Agora é a torre que recebe os retoques.
A obra já consumiu R$ 900 mil.
Do G1 Sorocaba e Jundiaí
A restauração do Mosteiro de São Bento em Sorocaba (SP) entra em uma nova fase. Agora, a torre recebe retoques. É um trabalho minucioso, onde cada detalhe precisa ser preservado. Os trabalhadores cuidam agora do reboque das paredes e dos suportes dos sinos, como mostra a reportagem do Tem Notícias.
Essa parte do serviço deve ficar pronta em três meses. Mas ainda há muito o que fazer, afinal o mosteiro de São Bento é o prédio mais antigo da cidade, fundado em 1660.
A estrutura foi ampliada, mas a estrutura não recebeu os cuidados necessários. As rachaduras podem ser encontradas por toda a parte. Algumas precisam de monitoramento constante para saber se aumentam ou não.
Embora haja problemas, a situação já é bem melhor do que em 2004, quando a restauração teve início. Cerca de um terço do prédio já passou pela reforma, principalmente na parte de infra-estrutura.
A obra no Complexo Mosteiro de São Bento de Sorocaba já consumiu R$ 900 mil. Dinheiro que veio de doações de pessoas e empresas, e também de repasses dos governos estadual e municipal. Só que a estimativa é que vai precisar de muito mais.
A Associação Amigos de São Bento, formada por um grupo de pessoas voluntárias interessadas na restauração, é quem ano a ano tenta dar continuidade ao trabalho de restauração. É a associação quem deve à partir de agora ser a proponente das obras e que vai responder junto ao Ministério da Cultura. Mudança que deve agilizar um pouco o andamento da reforma.
Mosteiro São Bendo passa por mais um período de obras (Foto: Reprodução)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz