacto no orçamento e tenho certeza que será feito um projeto de melhoras para os motoristas de transporte escolar, ambulâncias e para o agentes de trânsito."

Na sequência foi aprovado a Moção de Aplausos de nº 36/2013, de autoria do vereador Claudio dos Santos (PSD), para o Centro de Controle de Zoonozes, pela campanha de vacinação de animais, realizada de 16 a 27/09.

Ordem do dia

Apenas um Projeto Lei foi aprovado, o Projeto nº 63/2013: Fica a Prefeitura do Município de Porto Feliz autorizada a celebrar convênio com o Centro de Integração Empresa Escola - CIEE. A matéria visa o cumprimento das formalidades legais relativas à contratação de estagiários para a prestação de serviços junto aos Órgãos Públicos Municipais.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Porto Feliz assina convênio com Estado para vinda de caminhão

convenio caminhao compactador de lixo (1)

O Prefeito Levi Rodrigues Vieira esteve nesta quarta-feira, 18, no Parque Villa Lobos, em São Paulo, para a assinatura do convênio com o Governo do Estado para a aquisição de um caminhão compactador de lixo.
A cerimônia contou com a presença do governador Geraldo Alckmin e do secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas. Na ocasião, mais de 170 municípios assinaram o convênio.
O Governo do Estado repassará recursos no valor de R$ 194.025,00 para aquisição do novo veículo.
A compra dos equipamentos será feita diretamente pelos municípios baseada em uma ata de preços realizada pelo Governo do Estado. “O caminhão coletor e compactador custava R$ 270 mil. Com a ata de preço, caiu para R$ 194 mil”, explicou o governador.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

CAPS está em novo endereço

novo predio do CAPS (1)

O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial está em novo endereço desde a sexta-feira, 13.
Saiu do antigo prédio na rua Rui Barbosa, 218, no centro, para a avenida Monsenhor Seckler, 711.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o novo local apresenta a estrutura necessária para a reestruturação da Saúde Mental do município através das diretrizes da rede de atenção psicossocial do Ministério da Saúde.
Ainda segundo informações da secretaria, a população de Porto Feliz contará em breve com mais mudanças positivas no tratamento dos usuários.

Porto Feliz realiza blitz educativa na semana do trânsito

semana de transito

Com o tema “Década Mundial de Segurança no Trânsito 2011 – 2020”, Porto Feliz realiza até a quinta-feira, 25, a Semana Nacional de Trânsito.
A Coordenadoria de Sistema Viário (CSV) organizou um cronograma de blitz educativa para a entrega de folhetos abordando o tema relacionado.
No material entregue à população, constam dicas aos voltadas aos pedestres, motociclistas, e motoristas e o uso de equipamentos de segurança e direção responsável.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Porto Feliz participa de conferência estadual de cultura

rose e elineu conferencia cultura

Na quinta-feira, 12, aconteceu a Conferência Estadual de Cultura, no Memorial da América Latina. Porto Feliz esteve representada pela coordenadora de Cultura, Roseli Brugnaro Veronezi, e pelo administrador da Casa da Cultura, Elineu Rosa Tomé — como delegado eleito na Conferência Intermunicipal em Tietê representando a região do Médio Tietê.
As conferências de cultura acontecem a cada 4 anos — nas instâncias municipais, regionais e estaduais —, e são prévias da Conferência Nacional de Cultura que será em novembro, em Brasília.
Os trabalhos têm o objetivo de consolidar o Sistema Nacional de Cultura (SNC) que prevê o repasse de verbas entre os entes federados, um plano nacional de cultura e a democratização das decisões na área cultural.
Considerada a maior conferência de cultura do Brasil já feita, o encontro em São Paulo contou com 849 delegados e mais de 150 dirigentes municipais.

Fundo Municipal promove audiência pública da Saúde

banner

O Fundo Municipal de Porto Feliz promove na terça-feira, 24, às 9h30, no auditório da Câmara Municipal, audiência pública para a apreciação dos relatórios financeiros e operacionais da Saúde, relativos ao 2º quadrimestre de 2013.
A audiência é fundamentada na Lei Complementar 141, e é aberta a toda a população. A Câmara Municipal fica na Praça Lauro Maurino, 76, no centro da cidade.

domingo, 22 de setembro de 2013

Orientadoras do pacto nacional pela alfabetização visitam escolas

atividades pnaic (2)

Durante o mês de agosto as orientadoras de Porto Feliz realizaram visitas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) nas escolas municipais urbanas e rurais.
As atividades lúdicas foram desenvolvidas pelas orientadoras Rosana Martelini, Cida Sampaio e Sonia Jaqueline da Silva Oliveira. Contado com a ajuda do boneco de fantoche "Julio", elas encenaram a narrativa "O menino que foi ao Vento Norte", um resgate do "Folclore Brasileiro" e seus gêneros textuais como narrativas, adivinhas, piadas, causos e outros.
O boneco conquistou as crianças recebendo dezenas de cartinhas dos alunos da rede municipal, estimulando os estudantes a produzirem seus próprios textos (através de cartas e bilhetes), incentivados pelos professores.
Neste mês de setembro as orientadoras já retornaram com outro recurso disponível "a tecnologia em sala de aula" usando computador e data show para novas narrativas, novas brincadeiras e livros escaneados (literatura infantil). A primeira escola a ser visitada foi a EMEF Coronel Esmédio.
Segundo as orientadoras, alfabetizar não é uma tarefa fácil, mas com muita dedicação e comprometimento e a união de todos é possível alcançar bons resultados.
A garantia de que toda criança até oito anos de idade estará alfabetizada é uma meta nacional por meio do Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa (PNAIC).

Sebrae promove palestra sobre merchandising

 

O Posto Sebrae de Porto Feliz, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável, realiza na segunda-feira, 23, às 19h30, a palestra “Licitação e as Micro e Pequenas Empresas”.
Com duas horas de duração, a palestra vai os meios e processos de licitações, para que se possa promover a inserção das empresas nas compras públicas, alavancando as vendas e retendo os recursos dos impostos no município.
Esta palestra é indicada para empresários que pretendem conhecer melhor sobre a participação em licitações do poder público, além de representantes do próprio poder público local.
A palestra é voltada para empresários e empreendedores individuais e é gratuita. As vagas são limitadas.
A palestra acontece no salão de eventos da Cooperativa dos Plantadores de Cana (Canacap), na rua Francisco Moreira Jr, nº 156, centro (fundos da cooperativa).
O Posto Sebrae de Porto Feliz fica na rua Adhemar de Barros, 340, no centro. Mais informações através do telefone 15 3261-9047.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Deputado Chico Sardelli leva reivindicações da GCM de Porto Feliz

visita chico sardelli

O deputado estadual Chico Sardelli (PV) esteve presente no Paço Municipal na tarde desta sexta-feira, 13, em visita a Porto Feliz.
A reunião conduzida pelo vice-prefeito Miguel Arcanjo de Almeida (PV), contou com a presença do secretário Chefe de Gabinete, Arnaldo Ricardo Franco Bueno, do secretário de Governo, Edison Aparecido de Chechi Jr., do diretor de Meio Ambiente, Alessandro de Jesus dos Santos, da coordenadora de Defesa Civil, Ivete Gonçalves, e do GCM Alessandro.
Deputado Chico Sardelli recebeu reivindicações para tentar intervir junto ao Governo do Estado. O secretário Chefe de Gabinete Franco solicitou que o deputado proponha emendas ao Estado para a vinda de recursos para melhorias na Guarda Civil Municipal do município e verba para a reconstrução do barracão da cooperativa de coleta seletiva (que caiu com o forte vendaval do dia 21 de julho na cidade).
Chico Sardelli declarou que antes mesmo de se tornar deputado (está exercendo seu quarto mandato) já defendia as guardas municipais. Ele, inclusive, é conhecido por brigar na Assembleia Legislativo em favor da GCM.
O deputado informou que fará de tudo para atender as reivindicações e que vai intervir junto ao Governo do Estado para que sejam colocadas no orçamento estadual.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

3ª Etapa do Campeonato Paulista de Enduro de Velocidade

Imagem 005

Dias 17 e 18 de Agosto, a cidade dos Velhinhos de Porto Feliz foi sede da 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Enduro de Velocidade (Motociclismo). O evento contou com a participação de espectadores de várias cidades e foi organizado pelo Vitória Moto Clube - CrossSport e coordenado por João Cardeli, com a Supervisão da Federação de Motociclismo do Estado de São Paulo. O vereador Marquinhos foi uma das autoridades presentes e teve a honra de entregar o troféu aos competidores.

23ª Sessão Ordinária da Câmara de Porto Feliz/SP

 

Durante a Sessão foram aprovados por unanimidade duas Moções de Aplausos e um Projeto de Lei.

Os vereadores se reuniram na noite da última segunda-feira, 16 de setembro, para realizarem a 23ª Sessão Ordinária de 2013. Durante a Sessão foram aprovados por unanimidade duas Moções de Aplausos e um Projeto de Lei.

Expediente

Para abrir os trabalhos foram aprovados duas Moções de Aplausos, a primeira de nº 34/2013, de autoria da vereadora Roselene Maria de Souza dos Santos (PSDB), para o Esportita Lutador, Luís Alexandre Funari, conhecido como "Alexandre Turquinho".
A segunda de nº 35/2013, foi de autoria do vereador José Eud Antunes (PSDB), para o Esporte Clube União, que completou 97 anos no último dia 03 de setembro.

Ordem do Dia

Apenas um Projeto aprovado, o Substitutivo nº 01 ao Projeto de Lei nº 68/2013, que dispõe sobre a desafetação de área pública, autoriza sua alienação mediante procedimento licitatório. A alienação de que se trata esta lei faze-se necessária para arrecadar fundos que serão destinados para: aquisição de frota, desapropriação de bens e infraestrutura e recapeamento de vias públicas.

Entenda o Projeto

Com aprovação deste Projeto, no futuro a empresa/imobiliária que vencer o certame licitatório, será obrigada por Lei a estar conveniada com a Caixa Federal, Programa Minha Casa Minha Vida, e construir no local cerca de 1.000 moradias populares para pessoas de baixa renda de 0 a 3 salários mínimos.

Com isso a Casa de Lei contou com cerca 200 pessoas, todas essas que estão registradas e podem ser agraciadas com as casas. O Projeto precisava entrar em regime de urgência. Para isso acontecer oito vereadores precisavam assinar para a propositura ser votada. No início da sessão apenas seis assinaturas: Claudio dos Santos (PSD), José Luis Ribeiro de Almeida (PV), Rodrigo José Alves Peixoto (PSD), Ednilson de Jesus Macedo (PSB), Miraci de Lazara Tuani (PMDB) e Roselene Maria de Souza dos Santos (PSDB). Os outros vereadores estavam com duvidas. A tribuna livre foi usada para um longo debate dos vereadores sobre o Substitutivo nº 01 ao Projeto de Lei nº 68/2013.

Imagem

Os vereadores que tinham dúvidas questionaram e colocaram os seus pontos de vista:

José Eud Antunes (PSDB): "Eu nunca fui contra esse Projeto, mas tenho algumas dúvidas. Por exemplo, se o valor pago pela área é o valor justo e se os prazos serão cumpridos para essa verba chegar ao município. Eu gostaria que a prefeitura não gastasse com a infraestrutura do local e sim o vencedor da licitação para as obras."

Marco Antonio de Campos Vieira (PT): "Eu sou um morador de casa popular e visito vários outros moradores e com essa visão eu defendo uma casa com taxa menor para o povo. Além disso, espero que essas casas entregues pessoas corretas e que precisam mesmo."

Sergio Carlos dos Santos (PT): "Eu venho da área rural, conheço os problemas e o sonho da casa própria. Gostaria que o governo colocasse as casas em um valor mais baixo devido a parceria com o governo Federal e tenho certeza que pode ser menor as prestações."

José Antonio Queiroz da Rocha (PSDB): "Eu estou aqui e sou sempre a favor do povo, me lembro de que era vereador desta casa e participei da reunião de compra daqueles 32 alqueires. Mas aquela área foi comprada pra beneficio da população. Eu quero saber como será essa venda, vai ter investimento em infraestrutura? Existem compradores para aquela área? Quando será o caso de entrega destas casas? Todas essas dúvidas não estão bem explicadas."

Roberto Brandão Rodrigues (PT): "Nunca votei e jamais votaria contra o povo. Os governos Federais e Estaduais estão disponibilizando verba para este projeto. O que eu não entendo é pra que vender essa área que é do município para um terceiro que no futuro era lucrar com a venda para a população. Eu gostaria que a prefeitura doasse essa área para nossos cidadãos e não vender para algum empresário. E gostaria de deixar claro que muitos inscritos não conseguirão crédito na Caixa."

Os vereadores que já haviam assinado foram para a tribuna defender e explicar melhor o Projeto:

Rodrigo José Alves Peixoto (PSD): "Parabenizo o governo Levi que conseguiu recuperar a área que o governo anterior deu (por concessão) para uma igreja construir um parque. Resumindo o Projeto, essa será uma área de 32 alqueires vendida para algum empresário (que oferecer o melhor preço) por cerca de 10 milhões de reais. O terreno dará espaço para a construção de 1.000 casas, num Projeto de parceria entre os Governos Federal e Estadual e a Caixa Econômica Federal. Os beneficiados serão famílias cadastradas na Promoção Social que passaram por seleção de vários critérios e devem ter renda de 0 a 3 salários mínimos. O dinheiro recebido será para investir em restauração da frota municipal, compra do prédio do antigo Hospital do Grilo, investimentos na infraestrutura da cidade".

José Luis Ribeiro de Almeida (PV): "Eu trabalho na área de imóvel e já garanto que as prestações por lei não pode passar de 30% da renda de cada família. Fazendo a simulação no site da Caixa Federal, a família que recebe um salário mínimo a prestação chega no Maximo até R$ 200,00, a família que tem renda até R$ 1.400 a prestação da casa chega a R$ 400,00. e quem recebe até R$ 2.100 a parcela chega até R$ 600,00."

Ednilson de Jesus Macedo (PSB): "O que precisa ficar claro é que ninguém faz mágica, existem preços e prazos que precisam ser seguidos para que estas casas cheguem até quem precisa. E quem não tem uma casa para morar precisa e tem pressa. Este Projeto entrou nesta casa desde o dia 02 de setembro existiram reuniões com o Executivo, duvidas foram tiradas, mas agora apareceram outras coisas que estão dificultando a propositura. Nós temos o dever de assinar e depois votar favorável é uma vontade do povo. Se não as pessoas continuaram pagando seus alugueis, algo que pertence a terceiro e nunca realizará o sonho da casa própria."

Claudio dos Santos (PSD): "Parabenizo o governo do prefeito Levi e todos os Secretários e os Diretores que estão trabalhando para esse Projeto dar certo. O compromisso é com as famílias de 0 a 3 salários mínimos e nós vereadores precisamos hoje assumir essa responsabilidade e com seriedade aprovarmos este Projeto que é uma necessidade gritante em nosso município. Temos prazos com o Governo do Estado que precisam ser cumpridos. Existem cerca de seis empresas registradas para a compra desta área de 32 alqueires, além de alguns empresários da nossa cidade e região."

Miraci de Lazara Tuani (PMDB): "Eu voto sim para esse Projeto e gostaria que o dinheiro da venda da área fosse investido também na área de saúde, em creches, em um ginásio de esportes. Vou fiscalizar essa verba e onde ela vai ser gasta pois precisamos de melhorias para o município."

Para finalizar, duas pessoas se inscreveram para usar a usar a Tribuna Livre: o Secretario de Governo, Edson Chechi Jr, que explicou a parte técnica do Projeto, e reforçou os benefícios desta venda, além da melhoria dos investimentos futuros. E a Diretora de Desenvolvimento Social, Maria Lucia Nunes, que explanou sobre a carência do Município quanto as moradias, a grande demanda e a urgência deste Projeto para os mais necessitados, Porto Feliz hoje tem mais de 4 mil inscritos nos programas de moradia.

Imagem

Depois disso os vereadores se reuniram novamente e a bancada do Partidos dos Trabalhadores formada por Roberto Brandão Rodrigues, Sergio Carlos dos Santos e Marcos Antonio Vieira Campos e os dois tucanos José Eud Antunes e José Antonio Queiroz da Rocha, assinaram. O Substitutivo nº 01 ao Projeto de Lei nº 68/2013, que dispõe sobre a desafetação de área pública, autoriza sua alienação mediante procedimento licitatório. A alienação de que se trata esta lei faze-se necessária para arrecadar fundos que serão destinados para: aquisição de frota, desapropriação de bens e infraestrutura e recapeamento de vias públicas, entrou na pauta e foi aprovado por unanimidade de votos em única discussão.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Museu do Futebol encanta alunos porto-felicenses

1276727_496596570436994_1780077588_o

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o nome oficial do Pacaembu é o local onde se encontra o Museu do Futebol, que permite aos seus visitantes conhecerem um pouco da história do futebol, considerado como paixão nacional. Através de seu acervo, buscar trabalhar por três eixos: emoção, história e diversão. O museu é uma parceria do Governo do Estado com a prefeitura de São Paulo. Na quarta-feira, 11, 42 alunos porto-felicenses acompanhados dos professores Luiz Renato A. Vieira, Amanda Elseley, Denise Sanches e Clarice kouston, da E.M.E.F. Antonio de Pádua, conheceram o museu e "Todos ficaram encantados com os recursos do museu, a evolução do futebol" completa a professora Clarice.

DSC02267 DSC02219 DSC02231 DSC02261

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

PAT de Porto Feliz oferece 32 oportunidades de emprego

 pat

O Posto de Atendimento ao Trabalhador oferece 32 oportunidades de emprego:
- Ajudante Geral (trabalhar em marmoraria)
- Encarregado de Obras (experiência / ensino médio completo)
- Açougueiro (com experiência)
- Portadores de Necessidades Especiais (trabalhar de vendedor / 2º grau completo / acima de 20 anos / ambos)
- Conferente (masculino / com experiência trabalhar em casa de materiais para construção)
- Tapeceiro (com experiência / masculino)
- Inspetor de Qualidade (masculino / com experiência)
- Costureira (reta e overloque)
- Mecânico de Motos (masculino / 2º grau completo / experiência em mecânica de motos)
- Manutenção predial (experiência com elétrica, hidráulica, construção civil)
- Cozinheira (experiência em restaurante ou empresa)
- Ajudante Civil (para cidade de Itu / horário de trabalho: 7h às 17h / masculino)
- Pedreiro (para cidade de Itu / horário de trabalho: 7h às 17h / masculino)
- Carpinteiro (para cidade de Itu / horário de trabalho: 7h às 17h / masculino)
- Armador (para cidade de Itu / horário de trabalho: 7h às 17h / masculino)
- Eletricista (para cidade de Itu / horário de trabalho: 7h às 17h / masculino)
- Encanador (para cidade de Itu / masculino / horário de trabalho: 7h às 17h)
- Merendeira (com experiência)
- Porteiro (noturno / com moto / masculino)
- Caseiro (com experiência / cuidar de uma chácara / ir e voltar todos os dias)
- Encarregada de Produção (experiência com acabamento de confecções)
- Analista de PCP (experiência)
- Operador de serviços
- Expedição (Ensino médio completo /cursando ou cursado técnico, tecnólogo, superior - área de logística ou administração / experiência com empilhadeiras: habilitado (curso) / ideal: experiência em empilhadeira GLP e/ou elétrica / habilitado - CNH - categoria C ou D (condução de caminhão)
- Ajudante geral (masculino / 1º grau completo / Sorocaba)
- Vendedor externo (móveis / ambos / de 25 até 40 anos)
- Ajudante Geral (masculino / 1º grau completo / Tietê)
- Estagiário (cursando Arquitetura / ambos os sexos / a partir do 4º semestre)
- Mecânico de Manutenção (com experiência)
- Soldador TIG (com experiência)
- Operador de Telemarketing (ambos os sexos / com experiência)
- Ajudante Geral (ambos os sexos)
Para encontrar mais vagas de emprego, os interessados devem acessar o site:
www.empregasaopaulo.sp.gov.br.
Ao comparecer ao PAT, leve sempre carteira de trabalho, RG e CPF. O posto fica no Paço Municipal, na Rua Ademar de Barros, 340, Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3262-1206.

sábado, 14 de setembro de 2013

Seis partidas abrem campeonato de futebol das categorias de base

 

Aconteceu no domingo, 8, a abertura do XIII Campeonato Porto-Felicense de Futebol “Copa Porto Feliz de Futebol 2013”.

Estiveram presentes todas as agremiações e a participação do vice-prefeito Miguel Arcanjo de Almeida, diretor de Cultura e Esportes, Paulo Menna, o diretor de Obras Públicas, Planejamento Urbano e Habitação, Carlos Veronezzi, vereador Rodrigo Peixoto e o vice-prefeito de Rafard, Carlos Roberto Bueno. O Prefeito Levi Rodrigues Vieira chegou após a cerimônia de abertura, em virtude do cumprimento de uma outra agenda.

A cerimônia foi organizada e realizada pela Coordenadoria de Esportes, com o apoio do SAAE, Secretaria de Saúde e do Desportivo Brasil.

Na primeira partida, o Fraldinha do CT Meninos de Tietê venceu o Palmeiras Academia por 4 a 1. Gols: Luis Gustavo Tonon (2), Eduardo Schiave e Thalisson (Meninos) / Alex Felix Andre Junior (Palmeiras)

Na categoria Dentinho, Tietê ganhou do Palmeiras por 2 a zero. Gols: Lucas Moraes Pinheiro e Caio Vidotto (Meninos).

Já no Dente de Leite, Tietê e Palmeiras empataram por um gol. Gols: Felipe Fabri Olyntho (Meninos) e Carlos Eduardo Bueno de Oliveira (Palmeiras).

No outro campo, as equipes Fraldinha da Prefeitura de Rafard e União Gama FC Itu não saíram do empate sem gols.

No Dente de Leite, outro empate entre Rafard e Itu, desta vez por um gol. Gols: Leonardo Henrique Vieira (Rafard) e Pablo Henrique Villa Nunes (Gama).

Para fechar a rodada, o Dentão de Rafard venceu Itu por 1 a zero. Gol: Samuel Alves (Rafard).

Segunda Rodada (14/9 – Sábado)

ESTÁDIO MUNICIPAL ERNESTO ROCCO

8H15

DENTINHO

PREFEITURA DE PORTO FELIZ

X

E.C.O. ARARITAGUABA

09H00

DENTE DE LEITE

10H00

DENTÃO

Vacinação de cães e gatos acontece de 16 a 27

 

CARTAZ VACINAÇÃO

A Prefeitura de Porto Feliz, através da Vigilância Sanitária e Epidemiológica (Visaep) e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promove de 16 a 27 deste mês a Campanha de Vacinação contra a Raiva voltada para cães e gatos.
Na área urbana, a vacinação acontece do dia 16 ao dia 20 nos bairros, no horário das 8h30 às 16h. No sábado, 21, das 8h30 às 14h, na Praça da Matriz.
Já na área rural, a imunização será do dia 23 ao dia 27, a partir das 8h30, em postos volantes.
A Prefeitura pede que o morador leve seu animal preso à coleira e a caderneta de vacinação. Mais informações através dos telefones 15 3262-4922 (Vigilância Sanitária e Epidemiológica) e 15 3262-2798 (Centro de Controle de Zoonoses).

Programação:
Dia 16/9 (segunda-feira) – das 8h30 às 16h:
- Posto de Saúde do Bambu;
- Sede da Guarda Civil Municipal;
- Estação das Artes;
- Igreja Nossa Senhora Aparecida.

Dia 17/9 (terça-feira) – das 8h30 às 16h:
- Estacionamento do Supermercado Paulistão;
- Diretoria de Meio Ambiente (Casa da Lavoura);
- Praça em frente ao Porto Feliz Tênis Clube;
- Igreja São José e São Bento (Porungal).

Dia 18/9 (quarta-feira) – das 8h30 às 16h:
- Vila Progresso (campo do Atlético);
- Pré-escola da Vila Angélica (Posto da GCM);
- Centro Comunitário (em frente ao Cemitério Velho);
- Barracão da Igreja Santa Cruz.

Dia 19/9 (quinta-feira) – das 8h30 às 16h:
- Associação dos Fornecedores de Cana;
- Centro de Saúde da Vila América;
- Centro Comunitário do bairro Belo Alto;
- Associação dos Funcionários Públicos;
- Área de lazer do bairro Água Branca (campo de bocha).

Dia 20/9 (sexta-feira) – das 8h30 às 16h:
- Praça do bairro Bepim (Posto GCM);
- Pré-escola do Jardim Excelsior;
- Barracão de festas – Igreja São Francisco de Assis;
- Posto da GCM do Jardim Vante.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Desfile cívico contou com participação de 7 mil pessoas

1231429_159845044211811_297676763_n

Cerca de 7 mil pessoas participaram das comemorações cívicas de 7 de setembro, no centro da cidade.
O desfile contou com a participação do Exército que trouxe um pelotão de 40 oficiais do 12° Grupo de Artilharia de Campanha, o grupo Barão de Jundiahy.
As atividades cívicas começaram com o hasteamento da bandeira e hino nacional na Praça da Matriz “Dr. José Sacramento e Silva”, às 8h. Em seguida, o desfile seguiu com o seguinte cronograma:
  Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, GP ALPHA, Guarda Civil Municipal e Banda GCM, Grupo Ecológico Bandeirante Portofelicense, Exército - 12° Grupo de Artilharia de Campanha, Corporação Musical Bandeirantes Portofelicense, Educação Infantil, APAE, Centro de Recreação e Desenvolvimento Infantil DENGOSO, Associação Monte Carmelo, EMEF Profa. Maria Ap Fernandes Leite e EE Profa. Maria Ap Fernandes Leite, EMEF Prof. Domingos de Marco, EMEF Vereador Carlos Roberto de Oliveira, EMEF Profa. Luiza Carvalho Pires, EMEF Profa. Zilda Tomé Moraes, EMEF Profa. Vilma Fernandes Antonio, EMEF Profa. Aurora Machado Guimarães, EMEF Coronel Esmédio, EMEF Prof. Antônio de Pádua  Martins de Melo, Centro Municipal de Iniciação Profissional “Roberto Moreau” – CEMIP/SENAI, Colégio Porto dos Bandeirantes, Escola São José, Corporação Musical União Portofelicense.
O Prefeito Levi Rodrigues Vieira e a primeira-dama Izabel Fernandes acompanharam o desfile cívico do palanque oficial. Também presentes o vice-prefeito Miguel Arcanjo de Almeida, a secretária de Educação, Cultura e Esportes Simone Aparecida Ribeiro da Mota Almeida, demais secretários e diretores municipais, além de vereadores e autoridades convidadas.
A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes homenageou cada um dos participantes do desfile cívico.

AIPF

Secretaria de Saúde promove mutirão de Papanicolau

download
A Secretaria de Saúde de Porto Feliz prossegue durante o mês de setembro com o mutirão de Citologia Oncótica (mais conhecido como Papanicolau).
Através do exame é possível detectar o câncer de colo de útero. Para realizá-lo basta que as mulheres se dirijam às unidades de Saúde, das 8 às 16h, munidas do cartão SUS e do Cartão da Família da unidade de saúde onde ela costuma ser atendida.

Confira as datas e locais do mutirão:
14/9 - PSF “Maria Aparecida da Silva” (Vila Angélica).
21/9 - Centro de Especialidades I “Antonio Patucci” (centro).
28/9 - PSF “Dr. Antonio Pires de Almeida” (Popular).
28/9 - PSF “Dr. Walter Castelucci” (Jardim Vante).
28/9 – PSF “Dr. Francisco Moreira Junior” (Vila América).
                                                                                                    O mutirão tem como objetivo sensibilizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de colo de útero, além de, se for o caso, identificar precocemente a doença para facilitar assim o seu tratamento. Mais informações através do telefone 15 3262-3837.


quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Dia da Independência 2013, Porto Feliz/SP

DSCF4840

Após a interrupção do desfile em 2012, o desafio de retomar em 2013 foi considerado como positivo, e principalmente por ter servidores experientes.

Segundo a Secretária de Educação, Cultura e Esportes “Essa equipe de eventos trabalha desde 2005…”, houve poucos atrasos.

Da rede municipal, escolas da educação infantil, ensino fundamental e Senai. GCM (Guarda Civil Municipal), Bombeiros, PM (Polícia Militar), Projeto Pelicano, Exército, APAE, Monte Carmelo, Grupo Alpha, Grupo Bandeirantes, Corporação Bandeirantes e União etc.

1238965_490657994363686_116047316_n 1174959_490658091030343_1517585509_n 1234878_490660331030119_1337471053_n 1235240_490666854362800_2118916793_n 1236634_490661157696703_1600273987_n 1238178_490656744363811_730161440_n

1231429_159845044211811_297676763_n

Restantes das fotos no facebook
da Pascom Porto Feliz

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Reabre inscrições para concurso público em Boituva/SP

Igreja Matriz Boituva

O Prefeito Municipal de Boituva, EDSON JOSÉ MARCUSSO, usando de suas atribuições legais, faz saber que tendo em vista a revogação da medida liminar que suspendeu os Concursos Públicos – Editais nºs 01/2013, 02/2013 e 03/2013, decide sua REABERTURA e PRORROGAR AS INSCRIÇÕES presenciais e por meio eletrônico de 11 de setembro a 20 de setembro de 2.013. Edital será publicado pela imprensa que publica os atos oficiais do Município e, por afixação no quadro próprio de avisos da Prefeitura Municipal de Boituva e nos sites www.boituva.sp.gov.br e www.alfarassessoria.com.br.

Defesa Civil de Porto Feliz participa de oficina operação verão

 

Defesa civil operacao verao

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Porto Feliz (Comdec) participou nos dias 28 e 29 de agosto da oficina preparatória para a Operação Verão. O objetivo da oficina é preparar os municípios através das Comdec’s a minimizar danos materiais e preservar vidas.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) realiza o curso aos agentes municipais (Defesa Civil, Guarda Municipal, entre outros que atendem a emergência), nos meses que antecedem a temporada de chuvas, visando o treinamento e avaliação dos Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDC’s). a Operação Verão compreende o periodo de 1º. de dezembro a 31 de março do ano seguinte.
Durante o curso teve aula prática de leitura de pluviômetro com o Ten. Paulo Roberto da Cedec, preenchimento e mapeamento de local de risco com o Dr. Jair Santoro do Instituto Geologico, teve palestra com a meteorologista Marina da SOMAR, e Sargento Bortoloto da Divisão de Convênios
O treinamento aconteceu no Núcleo de Educação Básica Municipal (NEBAM), situado na Rua Professor Oracy Gomes, nº 551, Centro, Tatuí/SP.
Na abertura solene contou com a presença do major PM Homero de Giorge Cerqueira, Subdiretor Estadual de Defesa Civil major PM Augusto dos Santos Galvão, Coordenador de Defesa Civil da região de Sorocaba, o Prefeito do município de Tatuí  José Manuel Corrêa Coelho, Vice prefeito e Coordenador Municipal de Defesa Civil de Tatuí Vicente Aparecido Menezes, coronel PM Valter de Oliveira comandante da Guarda Municipal de Itapetininga, major PM Cláudio Ciochetti, da secretaria municipal de segurança pública de Votorantim, os coordenadores adjuntos de Defesa Civil da região de Sorocaba, major PM Miguel Ângelo de Campos e Cap PM Ivam Luiz Godinho, capitão PM Paulo Monteiro Filho, sbcomandante do 15° GB, 1° tenente PM Paulo Vinicius dos Reis, comandante interino do 2° SGB de Tatuí, 1° tenente PM Adriano Augusto Freitas de Brito, comandante Interino do 4° SGB de Itapetininga, vereador do município de Mairinque, Kioshi Hirakawa, entre outros convidados.

Como funciona a Operação Verão?
As equipes municipais de Defesa Civil são preparadas para o desencadeamento de ações preventivas com o acompanhamento da previsão meteorológica, a medição dos índices pluviométricos e as vistorias técnicas de campo em áreas de risco, visando a remoção preventiva dos moradores das áreas em situação de risco iminente.
O objetivo é aperfeiçoar os recursos existentes e antecipar situações de risco, articulando a participação das Secretarias Estaduais e Municipais envolvidas, órgãos de atendimento emergencial (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros. Guarda Civil Municipal), equipes de Defesa Civil do município e a própria comunidade.
São também reforçadas ações preventivas, de preparação, de resposta e recuperativas, visando prevenir ou minimizar as consequências típicas geradas pelas chuvas, haja vista que as consequências mais comuns do período de verão são: inundações, alagamentos, escorregamentos de terra (deslizamentos), vítimas de raios, vítimas de vendavais e granizo, e prejuízos aos serviços essenciais (energia elétrica, água, saneamento e saúde).

Jequitibá histórico continua esquecido no Governo Levi

1291405_512651182147283_1120325356_o 1243614_512651192147282_563931042_o

No mês de maio, através do espaço da Pascom Porto Feliz, foi registrado e questionado, via assessoria de imprensa, a diretoria do Meio Ambiente, a respeito do Jequitibá histórico e sua conservação.

A árvore é centenária, protegida em lei, no local não há mais placa informativa, além do mato dominar o local e se encontrar atualmente seco.

Veja mais:

http://www.emportofeliz.com.br/2013/05/jequitiba-historico-precisa-de-atencao.html

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Escola Antonio de Pádua leva alunos para conhecerem a fazenda Capoava

DSC01870 DSC01873 DSC01875 DSC01933 DSC02003

DSC02101 DSC02113 DSC02114

                Através do projeto “Da história ao textual”, desenvolvido na Emef Profº Antonio de Pádua pelos professores Viviane Giuli e Felipe Miranda, com os alunos dos oitavo e nono ano do ensino fundamental do período da tarde, conheceram alguns pontos da zona rural e parte da história de Porto Feliz.

                Nesta sexta-feira, 06, conheceram o casarão Engenho D’água, a fazenda Capoava, usina Angilieri e o Jequitibá histórico. Em história, será trabalhada com os alunos a histórica importância de cada local e na matéria de português os gêneros textuais Crônicas e Artigo de Opinião, comparando o passado de glória com a realidade. “A maioria dos alunos não conhecem estes lugares, muito menos sua história ou importância” disse professora Viviane.

                Conhecendo cada lugar, “os alunos tem a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e desenvolver o senso crítico, ao comparar com os problemas atuais” afirmou professor Felipe. O transporte foi concedido pela Secretaria de Educação e Cultura.

DSC01789 DSC01825 DSC01779

Segunda fase da arborização

                Ocorreu na quarta-feira, 09, a segunda fase do projeto de arborização, com plantio de  28 mudas de árvores ornamentais e frutíferas, com ajuda do alunos do primeiro ao nono, mas desta vez do período da tarde. A equipe escolar está animada com a resposta dos alunos que estão ajudando a preservar cada muda plantada. “Foi uma alegria notar o envolvimento dos alunos, ambos se ajudando, até aluno cadeirante ajudou no plantio” contou o diretor Valmir. Ap. Oliveira.

DSC01738

Escola Pádua

                Fica situada no jardim São Bento, na rua Maria José Soares, 200. Atualmente atende 800 alunos dos bairros adjacentes e zona rural, integra a rede municipal de ensino fundamental da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.