domingo, 8 de julho de 2012

Evangelho comentado!

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora do Bom Retiro, em São Paulo. Altar dedicado a São Francisco de Sales.

O Evangelho de hoje nos mostra como Jesus experimentou a rejeição e como foi surpreendido pela falta de fé Nele, por parte de algumas pessoas. São Francisco de Sales fala da fé como um ato de consentimento ao amor de Deus:

Quase sempre há um espaço de tempo entre o momento em que percebemos que somos descrentes e quando decidimos acreditar plenamente no amor de Deus e em sua preocupação por nós. Muitas vezes aparecem dificuldades entre os primeiros sinais de fé na bondade de Jesus Cristo e em nossa decisão de acreditar. Santo Agostinho deixou passar algum tempo antes de aceitar plenamente os ensinamentos de Jesus Cristo. Santo Ambrósio lhe disse certa vez: "Se não crês, reze para que você possa chegar a fazê-lo."

Durante este tempo nós oramos como fez Santo Agostinho, que a certa altura exclamou: "Senhor, eu creio, mas ajuda-me a deixar a minha incredulidade". Isso significa que, "mesmo que eu já não me encontre mais imerso na noite escura de infidelidade, ilumina o horizonte da minha alma com raios de luz da tua fé, porque eu ainda não sou o crente que deveria ser. O conhecimento que provém da fé ainda é frágil em mim, e, portanto, ocasionalmente se mistura com a dúvida."

Deus chama os nossos corações constantemente, até que os ensinamentos de Jesus se tronem agradáveis para nós. Enquanto procuramos chegar a esse ponto, a bondade de Deus jamais cessa em seus esforços para conseguir uma aproximação conosco por meio das inspirações. Mesmo assim, somos livres para aceitar seu chamamento amoroso, ou rejeitá-lo. Os grandes rios se espalham ao chegar às planícies, e ocupam cada vez mais espaço. Assim acontece com o amor sagrado de Deus. Se não o rejeitarmos, continua a crescer em nós até que nos converta plenamente. O amor de Deus é o nosso guia no caminho para o perdão. Conforta-nos, nos anima e nos fortalece em meio às dificuldades. É por isso que a fé inclui um ponto de partida que é o amor que o coração sente pelas coisas de Deus. Não rejeite esse dom que é a fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz