quinta-feira, 25 de julho de 2013

Papa Francisco é o líder mundial mais influente do Twitter

  • No Brasil, governo federal não aproveita plataforma para dialogar com a sociedade

 

<br />Mensagens do papa Francisco no Twitter são retuitadas em média 11 mil vezes, enquanto a presidente Dilma Rousseff não atualiza seu perfil desde 2010<br />Foto: Marcelo Theobald

Mensagens do papa Francisco no Twitter são retuitadas em média 11 mil vezes, enquanto a presidente Dilma Rousseff não atualiza seu perfil desde 2010

Marcelo Theobald

SÃO PAULO — Conhecido por sua campanha eleitoral on-line, o presidente dos EUA, Barack Obama (@BarackObama), é o chefe de estado com maior número de seguidores no Twitter: 33 milhões. Porém, quando se trata de influência, o papa Francisco (@Pontifex), com sete milhões de seguidores divididos em nove contas, lidera a lista, com suas mensagens sendo retuitadas em média 11 mil vezes, aponta o estudo Twiplomacy, divulgado nesta quarta-feira pela Burson-Marsteller.

De acordo com a pesquisa, 77% dos líderes globais possuem perfil na rede social e 68% estão conectados com outros chefes de estado ou perfis oficiais de governos. No Brasil, a presidente Dilma Rousseff (@dilmabr) possui uma conta, com mais de um milhão de seguidores, mas ela não é atualizada desde dezembro de 2010, após o término da campanha eleitoral.

O executivo federal marca presença na rede pelos perfis Imprensa Presidência (@imprensaPR) e Brazil Gov News (@BrazilGovNews), com notícias atualizadas sobre as ações do governo. Entre as instituições públicas brasileiras, o estudo destaca o Itamaraty (@MREBRASIL) como exemplo a ser seguido. A conta tem mais de 80 mil seguidores e é o mais conectado entre os ministérios de relações exteriores de países da América Latina.

Além das mensagens em texto, o Itamaraty compartilha conteúdo em outros formatos, como fotos e postagens do blog oficial. Para Paula Bakaj, diretora de assuntos públicos da Burson-Masteller, é importante que órgãos públicos mantenham canais de comunicação com a população e o Twitter é um deles.

— As manifestações que assistimos recentemente são uma evidência de que a população quer transparência e abertura dos governantes. É fundamental que o poder público estabeleça canais de diálogo com a sociedade — diz Paula.

Entre as 505 contas de 153 países analisadas pelo estudo, o perfil da presidência da Venezuela é o mais ativo, com cerca de 40 tweets diários. O ministro das relações exteriores da Suécia (@carlbildt) é o líder mais bem conectado e o primeiro-ministro de Uganda, Amama Mbabazi (@AmamaMbabazi), o que mais interage com seus seguidores: 96% dos seus tweets são replies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz