segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Representantes do Governo do Estado visitam Museu das Monções


Os técnicos do Governo do Estado de São Paulo estiveram em Porto Feliz para averiguar as condições do prédio do Museu das Monções, na manhã de 24 de janeiro. A visita foi acompanhada pelo diretor de Cultura e Esportes, Claudimir Causin.
Durante a averiguação, o arquiteto Paulo Sergio Del Negro, da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico, e o engenheiro Minori Hayashi, da Companhia Paulista de Obras e Serviços, analisaram toda estrutura atual do prédio e também puderam verificar as intervenções emergenciais realizadas pela Prefeitura de Porto Feliz para a conservação e sustentação da estrutura do imóvel.
De acordo com os representantes do Governo do Estado, será produzido um relatório técnico – contendo imagens – que apontarão as avarias que o prédio apresenta e quais serviços precisam ser realizados para o restauro do Museu das Monções. Com esse laudo, será possível ao Governo do Estado fazer o levantamento de orçamentos para a restauração do prédio e iniciar um possível processo de licitação.
Ainda assim, Causin esclarece que até o momento não há nenhum comunicado oficial sobre a reforma. “Com essa visita, demos mais um passo rumo a uma possível restauração do Museu das Monções. Os técnicos que aqui estiveram puderam perceber que realmente é necessária uma intervenção no prédio. Porém, vamos aguardar os próximos contatos do Governo do Estado”, afirmou.

Busca pela restauração
Há cerca de um ano e meio, o prédio que abrigava o museu da cidade – tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) – está fechado para visitação pública. Devido às condições precárias do imóvel, a Diretoria de Cultura transferiu o acervo para um imóvel, com as devidas condições de armazenamento e preservação das peças, até que o processo de restauração seja firmado.
Além de diversos contatos e solicitações encaminhadas ao Governo do Estado, a prefeitura também realiza um abaixoassinado pedindo a restauração e posterior municipalização do museu. O documento está disponível para assinatura do Posto de Informações Turísticas (PIT), que fica na rua Custódia Sacramento, 89, ao lado da praça Dr. José Sacramento e Silva (Matriz).
Causin lembra que o prédio do Museu das Monções pertence ao Governo do Estado e o município não pode intervir no local até que ele passe a pertencer à cidade. Ainda assim, a Prefeitura de Porto Feliz realizou algumas intervenções de emergência (como escoramentos e colocação de mantas) para manter a sustentação do prédio e garantir a segurança dos pedestres e motoristas que circulam pelo centro da cidade.

História
O Museu das Monções abrigava um rico e diversificado acervo com documentos, mapas e livros sobre as monções e a história de Porto Feliz. O prédio foi construído por volta de 1850 em taipa de pilão, com a utilização de madeira e barro e em pau-a-pique. É um exemplo de construção das ricas famílias daquela época. Tornou-se “Casa Real”, ao hospedar o Imperador D. Pedro II. Abrigou também o então Barão de Caxias.
Em 1908, o casarão foi comprado pelo Governo do Estado e passou a ser utilizado como Grupo Escolar Coronel Esmédio até a década de 1960. No ano de 1965, passou a abrigar o Museu Histórico e Pedagógico das Monções.



Fonte: Porto Mais Feliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz