Segundo padre do Vaticano, 'Big Bang' é aceito pela Igreja como melhor teoria para criação do universo
Redação A12
A Teoria do Big Bang, também conhecida como a grande explosão, é a "melhor teoria que temos neste momento da criação do universo".
Assim o padre José Gabriel Funes, diretor do Observatório Astronômico do Vaticano, explicou o Big Bang ,no último dia 3, durante a mostra "Historia do outro mundo. O universo dentro e fora de nós", realizada no Vaticano.
"Sabemos que Deus é criador, é um pai bom que tem um plano providencial para nós, que nós somos seus filhos, e que tudo o que possamos aprender racionalmente sobre a origem do universo não está em contradição com a mensagem religiosa da Bíblia", indicou.
De forma muito resumida a teoria do Big Bang explica que provavelmente, a criação começou faz 14 milhões de anos com uma explosão colossal na que foram criados o espaço, o tempo, a energia e a matéria, assim, é como nasceram as galáxias, as estrelas e os planetas, os quais se encontram em contínua expansão.
O padre Funes afirmou, que como astrônomo e católico compartilha esta justificação da criação do universo, apesar de que "há algumas perguntas sem resposta".
O interesse oficial da Igreja pela astronomia se remonta ao século XVI e em 1891, o Papa León XIII decidiu criar oficialmente um Observatório Vaticano para mostrar que a Igreja não está contra o desenvolvimento científico, mas sim promove o desenvolvimento da ciência de qualidade.
Ademais, existe o Observatório Vaticano, com sede em Castel Gandolfo, enquanto que o telescópio que se usa para a investigação, situa-se em Tucson, Estados Unidos.
O Papa Bento XVI visitou no ano 2009 o Observatório Vaticano.
Naquela ocasião, sustentou em suas mãos um dos tesouros do observatório, um meteorito vindo de Marte.
Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz