terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Começa hoje a VII Assembleia Nacional da Pastoral do Menor

 

 

VII_ANAPAMEN

 

A VII Assembleia Nacional da Pastoral do Menor se realiza de 6 a 10 de dezembro em Belo Horizonte (MG). Este é o momento em que a Pastoral do Menor reúne representantes de todo o Brasil para discutir e definir as diretrizes para o próximo triênio de 2012/2014. Neste ano a Assembléia conta com a presença de dom Leonardo Miranda de Miranda Pereira, bispo de Paracatu e referência nacional da Pastoral do Menor; dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário geral da CNBB e dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte.

As Assembléias acontecem a cada três anos e são o momento mais importante da Pastoral do Menor. Nela é avaliada e celebrada a caminhada da Pastoral do Menor do triênio anterior, são definidas as diretrizes gerais e escolhidos os coordenadores para o próximo triênio 2012/2014. Da Assembléia participam agentes da pastoral vindos de todos regionais/estados onde a Pastoral se encontra articulada. São representantes de 16 estados, compreendendo vários municípios.

Este ano a Assembléia terá como tema “Pastoral do Menor: constantes desafios, novas fronteiras” e, como lema: “O clamor dos filhos de Israel chegou até mim. Por isso, vai. Eu te envio...” Êxodo 3 - 9, 10 . É o repensar da Pastoral para atuar dentro de questões que estão a merecer mais atenção, ouvindo o clamor das crianças e adolescentes e atendendo a missão a ela confiada.


A Pastoral do Menor

A Pastoral do Menor é um Organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB e através do Setor de Pastoral Social integra a 8ª Comissão da CNBB - Comissão para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, fundamentando-se teologicamente em duas noções: a de ser “presença e serviço na sociedade”. É uma estrutura que está organizada em todo país, atendendo às diferentes necessidades das crianças e adolescentes, principalmente aquelas violadas em seus direitos fundamentais e vítimas de abandono, violência, exploração, bem como aqueles adolescentes que cometem atos infracionais. Todos os membros da Coordenação e do Conselho Nacional da Pastoral são escolhidos em Assembléias específicas, realizadas de 3 em 3 anos, constituindo um grupo referendado por todos agentes da Pastoral, demonstrando a importância de sua representação e da gestão democrática que permeia todas suas ações.

VII Assembleia Nacional da Pastoral do Menor

Dias: 6 a 10 de dezembro de 2011

Local: Casa de Retiro São José - Av. Itaú, 475 – Dom Cabral

Informações:

Marilene Cruz – Coordenadora Nacional da Pastoral do Menor

Dilane Moreira – Assessora de Comunicação

Fonte, site CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz