Os técnicos do Governo do Estado de São Paulo estiveram em Porto Feliz para averiguar as condições do prédio do Museu das Monções, na manhã de 24 de janeiro. A visita foi acompanhada pelo diretor de Cultura e Esportes, Claudimir Causin.
Durante a averiguação, o arquiteto Paulo Sergio Del Negro, da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico, e o engenheiro Minori Hayashi, da Companhia Paulista de Obras e Serviços, analisaram toda estrutura atual do prédio e também puderam verificar as intervenções emergenciais realizadas pela Prefeitura de Porto Feliz para a conservação e sustentação da estrutura do imóvel.
De acordo com os representantes do Governo do Estado, será produzido um relatório técnico – contendo imagens – que apontarão as avarias que o prédio apresenta e quais serviços precisam ser realizados para o restauro do Museu das Monções. Com esse laudo, será possível ao Governo do Estado fazer o levantamento de orçamentos para a restauração do prédio e iniciar um possível processo de licitação.
Ainda assim, Causin esclarece que até o momento não há nenhum comunicado oficial sobre a reforma. “Com essa visita, demos mais um passo rumo a uma possível restauração do Museu das Monções. Os técnicos que aqui estiveram puderam perceber que realmente é necessária uma intervenção no prédio. Porém, vamos aguardar os próximos contatos do Governo do Estado”, afirmou.
Busca pela restauração
Há cerca de um ano e meio, o prédio que abrigava o museu da cidade – tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) – está fechado para visitação pública. Devido às condições precárias do imóvel, a Diretoria de Cultura transferiu o acervo para um imóvel, com as devidas condições de armazenamento e preservação das peças, até que o processo de restauração seja firmado.
Além de diversos contatos e solicitações encaminhadas ao Governo do Estado, a prefeitura também realiza um abaixoassinado pedindo a restauração e posterior municipalização do museu. O documento está disponível para assinatura do Posto de Informações Turísticas (PIT), que fica na rua Custódia Sacramento, 89, ao lado da praça Dr. José Sacramento e Silva (Matriz).
Causin lembra que o prédio do Museu das Monções pertence ao Governo do Estado e o município não pode intervir no local até que ele passe a pertencer à cidade. Ainda assim, a Prefeitura de Porto Feliz realizou algumas intervenções de emergência (como escoramentos e colocação de mantas) para manter a sustentação do prédio e garantir a segurança dos pedestres e motoristas que circulam pelo centro da cidade.
História
O Museu das Monções abrigava um rico e diversificado acervo com documentos, mapas e livros sobre as monções e a história de Porto Feliz. O prédio foi construído por volta de 1850 em taipa de pilão, com a utilização de madeira e barro e em pau-a-pique. É um exemplo de construção das ricas famílias daquela época. Tornou-se “Casa Real”, ao hospedar o Imperador D. Pedro II. Abrigou também o então Barão de Caxias.
Em 1908, o casarão foi comprado pelo Governo do Estado e passou a ser utilizado como Grupo Escolar Coronel Esmédio até a década de 1960. No ano de 1965, passou a abrigar o Museu Histórico e Pedagógico das Monções.
Fonte: Porto Mais Feliz
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz