segunda-feira, 2 de abril de 2012

2ª Conferência de Estradas Rurais é realizada em Porto Feliz

 

AI/ Prefeitura de Porto Feliz

Foto

No evento, o diretor de Meio Ambiente apresentou um balanço dos principais avanços registrados na manutenção das estradas

Mais de 90 pessoas acompanharam a segunda edição da Conferência de Estradas Rurais, realizada pela Prefeitura de Porto Feliz em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Rural, no dia 23 de março. O debate aconteceu na Escola Municipal “Professora Maria Aparecida Fernandes Leite”, no bairro Bom Retiro.

No evento, o diretor de Meio Ambiente, Paulo Ricardo Bassul, apresentou um balanço dos principais avanços registrados na manutenção das estradas entre os meses de julho de 2011 a março de 2012 – período entre a realização da primeira e da segunda conferência – além de apontar as metas que não puderam ser atingidas.

Moradores, proprietários de áreas rurais e produtores também puderam reivindicar mais ações da prefeitura na conservação das estradas. Os principais pontos cobrados foram o trabalho de perenização das bacias de contenção e das sangras (estruturas feitas nos trechos das estradas para escoamento e contenção das águas pluviais), principalmente envolvendo o trabalho de retroescavadeiras para otimizar os resultados; aplicabilidade da lei que responsabiliza os proprietários de áreas rurais a fazerem a manutenção e poda de cercas vivas, uma vez que as árvores invadem a área rural e prejudicam a circulação de caminhões e outros veículos, além de danificá-los; o uso intensificado de cascalho nas estradas, não apenas nas vias principais como também nas vias secundárias, entre outros serviços.

De acordo com o diretor de Meio Ambiente, a prefeitura irá gerar um documento apontando um resumo das ações a serem tomadas nos próximos meses e os locais que necessitam de atenção prioritária, como, por exemplo, os bairros rurais com maior fluxo de moradores. Com base nesse documento, a Secretaria de Obras Públicas, Planejamento Urbano e Habitação poderá seguir um cronograma mais adequado de trabalho.

Mudança de cultura

O vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura e Esportes, Júlio César Bronze também participou da conferência e comentou sobre a necessidade constante de se promover a manutenção das estradas rurais e considerar os casos mais críticos como prioridade de trabalho. “O desgaste nas estradas é muito grande, por isso não é possível fazer um serviço que dure para sempre. Mas temos que nos esforçar em fazer um trabalho muito bem feito para que ele dure por mais tempo. Também precisamos lembrar que, muitas vezes, temos a necessidade de um serviço em frente a nossa propriedade, porém não temos a dimensão do que ocorre em toda a extensão rural de Porto Feliz e sobre onde são os pontos mais críticos. Este evento também é importante para isso, para proporcionar a compreensão e perceber que muitas vezes a dor do outro pode ser mais urgente que a nossa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz