Aparecido Barbosa esteve em um congresso na Itália em fevereiro de 2010. Brasileiro afirmou que Bento XVI não aparentava sofrer problemas de saúde.
Do G1 Piracicaba e Região
Padre Cido conversou em Português com o Papa durante o encontro (Foto: Thomaz Fernandes/G1)
O padre Aparecido Barbosa, que atua em Piracicaba (SP), conheceu o Papa Bento XVI durante um congresso no Vaticano em fevereiro de 2010. O diálogo foi rápido, durou menos de cinco minutos, mas o suficiente para o religioso constatar que naquela época o líder católico estava bem de saúde e muito interessado em praticar o Português.
Bento XVI anunciou pessoalmente sua renúncia, falando em latim, durante encontro de cardeais no Vaticano, na segunda-feira (11). O conclave de cardeais deve escolher o novo Papa até a Páscoa, prevê o Vaticano.
Nesta quarta-feira (13), após o lançamento da Campanha da Fraternidade de 2013 na Diocese de Piracicaba, padre Cido, como é conhecido na cidade, disse que a renúncia de Bento XVI foi uma "surpresa".
Apesar do impacto inicial, o religioso afirmou que passou a admirar Bento XVI ainda mais depois da decisão. "É uma atitude de uma pessoa extremamente lógica e racional. Fiquei surpreso com o anúncio do afastamento. Ninguém esperava que isso pudesse acontecer um dia", afirmou.
Físico e espiritual
Padre Cido descreveu Bento XVI como um homem "vivo" e "simpático" em função da simplicidade demonstrada na conversa que tiveram, em Português. "Ele disse que estava treinando o idioma. Na conversa, me abraçou como se fôssemos amigos de longa data, com muita docilidade, e me fez perguntas sobre o meu trabalho, deu conselhos e me presenteou com um terço abençoado por ele", contou.
O padre relatou ainda que, entre os conselhos dados pelo pontífice, estava o de estudar bastante. "Ele me aconselhou a escolher um assunto de fora da teologia para me dedicar aos estudos, pois precisamos dialogar com o mundo fora da igreja também", completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz