quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Porto Feliz tem redução no horário de atendimento dos postos de saúde

 

 

Unidades atendem somente no período da manhã. Redução de custos motivou alterações e população reclama.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

 

Quem precisa de atendimento médico em Porto Feliz (SP) no período da tarde, tem que procurar a Santa Casa. Os postos de saúde só funcionam das 7h às 13h. Desde o dia 1º de dezembro, servidores públicos da prefeitura tiveram a carga horária reduzida. O objetivo disso é a redução de custos durante este ultimo mês do ano.

A decisão foi publicada no diário oficial do município no dia 14 de novembro. Segundo o decreto, o motivo alegado é "a drástica redução das transferências de recursos federais e estaduais". Pelo decreto, válido até o dia 31 de dezembro, algumas áreas de serviço essencial, como a saúde, os horários seriam mantidos. Mas não foi o que aconteceu.

Além dos cinco postos de saúde, dois centros de especialidades e um Centro de Assistência Psicossocial (Caps) também tiveram os horários reduzidos. Os atendimentos no período da tarde são feitos apenas na Santa Casa.  Um funcionário da área da saúde, que não quis se identificar, denunciou que desde o começo do mês os postos de saúde também não realizam mais exames.

A prefeitura diz que é para reduzir custos com água, luz e telefone, e com isso atender a lei de responsabilidade fiscal. Quem quiser marcar consulta à tarde, vai ter que esperar o novo prefeito assumir, em janeiro do ano que vem.

A redução de horários não é único problema enfrentado pela população. Crianças que precisam de transporte especial estão há cerca de um mês sem serviço, que deixou de ser oferecido. Cláudia da Costa Meirelles, secretária de saúde, diz que o problema com os exames e o transporte não tem a ver com redução de custos.

"Em relação aos exames, a gente tinha um contrato vigente até o fim de novembro e o prestador de serviços que não quis renovar. Ele avisou a gente em tempo não hábil para fazer outro contrato. Já o transporte, com o fim de uma ata de registro de preço que regia a parte de transporte que era feita externamente, essa ata está sendo refeita e os transportes estão sendo feitos com veículso próprios", explica a secretária.

Regiane Aguiar Bergamo, chefe de gabienete, afirma que a população não foi prejudicada. "O fluxo maior na procura dos postos de saúde pela população ocorre pela manhã, até às 13h. Após isso, eles serão direcionados ao atendimento na Santa Casa", conclui.

População soube da mudança por aviso na porta do Posto de Saúde (Foto: Reprodução/TV Tem)População soube da mudança por aviso na porta do Posto de Saúde (Foto: Reprodução/TV Tem)

3 comentários:

  1. vexame regional este jeito Pt de governar

    ResponderExcluir
  2. Tem mais coisa que só saiu na tribuna e não ta na net... na viu e na pascom... acorda gente... vá na santa casa

    ResponderExcluir
  3. ninguém da assessoria do encobrimento deu uma nota linda e poética? só a bergamo e claudia já vou indo, que falam? faltou poesia e amor... está tudo bem...

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz