Cidade está na contramão dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Só 9,3% dos mais ricos estão em dia com os seus débitos, diz pesquisa.
Do G1 Campinas e Região
Um levantamento da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) aponta que os consumidores da classe A, com renda superior a R$ 9,3 mil, são os que mais atrasam os pagamentos de suas contas na cidade. Apenas 9,5% estão em dia com os débitos.
A inadimplência está na contramão do perfil rastreado nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, que aponta que a classe C é a que mais atrasa seus compromissos. Para o economista Mário Guerreiro, as classes A e B são as que mais têm acesso a crédito e muitas vezes os consumidores caem na inadimplência por isso.
Segundo Marcelo Barbosa, que administra condomínios de vários níveis sociais, a maior inadimplência figura entre os moradores de áreas nobres. Isso porque, muitas vezes o morador de um condomínio de luxo prefere pagar gastos a mais em cartões de crédito, pois os juros são altos, do que do condomínio, com juros de 2% ao mês.“Em Campinas a classe C é a que mais está preocupada em pagar suas dívidas”, disse o administrador de condomínios.
Em Campinas (SP), 14,6% dos consumidores classificados como classe B pagam em dia. Na classe C, 34% cumprem os acordos comerciais na data. Na classe D, o percentual é de 22,1%. E na E, 18,9%.
“Minha mãe me ensinava que se é pobre e não tem o nome limpo fica difícil. Nós precisamos do nosso nome limpo”, disse o carpinteiro Francisco Gomes. O levantamento considera inadimplente a pessoa que não paga suas contas em um prazo de 180 dias.
Os três principais motivos para o atraso de contas são: desencontro de gastos, 38%, desemprego, 20% e queda na renda 18%. O levantamento da Acic aponta ainda que as classes C, D, e E são as que mais procuram o Setor de Proteção Ao Crédito para quitar dívidas.
Para ler mais notícias do G1 Campinas e Região, clique em g1.globo.com/campinas. Siga também o G1 Campinas e Região no Twitter e por RSS.
Ricos são os que mais atrasam o pagamento de contas em Campinas (Foto: Reprodução EPTV)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz