segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Igreja não busca privilégios em Acordo com Brasil, diz Papa.

''Igreja ajudou a forjar o espírito brasileiro'', destaca o Santo Padre a novo Embaixador brasileiro
O Papa Bento XVI recebeu em audiência o novo Embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Almir Franco de Sá Barbuda, na manhã desta segunda-feira, 31, para a apresentação das Cartas Credenciais.

O Santo Padre dedicou boa parte de seu discurso a esclarecer o real propósito do
Acordo assinado entre a Santa Sé e o Governo Brasileiro, em 2008, e que foi oficializado em 2010.

"Longe de ser uma fonte de privilégios para a Igreja ou supor uma afronta à laicidade do Estado, visa apenas dar um caráter oficial e juridicamente reconhecido da independência e colaboração entre estas duas realidades", explica.


Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Discurso de Bento XVI


A comunidade política e a Igreja são independentes e autônomas, mas ambas servem à vocação pessoal e social dos homens, recordou Bento XVI, citando a Constituição Gaudium et spes, do Concílio Vaticano II.

"A Igreja espera que o Estado, por sua vez, reconheça que uma sã laicidade não deve considerar a religião como um simples sentimento individual que se pode relegar ao âmbito privado, mas como uma realidade que, ao estar também organizada em estruturas visíveis, necessita de ver reconhecida a sua presença comunitária pública", ressaltou.

Bento XVI destacou ainda que cabe ao Estado garantir a possibilidade do livre exercício de culto de cada confissão religiosa, bem como as suas atividades culturais, educativas e caritativas, sempre que isso não esteja em contraste com a ordem moral e pública.

"A contribuição da Igreja não se limita a concretas iniciativas assistenciais, humanitárias, educativas, etc., mas tem em vista, sobretudo, o crescimento ético da sociedade, impulsionado pelas múltiplas manifestações de abertura ao transcendente e por meio da formação de consciências sensíveis ao cumprimento dos deveres de solidariedade. Portanto o Acordo assinado entre o Brasil e a Santa Sé é a garantia que possibilita à comunidade eclesial desenvolver todas as suas potencialidades em benefício de cada pessoa humana e de toda a sociedade brasileira".


Contribuição

"Mais do que construções materiais, a Igreja ajudou a forjar o espírito brasileiro caracterizado pela generosidade, laboriosidade, apreço pelos valores familiares e defesa da vida humana em todas as suas fases.

O Papa afirmou que reza pela prosperidade e bem-estar de todos os brasileiros, cujo carinho experimentado na visita pastoral de 2007 "permanece indelével nas minhas lembranças". Ele também manifestou o reconhecimento pela disponibilidade das esferas governamentais em apoiar a Jornada Mundial da Juventude 2013, que será realizada no Rio de Janeiro.
O Pontífice também salientou que é conveniente reafirmar que o ensino religioso confessional nas escolas públicas, tal como foi confirmado no Acordo de 2008, longe de significar que o Estado assume ou impõe um determinado credo religioso, indica o reconhecimento da religião como um valor necessário para a formação integral da pessoa.

"E o ensino em questão não pode se reduzir a uma genérica sociologia das religiões, porque não existe uma religião genérica, aconfessional. Assim o ensino religioso confessional nas escolas públicas além de não ferir a laicidade do Estado, garante o direito dos pais a escolher a educação de seus filhos, contribuindo desse modo para a promoção do bem comum", explicou.


O Embaixador

A audiência com o Santo Padre durou 20 minutos, parte dos quais dedicada a uma conversa privada entre o novo Embaixador e Bento XVI. Em seu discurso, Barbuda destacou a honra em representar o governo de "uma nação com mais de 68% de população católica, a maior do mundo em número de fiéis, e com o maior episcopado dos cinco continentes".

Os 185 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e o Vaticano também foram lembrados no contexto do Acordo sobre o Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil, firmado em 2008 e promulgado em 2010, que passou a regulamentar o relacionamento entre os dois Estados. A realização da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, em 2013, também foi destacada.

"Temos consciência da importância deste acontecimento para a Igreja Católica e para os jovens católicos de todo o mundo e nos sentimos especialmente privilegiados ao vermos escolhido o Rio de Janeiro. O evento coincide com a ascensão de um Brasil novo, com menos desigualdades e com grande otimismo e fé no seu destino. O tema central escolhido por Vossa Santidade não poderia, portanto, ser mais oportuno e ter mais eco junto ao povo e, sobretudo, junto à juventude brasileira, que sem dúvida acorrerá com grande devoção e entusiasmo ao chamado de Vossa Santidade: 'Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações'. O terreno é bastante fértil para frutificar em terras brasileiras e em terras do continente americano, onde vive quase a metade da população católica do mundo", referiu o novo Embaixador.


Brasil no Vaticano

A Embaixada do Brasil é uma das 174 representações diplomáticas estrangeiras acreditadas junto à Santa Sé. De acordo com informações do site da Embaixada, a "missão fundamental é representar o Governo brasileiro junto à Sé Apostólica e à Ordem de Malta, acompanhar a atuação do Papa e informar sobre o posicionamento da Santa Sé com relação a assuntos relevantes da atualidade, procedendo à análise de seus desdobramentos de cunho político".

Fonte. Canção. Nova.

Mundo atingiu a marca de 7 bilhões de pessoas.



Esta segunda-feira, 31, será celebrada em várias cidades do mundo. É o dia em que a população mundial atinge 7 bilhões de pessoas. Os nascimentos de bebês em diferentes localidades simbolizam o marco histórico.

Nas Filipinas, a data já foi comemorada, tendo como símbolo o nascimento de Danica Maio Camacho. Ela nasceu nesse domingo, 30, dois minutos antes da meia-noite. Porém, para os médicos, o nascimento deve ser comemorado como se fosse hoje. Atualmente, a expectativa média de vida é 68 anos, nos anos 1950 era 48 anos.

Os especialistas, no entanto, não conseguem determinar com precisão onde nasceu ou vai nascer o cidadão de número 7 bilhões. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que até a metade deste século o número vai triplicar. Para a ONU, é fundamental que os governos invistam mais em planejamento no que se refere a alimentos, à água, energia e maior produção de lixo e poluição.

Fonte. Canção Nova

Campaci convoca reunião para garantir jogos do Capivariano no Carlos Colnaghi


Na noite de quinta-feira, 27/10, o Prefeito Luis Donisete Campaci recebeu telefonema do Presidente do Capivariano Futebol Clube, Osvaldo Agostinho Riccomini, informando da urgente necessidade de ampliação da capacidade do Estádio Carlos Colnaghi dos atuais 8 mil para 10 mil lugares. Momentos antes, Vadinho havia participado de reunião com o Conselho Técnico da Federação Paulista de Futebol e representantes de outros 19 clubes que a partir de janeiro de 2012 disputarão a 2ª divisão do Campeonato Paulista.
“Fomos surpreendidos com a nova posição da FPF de que, além do projeto de ampliação dos assentos no estádio, teríamos que disponibilizar mais 2 mil lugares em caráter emergencial”, conta Campaci.
O Prefeito convocou reunião de emergência durante esta sexta-feira, 28/10, ponto facultativo nas repartições públicas pelo Dia do Servidor Público. Participaram os secretários Roger Nascimento (Esportes) e Joceli Cardoso (Obras), o Presidente Vadinho e o Engenheiro Ansel Lancman (FPF), especialmente convidado para o encontro.
O grupo esteve in loco no Carlos Colnaghi e, após avaliações técnicas, definiram o local onde será instalada uma arquibancada com 2 mil lugares. A estrutura será provisória, até que o Estádio possa receber uma nova arquibancada definitiva, conforme planos do Governo Municipal.
O desafio é grande, pois uma série de outras exigências da FPF deverão ser atendidas até a segunda quinzena de novembro, quando haverá rigorosa fiscalização do Departamento de Segurança da FPF para credenciamento do estádio.
“Tenho certeza de que tudo estará pronto a tempo, pois acredito na determinação, capacidade e honestidade do Prefeito Campaci”, afirmou o Presidente Vadinho.
Campaci, por sua vez, reafirmou o seu apoio irrestrito ao Leão da Sorocabana: “Não mediremos esforços e tomaremos todas as medidas de acordo com as novas orientações da FPF para que o nosso Capivariano F.C. participe da Série A3 e continue a trazer tantas alegrias para a sua torcida”, assegurou o Prefeito.




Fonte: A.I.Prefeitura de Capivari

Desmatamento na Amazônia aumenta e passa dos 250km quadrados


 
A Amazônia perdeu uma área de 253,8 quilômetros quadrados de floresta em setembro, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados 448 km2 de desmate, houve queda de 43%. Na comparação com o mês de agosto, entretanto, quando foram contabilizados 164 km2 de derrubadas, houve aumento da área desmatada.

O estado onde foram registrados mais desmatamentos, em setembro, foi Mato Grosso, com 110 km2. Em seguida está o estado de Rondônia, com 49,88 km2 e em terceiro, o Pará, com 46,94 km2. O estado onde houve o menor registro de desmatamento foi Tocantins, com 2,24 km2. No estado do Amapá não foi detectado desmate.

Segundo o Inpe, apenas 5% da região não foram monitoradas por causa das nuvens.

Fazem parte da região da Amazônia Legal os estados do Acre, Amapá, Amazonas, de Mato Grosso, do Pará, de Rondônia, Roraima e do Tocantins, além de parte do estado do Maranhão.
 
Fonte. Canção Nova

Evangelizar Dom Bosco reúne 1,3 milhão de pessoas em Fortaleza

O evento Evangelizar Dom Bosco acontece há quatro anos em Fortaleza, no Ceará
Mais de 1,3 milhão de pessoas se reuniram em Fortaleza, no Ceará, para o 4º Evangelizar Dom Bosco. O evento realizado no último sábado, 29, acontece anualmente, e é promovido pela Rádio Dom Bosco FM que, nesta edição, comemorou os dez anos da emissora na capital cearense.

Durante todo o dia, as milhares de pessoas prestigiaram shows e participaram da Santa Missa em uma estrutura montada no aterro da praia de Iracema. Dentro da programação, os participantes puderam rezar o terço da misericórdia com Ricardo e Eliana Sá, membros da Comunidade Canção Nova.

O tema escolhido para este ano foi "Eu e minha família serviremos ao Senhor” (Js 24,15), que representa um dos objetivos do evento, conforme explica o diretor da FM Dom Bosco, padre Gilberto Silva. "Promover e valorizar a instituição familiar como célula viva da sociedade levando a mensagem do Evangelho e da Igreja, através de músicas, pregações e da Eucaristia e assim, incentivar o turismo religioso-cultural e despertar para a responsabilidade social”, destacou o sacerdote.

A importância religiosa, cultural e educativa do Evangelizar Dom Bosco garantiu-lhe espaço no calendário de eventos do Ceará, conforme a Lei nº 14.656 de abril de 2010.
Fonte. Canção Nova

Papa pede orações para Igrejas Católicas Orientais e pela África

Neste mês, como intenção geral, o Papa pede pelas Igrejas Católicas Orientais
Neste mês de novembro o Papa Bento XVI reza e pede a todos os fiéis que rezem com ele pelas Igrejas Católicas Orientais, para que a sua venerável tradição seja conhecida e estimada enquanto riqueza espiritual para toda a Igreja.

Já na intenção missionária deste mês, o Papa pede para que o continente africano encontre em Cristo a força de realizar o caminho de reconciliação e justiça indicado pelo segundo Sínodo dos Bispos da África.

O Santo Padre visitará a República do Benin, na África, entre os dias 18 e 20 de novembro deste ano. A visita se realiza a convite do presidente do Benin, Boni Yayi, e da Conferência Episcopal beninense.


Fonte. Canção Nova

Vaticano/Brasil: Bento XVI pede respeito pela presença católica

 

Papa destaca «fecunda história conjunta» entre o país lusófono e a Santa Sé, que ajudou a «criar o espírito brasileiro»

Cidade do Vaticano, 31 out 2011 (Ecclesia) – Bento XVI apelou hoje ao respeito pela “presença comunitária pública” da Igreja Católica no Brasil, destacando a importância de se cumprir o acordo assinado entre a Santa Sé e o Governo brasileiro, em 2008.

“A Igreja espera que o Estado reconheça que uma sã laicidade não deve considerar a religião como um simples sentimento individual que se pode relegar ao âmbito privado, mas como uma realidade que, ao estar também organizada em estruturas visíveis, necessita de ver reconhecida a sua presença comunitária pública”, disse o Papa ao novo embaixador brasileiro junto da Santa Sé, Almir Franco de Sá Barbuda.

Para Bento XVI, o acordo de 2008 – contestado por alguns setores políticos no Brasil – “longe de ser uma fonte de privilégios para a Igreja ou supor uma afronta à laicidade do Estado, visa apenas dar um caráter oficial e juridicamente reconhecido da independência e colaboração entre estas duas realidades”.

“Cabe ao Estado garantir a possibilidade do livre exercício de culto de cada confissão religiosa, bem como as suas atividades culturais, educativas e caritativas, sempre que isso não esteja em contraste com a ordem moral e pública”, referiu.

Neste sentido, o Papa observou que a contribuição da Igreja não se limita a “iniciativas assistenciais, humanitárias, educativas”, mas “tem em vista, sobretudo, o crescimento ético da sociedade”.

Bento XVI falou também da “fecunda história conjunta do Brasil com a Igreja Católica”, sublinhando os “testemunhos em tantas cidades batizadas com o nome de Santos da tradição cristã” e os “inúmeros monumentos religiosos, alguns deles elevados a símbolo de identificação mundial do país”, como a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro.

Segundo o Papa, a Igreja “ajudou a criar o espírito brasileiro”, caraterizado pela “generosidade, laboriosidade, apreço pelos valores familiares e defesa da vida humana em todas as suas fases”.

Bento XVI visitou o Brasil em 2007, estando prevista nova presença em 2013, para a 28ª Jornada Mundial da Juventude, que se realizará no Rio de Janeiro.

No seu discurso desta manhã, o Papa assinalou “campos de mútua colaboração” entre a Santa Sé e o maior país lusófono, em particular o da educação, “para o qual a Igreja contribui com inúmeras instituições educativas, cujo prestígio é reconhecido por toda a sociedade”.

Regressando ao tema do Acordo de 2008, Bento XVI disse que o ensino religioso confessional nas escolas públicas, “longe de significar que o Estado assume ou impõe um determinado credo religioso, indica o reconhecimento da religião como um valor necessário para a formação integral da pessoa”.

Outro campo indicado pelo Papa foi o da “justiça social”, reafirmando a Igreja Católica como “parceiro privilegiado” do Governo brasileiro “em todas as suas iniciativas que visem a erradicação da fome e da miséria”.

OC

fonte: http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=87954

Projeto do Governo do Estado pode ir para escola Esther

1 E E Monsenhor

Muita polêmica tem causado a possibilidade de mudanças na Escola Estadual Monsenhor Seckler. A novidade fica por conta do interesse pelo projeto a escola Estadual Professora Esther Maurino Rodrigues, do bairro Jardim Vante.

Até mesmo entre os professores, o projeto no aspecto teórico (no papel) é considerável bom, opinião também partilhada pelo prefeito Claudio Maffei. Porém, é melhor aceito o projeto se ele fosse executado com a construção de uma escola modelo nova.

Alunos continuam usando as redes sociais para se manifestarem a respeito das possíveis mudanças ou não. Já fizeram protestos pelas ruas, marcaram presença na Sessão da Câmara dos Vereadores do dia 25 de outubro.

A Professora Simone Mota Almeida, usou do seu Blog para comentar algumas posições que surgiram:

 

NINGUÉM É CONTRA A MELHORIA DA ESCOLA. SOMOS CONTRA A FORMA QUE AS COISAS ESTÃO SENDO FEITAS. SE HOUVESSE UMA DISCUSSÃO EM QUE PARTES DO PROJETO PUDESSEM SER NEGOCIADAS CERTAMENTE O CONSELHO DE ESCOLA RECEBERIA O PROJETO COM MUITA ALEGRIA;

QUE OS PROFESSORES ESTARIAM DEFENDENDO SEUS EMPREGOS. VAMOS SER SINCEROS, QUEM NÃO DEFENDERIA SEU EMPREGO? NÃO TEM NEM COMENTÁRIOS É UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA;

QUE OS PROFESSORES MANIPULARAM OS ALUNOS. HOJE NINGUÉM MANIPULA NINGUÉM, OS ALUNOS POSSUEM MOTIVOS DE SOBRA PARA NÃO QUERER FICAR NA ESCOLA O DIA TODO, MESMO PORQUE JÁ PASSSARAM POR UM PROJETO PARECIDO E NADA DEU CERTO NA ÉPOCA;

QUE OS ALUNOS SAÍRAM NA PASSEATA COM CARTAZES CONTENDO ERROS DE ORTOGRAFIA! É CLARO QUE ELES DEVERIAM TER TIDO MAIS CUIDADO, OU SE UM PROFESSOR TIVESSE VISTO, PODERIA TER AVISADO. OCORRE QUE A MANIFESTAÇÃO FOI ORGANIZADA POR ALUNOS E SE ELES SOUBESSEM ESCREVER CORRETAMENTE NÃO SERIAM ALUNOS, ENTÃO DEVEMOS VER O ESFORÇO DELES COM OUTROS OLHOS E NÃO BUSCAR OS ERROS ORTOGRÁFICOS PARA MINIMIZAR UM ESFORÇO INTENSO POR PARTE DOS JOVENS;

QUE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ESTÁ PÉSSIMA. CONCORDO QUE A EDUCAÇÃO TEM QUE MELHORAR, MAS QUEM DESEJA COMPARAR O QUE ACONTECE HOJE COM VINTE E CINCO ANOS ATRÁS NÃO ESTÁ BEM INFORMADO. QUANDO INICIEI MINHA CARREIRA EM 1986 LEVEI UM "CHOQUE". EU TINHA 25 AULAS POR SEMANA A NOITE, NA ESCOLA MONSENHOR SECKLER, E SÓ MINISTRAVA 12. ISSO PORQUE OS ALUNOS IAM EMBORA PARA CASA TODOS OS DIAS APÓS O RECREIO E NAS SEXTAS NÃO COMPARECIAM. EU COMO TODA A INICIANTE QUERIA MINISTRAR MINHAS AULAS, MAS NÃO CONSEGUIA;

ALGUMAS PESSOAS PARTIRAM PARA A QUESTÃO PARTIDÁRIA PT/PSDB. NINGUÉM ESTÁ DEBATENDO POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARTIDÁRIAS. O QUE EU DISSE NO MEU BLOG É UMA VERDADE, EM VINTE E CINCO ANOS SEMPRE FOI O MESMO GRUPO QUE GOVERNOU SÃO PAULO E OS PROJETOS NUNCA DURARAM MAIS DO QUE DOIS OU TRÊS ANOS;

ALGUMAS PESSOAS APROVEITARAM A SITUAÇÃO DA MONSENHOR SECKLER PARA FALAR MAL DO SISTEMA APOSTILADO DA PREFEITURA. PARA QUEM NÃO SABE A PREFEITURA DE PORTO FELIZ USA O SISTEMA NAME-COC. QUANDO DECIDIMOS POR ADQUIRIR APOSTILAS FOI PORQUE PRECISÁVAMOS DE UMA DIRETRIZ DE TRABALHO A QUAL NUNCA ENGESSOU NINGUÉM. TIVE A OPORTUNIDADE DE ESTAR EM SALA DE AULA DA REDE MUNICIPAL UM ANO ANTES DE IR PARA A DIRETORIA DE EDUCAÇÃO E O QUE EU VI, ME LEVOU A APOIAR INTEIRAMENTE O PROJETO. O ENGRAÇADO É QUE QUEM FALA MAL DAS APOSTILAS TEM OS FILHOS ESTUDANDO OU JÁ ESTUDARAM EM COLÉGIOS PARTICULARES ONDE USAM APOSTILAS. SE AS APOSTILAS FOSSEM TÃO RUINS ASSIM, PORQUE OS COLÉGIOS PARTICULARES ADOTAM?

DIZ UM DITADO: "NÃO BASTA TOMAR BANHO, TEM QUE USAR PERFUME TAMBÉM". MUITAS PESSOAS CRITICARAM A SITUAÇÃO ATUAL DA ESCOLA MONSENHOR SECKLER, DEFENDENDO AS MUDANÇAS. ALGUMAS DISSERAM ASSIM: "_ A ESCOLA ESTÁ RUIM, CADÊ A FANFARRA?". PARA QUEM NÃO SABE A ESCOLA MONSENHOR SECKLER TEVE UMA FANFARRA VENCEDORA DE TODOS OS CAMPEONATOS REALIZADOS PELA DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE ITU, TEVE UM GRUPO DE TEATRO BI-CAMPEÃO REGIONAL, REALIZAVA FESTAS TEMÁTICA, REALIZOU O CONCURSO DE MISS E MISTER ESTUDANTIL PORTO FELIZ POR VÁRIOS ANOS, ENFIM, TINHA DESTAQUE MUNICIPAL. OCORRE QUE TUDO ISSO ACABOU E PARA OS OLHOS DA COMUNIDADE SÃO ESSAS COISAS QUE CONTAM NA HORA DE AVALIAR A SITUAÇÃO DA ESCOLA;

ALGUNS POLÍTICOS DISSERAM ASSIM: "ENTREI EM CONTATO COM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ELES DISSERAM QUE O PROJETO É BOM". É CLARO QUE IRIAM DIZER ISSO, QUEM TRABALHA NA SECRETARIA GERALMENTE É CARGO DE CONFIANÇA E NÃO VAI FALAR MAL DO PROJETO DE FORMA ALGUMA.

ALGUNS EX-ALUNOS, QUE SAÍRAM NÃO MUITO SATISFEITOS COM A ESCOLA POR NÃO APRESENTAR UM COMPORTAMENTO EXEMPLAR, APROVEITARAM A SITUAÇÃO PARA FALAR MAL DA INSTITUIÇÃO. QUANDO LÁ ERAM ALUNOS ALÉM DE NÃO APRENDER, NÃO DEIXAVAM OS OUTROS APRENDEREM; AINDA NÃO TEMOS UMA CONCLUSÃO PARA O IMPASSE. ESPERAMOS QUE LOGO TUDO SEJA RESOLVIDO DA MELHOR FORMA POSSÍVEL.

fonte: http://simonemotaalmeida.blogspot.com/2011/10/semana-que-porto-feliz-se-atentou-para.html

As opiniões são da autora!

 

obs: espaço também garantido para aqueles tem opinião contrária e são favoráveis que o projeto seja implantado em Porto Feliz. Basta enviar texto assinado para: pascomportofeliz@hotmail.com

Foto: google mapas
Texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Evangelho do Dia

Ano A - Dia: 31/10/2011

Quando deres um banquete, convida os pobres


Lc 14,12-14


E disse também a quem o tinha convidado: "Quando ofereceres um almoço ou jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes podem te convidar por sua vez, e isto já será a tua recompensa. Pelo contrário, quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos! Então serás feliz, pois estes não têm como te retribuir! Receberás a recompensa na ressurreição dos justos".

domingo, 30 de outubro de 2011

Angelus, Bento XVI convida cristãos a testemunhar a fé com a vida


Da Redação, com Rádio Vatican

''[Jesus] é o primeiro a praticar o mandamento do amor, que ensina a todos'', ensina Papa
No Angelus deste domingo, 30, o Papa Bento XVI comentou a liturgia do dia, onde o apóstolo Paulo convida a ler o Evangelho “não como palavra de homens", mas como ele é realmente: "Palavra de Deus”.

Deste modo, podemos acolher com fé as advertências que Jesus dirige à nossa consciência para assumir um comportamento em conformidade com Ele, observou o Santo Padre.

Ao recordar o Evangelho deste domingo, o Papa explica que o Senhor censura os escribas e os fariseus porque não colocavam em prática o que ensinavam com tanto empenho e rigor. Ora, “há que acolher a boa doutrina, mas esta corre o risco de ser desmentida por uma conduta incoerente”.

A atitude de Jesus é o oposto dos escribas e fariseus: “ele é o primeiro a praticar o mandamento do amor, que ensina a todos. Pode, portanto, dizer que é um peso leve e suave, precisamente porque nos ajuda a levá-lo, juntamente com Ele”. Como escrevia São Boaventura, “ninguém pode ensinar e muito menos concretizar, nem alcançar as verdades que se podem conhecer, sem que esteja presente o Filho de Deus”.

“Jesus senta-se sobre a Cátedra como o Moisés maior, que estende a Aliança a todos os povos. É Ele o nosso verdadeiro e único Mestre. Somos portanto chamados a seguir o Filho de Deus, o Verbo encarnado, que exprime a verdade do seu ensinamento através da fidelidade à vontade do Pai, através do dom de si mesmo”, enfatizou.

O Papa pediu ainda a intercessão de Maria Santíssima e convidou a todos para rezar "por todos os que na comunidade cristã são chamados ao ministério do ensinamento, para que possam sempre testemunhar com as obras as verdades que transmitem com a palavra”.

Após o Angelus, o Papa dirigiu saudações em diversas línguas. Confira a saudação aos fiéis de lingua portuguesa:

"Saúdo agora os peregrinos de língua portuguesa, de modo especial os fiéis brasileiros da Paróquia de São Cristovão, da Diocese de São João da Boa Vista. Possa esta visita a Roma confirmar a vossa fé, como os Apóstolos Pedro e Paulo, na Boa Nova de Jesus Cristo! Por ela, sabemos que somos filhos no Filho e entramos no seio da Santíssima Trindade. Desça, sobre vós e vossas famílias, a minha Bênção Apostólica."

Leia mais
.: Papa reza por vítimas das inundações na Tailândia e Itália


Fonte. Canção Nova.

Dia de Finados, Porto Feliz.

HISTÓRIA DO DIA DE FINADOS

O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.

Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava. Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos". O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

Missas, Cemitério Velho.


Acontecerá Missas, às 09:00 e às 16:00, na Capela do Calvário, no Cemitério Velho de Nossa Cidade, onde, a Missa da 09:00 hs. o Padre Toninho irá rezar e a Missa das 16:00 hs. será Padre Washington. 
Fica o convite a toda comunidade Católica de nossa Cidade a Participar, desse dia Oração pelos Mortos.
Maiores informações, nas secretárias das Paróquias.


Diego Ferraz

Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida, deve acolher mais de 80 mil devotos neste domingo, dentre eles a mais de 400 romeiros de Porto Feliz



O Santuário Nacional espera receber neste domingo (30) mais de 88 mil fiéis.
 Estes peregrinos devem participar de pelo menos uma das diversas missas celebradas ao longo do dia.
Romarias – Hoje diversas romarias passam pelo Santuário ao longo do dia. Na celebração da 8h a 20ª Romaria da Obra Kolping se reuniu em torno ao Altar Central.
A Juventude Franciscana ‘Ordem Franciscana Secular’ também se faz presença. O grupo participa da missa das 12h.
A Celebração Eucarística será presidida pelo bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF) e Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Ulrich Steiner.
Ainda nesta mesma Celebração Eucarística participam os devotos da Romaria dos Taxistas do Galeão. A missa é em Ação de Graças pelos 50 anos da cooperativa.
Lembrando também que a Nossa Cidade de Porto Feliz, (Paróquia Nossa Senhora Aparecida) também esta com com uma Romaria, neste domingo no Santuario Nacional de Aparecida.
Foto: Imprensa/ Santuário Nacional
Diego Ferraz

Evangelho do Dia

Ano A - Dia: 30/10/2011

Jesus, os mestres da Lei e os fariseus


Mt 23,1-12


Então Jesus falou à multidão e aos seus discípulos. Ele disse:
- Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para explicar a Lei de Moisés. Por isso vocês devem obedecer e seguir tudo o que eles dizem. Porém não imitem as suas ações, pois eles não fazem o que ensinam. Amarram fardos pesados e os põem nas costas dos outros, mas eles mesmos não os ajudam, nem ao menos com um dedo, a carregar esses fardos. Tudo o que eles fazem é para serem vistos pelos outros. Vejam como são grandes os trechos das Escrituras Sagradas que eles copiam e amarram na testa e nos braços! E olhem os pingentes grandes das suas capas! Eles preferem os melhores lugares nos banquetes e os lugares de honra nas sinagogas. Gostam de ser cumprimentados com respeito nas praças e de ser chamados de "mestre". Porém vocês não devem ser chamados de "mestre", pois todos vocês são membros de uma mesma família e têm somente um Mestre. E aqui na terra não chamem ninguém de pai porque vocês têm somente um Pai, que está no céu. Vocês não devem também ser chamados de "líderes" porque vocês têm um líder, o Messias. Entre vocês, o mais importante é aquele que serve os outros. Quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido.




Salmo 144

1 Bendito seja o Senhor, minha rocha, que adestra as minhas mãos para a peleja e os meus dedos para a guerra;

2 meu refúgio e minha fortaleza, meu alto retiro e meu e meu libertador, escudo meu, em quem me refugio; ele é quem me sujeita o meu povo.

3 ó Senhor, que é o homem, para que tomes conhecimento dele, e o filho do homem, para que o consideres?

4 O homem é semelhante a um sopro; os seus dias são como a sombra que passa.

5 Abaixa, ó Senhor, o teu céu, e desce! Toca os montes, para que fumeguem!

6 Arremessa os teus raios, e dissipa-os; envia as tuas flechas, e desbarata-os!

7 Estende as tuas mãos desde o alto; livra-me, e arrebata-me das poderosas águas e da mão do estrangeiro,

8 cuja boca fala vaidade, e cuja mão direita é a destra da falsidade.

9 A ti, ó Deus, cantarei um cântico novo; com a harpa de dez cordas te cantarei louvores,

10 sim, a ti que dás a vitória aos reis, e que livras da espada maligna a teu servo Davi.

sábado, 29 de outubro de 2011

Cristão deve caminhar contra a corrente, afirma Bento XVI


Bento XVI durante visita à África, em março de 2009
O Papa Bento XVI recebeu os Bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (Ceast) em audiência na manhã deste sábado, 29. Os prelados africanos fazem sua visita ad Limina Apostolorum e encontraram-se com o Pontífice na Sala do Consistório do Palácio Apostólico Vaticano.

"Os cristãos respiram o espírito do seu tempo e sofrem a pressão dos costumes da sociedade em que vivem; mas, pela graça do Batismo, são chamados a renunciar às tendências nocivas imperantes e a caminhar contra a corrente guiados pelo espírito das Bem-aventuranças", ressaltou.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Discurso de Bento XVI


Nesta linha, o Papa abordou três obstáculos onde naufragam a vontade dos santomenses e angolanos que aderiram a Cristo.

1 - "amigamento" - contradiz o plano de Deus para a geração e a família humana. O número de matrimônios católicos naquela região é bastante pequeno, tanto que a Conferência Episcopal escolheu o matrimônio e a família como prioridades pastorais do triênio em curso. "O amor esponsal deve ser único e indissolúvel como a aliança entre Cristo e a sua Igreja. Este tesouro precioso deve ser salvaguardado, custe o que custar", afirma Bento XVI;
2 - coração dos batizados ainda dividido entre o cristianismo e as religiões tradicionais africanas - um efeito abominável dessa realidade é a marginalização e mesmo o assassinato de crianças e idosos, a que são condenados por falsos ditames de feitiçaria. O Papa propõe um trabalho conjunto das comunidades eclesiais afetadas pelo problema. "Aflitos com os problemas da vida, não hesitam em recorrer a práticas incompatíveis com o seguimento de Cristo", indica;
3 - resquícios de tribalismo étnico palpáveis nas atitudes de comunidades que tendem a fechar-se, não aceitando pessoas originárias de outras partes da nação - Bento XVI recorda que, na Igreja, como nova família de todos os que acreditam em Cristo, não há lugar para qualquer tipo de divisão. "Ao redor do altar, reúnem-se homens e mulheres de tribos, línguas e nações diversas, que, partilhando o mesmo corpo e sangue de Jesus-Eucaristia, se tornam irmãos e irmãs verdadeiramente consanguíneos", explica.


Próxima visita
O Santo Padre indicou que o anúncio da alegria da fé é o serviço comum dos Pastores. Nesse sentido, falou sobre sua decisão de proclamar um Ano da Fé, para que a Igreja inteira "possa oferecer a todos um rosto mais belo e credível, transparência mais clara do rosto do Senhor".

Bento XVI recordou que, em novembro, fará uma visita apostólica ao Benim para entregar a Exortação Apostólica fruto da Segunda Assembleia para a África do Sínodo dos Bispos. Ele também lembrou com alegria de sua visita à África, em março de 2009, "durante a qual pude encontrar-me convosco e, convosco, celebrar Jesus Cristo no meio de um povo que não se cansa de O procurar, amar e servir com generosidade e alegria. Guardo aquele povo no coração e, de certo modo, esperava a vossa vinda para ter notícias dele", disse.


Fonte: Canção Nova.

Reunião Formativa para Pastoral da Educação.




Acontecerá no próximo sábado dia (05/11), após a missa das 19:00 hs. no Salão de Convivência Dom José Lambert, a reunião da Pastoral da Educação, essa reunião terá a presença do Professor João Sampaio, Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Educação, ele virá com intuito de nos ajudar a organizar o plano de ação da pastoral e tirar duvidas de como podemos implementar essa nova realizadade em nosso dia a dia.
Contamos com a presença de todos os professores e profissionais da área para participar conosco desta reunião formativa.

Diego Ferraz

Divulgação da JMJ recebe prêmio de eficácia publicitária



A comunicação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) foi premiada pela Associação Espanhola de Ouro e Eficácia dos Meios. O evento que reúne milhares de jovens católicos a cada edição, recebeu a audiência de 55 milhões de pessoas em todo o mundo durante a última JMJ de Madri, que aconteceu no último mês de agosto.
A internet foi um dos protagonistas na difusão da JMJ, com meio milhão de seguidores no Facebook e mais de 6 milhões de visitas na página oficial do evento.
De acordo com o boletim oficial, divulgado pela assessoria de imprensa do evento, todos os espaços comerciais que se referiam à Jornada Mundial da Juventude foram distribuídos gratuitamente por 65 meios de comunicação locais, nacionais e internacionais.




Fonte: Canção Nova.com

Orquestra Contemporânea de Cordas apresenta-se neste sábado na Casa da Cultura



O Governo Municipal de Capivari, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, apresenta no próximo sábado, dia 29 de outubro, para fechar a agenda cultural deste mês, a Orquestra Contemporânea de Cordas de Piracicaba na Casa da Cultura.
A Orquestra Contemporânea de Cordas foi fundada em 2003 pelo Professor e maestro João Marcos de Almeida na Escola de Música Artes e Melodias em Piracicaba e tem a colaboração da Cantora Eliete Santos. É composta por mais de 40 integrantes com idades que variam dos 7 aos 60 anos e possui um repertório diversificado como "Trenzinho Caipira" de Villa Lobos, "Blowin the wind" de Bob Dilan, "Dust in the Wind" de Sarah Brigthman, "Menino da Porteira" de Teddy Vieira e Luizinho, “Fear of the dark”, de Steve Harris e muito mais.
A Orquestra se apresentará em Capivari pelo quinto ano consecutivo, sempre com sucesso de público.
“Mais uma vez convidamos a população para prestigiar este belíssimo espetáculo da Orquestra Contemporânea de Cordas de Piracicaba. Sempre que recebemos este show tivemos a Casa da Cultura com grande público e esperamos que o público prestigie mais uma vez. É um show para toda a família capivariana”, destacou o Secretário de Cultura e Turismo, Rogério Antônio Alves.
A Orquestra Contemporânea de Cordas de Piracicaba apresenta-se na Casa da Cultura no sábado, dia 29, às 20h. Prestigie! A Entrada é gratuita.



Fonte: A.I.Prefeitura de Capivari

Evangelho do Dia

Ano A - Dia: 29/10/2011

Humildade e hospitalidade


Lc 14,1.7-11


Num sábado, Jesus entrou na casa de certo líder fariseu para tomar uma refeição. E as pessoas que estavam ali olhavam para Jesus com muita atenção.
Certa vez Jesus estava reparando como os convidados escolhiam os melhores lugares à mesa. Então fez esta comparação:
- Quando alguém convidá-lo para uma festa de casamento, não sente no melhor lugar. Porque pode ser que alguém mais importante tenha sido convidado. Então quem convidou você e o outro poderá dizer a você: "Dê esse lugar para este aqui." Aí você ficará envergonhado e terá de sentar-se no último lugar. Pelo contrário, quando você for convidado, sente-se no último lugar. Assim quem o convidou vai dizer a você: "Meu amigo, venha sentar-se aqui num lugar melhor." E isso será uma grande honra para você diante de todos os convidados. Porque quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Campanha de doação de sangue mobiliza mais de 60 pessoas



Cerca de 60 pessoas realizaram doações de sangue em uma campanha realizada pelo Rotaract Club Boituva. A Campanha da Doação de Sangue 2011 ocorreu na manhã de terça-feira, 18, no Rotary Club, em parceria com o Hemocentro de Sorocaba (Colsan).
Toda bolsa de sangue pode ser doada para até 5 pessoas, o que totaliza uma média de 300 pessoas que vão poder ser beneficiadas. Além das bolsas, dezenas de pessoas contribuíram para o cadastro de medula óssea, também feito no local.
Cada doador que realizou a doação, recebeu um pequeno coração da campanha e um lanche. Vão receber também, pela Colsan, uma carteira de doador com um exame sanguíneo, gratuitamente.
“É muito importante que o Rotary, ou outra entidade, promova essas ações, que são um trabalho de amor para o próximo, pois cada doação poderá salvar até 5 pessoas”, diz Ronaldo Silva, rotaractiano e embaixador da paz pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A campanha foi realizada em parceria com as Faculdades Integradas Brasileiras (FIB), Diretório dos Estudantes da FIB e Associação Águia da Castelo.
A doação de sangue: Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue, ou hemocentro, para um uso subsequente em uma transfusão de sangue. Trata-se de um processo importante para o funcionamento de um hospital ou centro de saúde.



Fonte: A.I.Prefeitura de Boituva

Missa pelo dia Mundial de Oração pela Paz e não Violência

 

DSCN0145

Foi celebrada na missa desta quinta-feira dia 27 de outubro, na Igreja de São Benedito, paróquia Mãe dos Homens, no centro de Porto Feliz, presidida pelo Padre Antônio Caros Fernandes (Pe. Toninho), com diácono Bendito e ministros extraordinários da eucaristia.

A Santa Missa teve presença dos irmãos da fraternidade São Maximiliano Maria Kolbe e irmandade São Bendito de Porto Feliz (que existe há 113 anos na comunidade). Toda última quinta-feria de cada mês é realizado missa votiva à São Benedito, que é também Santo do Celeiro Franciscano, mais um fruto do Pai Francisco, na Igreja de Jesus Cristo.

Irmãos da fraternidade participaram nas leituras.

DSCN0084

Homilia
Pe Toninho explicou a liturgia do dia, motivando a todos não deixar Nada nos separar do Amor de Deus claramente descrito na primeira leitura.

Também abordou a questão da Paz., incentivou a todos buscarem a plenitude da Paz em Deus, cantando com as Benção e São Francisco de Assis que tanto ensinou a verdadeira Paz.

DSCN0031     DSCN0051  DSCN0066  DSCN0073 DSCN0076 DSCN0080 DSCN0087     DSCN0117 DSCN0128   

 

Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

Hoje Celebramos a Festa de dois grandes Santos da nossa Igreja São Simão e São Judas Tadeu.

São Simão e São Judas Tadeu

28 de Outubro


São Simão e São Judas Tadeu Celebramos na alegria da fé os apóstolos São Simão e São Judas Tadeu. Os apóstolos foram colunas e fundamento da verdade do Reino.

São Simão:

Simão tinha o cognome de Cananeu, palavra hebraica que significa "zeloso".

Nicéforo Calisto diz que Simão pregou na África e na Grã-Bretanha. São Fortunato, Bispo de Poitiers no fim do século VI, indica estarem Simão e Judas enterrados na Pérsia.

Isto vem das histórias apócrifas dos apóstolos; segundo elas, foram martirizados em Suanir, na Pérsia, a mando de sacerdotes pagãos que instigaram as autoridades locais e o povo, tendo sido ambos decapitados. É o que rege o martirológio jeronimita.

Outros dizem que Simão foi sepultado perto do Mar Negro; na Caucásia foi elevada em sua honra uma igreja entre o VI e o VIII séculos. Beda, pelo ano de 735, colocou os dois santos no martirológio a 28 de outubro; assim ainda hoje os celebramos.

Na antiga basílica de São Pedro do Vaticano havia uma capela dos dois santos, Simão e Judas, e nela se conservava o Santíssimo Sacramento.

São Judas Tadeu:

Judas, um dos doze, era chamado também Tadeu ou Lebeu, que São Jerônimo interpreta como homem de senso prudente. Judas Tadeu foi quem, na Última Ceia, perguntou ao Senhor: "Senhor, como é possível que tenhas de te manifestar a nós e não ao mundo?" (Jo 14,22).

Temos uma epístola de Judas "irmão de Tiago", que foi classificada como uma das epístolas católicas. Parece ter em vista convertidos, e combate seitas corrompidas na doutrina e nos costumes. Começa com estas palavras: "Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados e amados por Deus Pai, e conservados para Jesus Cristo: misericórdia, paz e amor vos sejam concedidos abundantemente". Orígenes achava esta epístola "cheia de força e de graça do céu".

Segundo São Jerônimo, Judas terá pregado em Osroene (região de Edessa), sendo rei Abgar. Terá evangelizado a Mesopotâmia, segundo Nicéforo Calisto. São Paulino de Nola tinha-o como apóstolo da Líbia.

Conta-se que Nosso Senhor, em revelações particulares, teria declarado que atenderá os pedidos daqueles que, nas suas maiores aflições, recorrerem a São Judas Tadeu.

Santa Brígida refere que Jesus lhe disse que recorresse a este apóstolo, pois ele lhe valeria nas suas necessidades. Tantos e tão extraordinários são os favores que São Judas Tadeu concede aos seus devotos, que se tornou conhecido em todo o mundo com o título de Patrono dos aflitos e Padroeiro das causas desesperadas.

São Judas é representado segurando um machado, uma clava, uma espada ou uma alabarda, por sua morte ter ocorrido por uma dessas armas.


São Simão e São Judas Tadeu, rogai por nós!

CNBB volta a se posicionar em favor de uma Reforma Política profunda no país


“Há mecanismos hoje para coibir a corrupção em nosso país, mas a Reforma política certamente poderá ajudar muito nessa questão”. A afirmação acima é do presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira, 27, último dia da reunião do Conselho Permanente da entidade.
Dom Damasceno reiterou a posição da CNBB que, através de uma nota intitulada “Reforma Política: urgente e inadiável!” defendeu uma reforma que ultrapasse o campo eleitoral. “Nós desejamos que não aconteça apenas uma reforma eleitoral, mas uma Reforma Política, como diz a nota que nós assinamos, que seja uma ‘reforma urgente e inadiável que deve ultrapassar os limites de uma simples reforma eleitoral porque sua função é coibir a corrupção que corrói as instituições do Estado brasileiro’, por isso, pedimos que a sociedade assuma essa bandeira”, sublinhou o cardeal.
Ainda sobre o tema Reforma Política, o presidente da CNBB afirmou que a impunidade deve ser combatida através da justiça e defendeu uma investigação profunda caso aja indícios de má conduta na vida pública. “No caso de indício de corrupção, a justiça deve ser acionada para que a investigação corra e busque os culpados. Se for comprovada a inocência daquele que é acusado ele deve recuperar o seu bom nome, a sua dignidade perante a sociedade, porém, uma vez comprovada sua culpa é necessário que seja punido. Quando a justiça não funciona a impunidade continua e estimula a corrupção”.
Outro ponto colocado pela presidência da CNBB durante a coletiva foi o Código Florestal brasileiro. Dom Damasceno disse que as discussões em torno do novo texto estão ocorrendo de maneira normal e destacou a possibilidade da Conferência apresentar uma emenda ao texto que beneficie de modo especial os pequenos agricultores.
“Creio que as discussões estão ocorrendo de maneira normal dentro do Congresso na Câmara e no Senado. Para dar a sua contribuição, a CNBB deverá apresentar alguma emenda ao texto, sobretudo tendo em conta os pequenos agricultores, aqueles que são mais pobres, de modo que nós queremos também tomar a sua defesa para uma política melhor, para a preservação do meio ambiente e para um desenvolvimento também sustentável”, destacou dom Damasceno.
Meios de comunicação, JMJ e Ministério dos Esportes
Questionado pelos jornalistas sobre as recentes posições e condutas de apresentadores em veículos de comunicação, dom Damasceno defendeu que os meios de comunicação devem ser “pautados pela ética, informando a população de maneira objetiva e de modo que contribuam para a formação e desenvolvimento do país”, disse o cardeal que completou. “Nós não podemos aprovar quando um veículo se posiciona de maneira inadequada. Esperamos que ele atenda para o bem do nosso país, dos nossos jovens e crianças”, completou.
Com relação à peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, que teve início em 18 de setembro no Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), o cardeal disse que os bispos do Conselho Permanente estão contentes pela forma como a Igreja no Brasil está acolhendo a peregrinação. “Pelos depoimentos que tivemos, os bispos ficaram muito contentes porque tiveram realmente o comparecimento para acolher esses dois símbolos da JMJ, sobretudo de jovens. Onde esses sinais ficaram expostos, houve um afluxo de pessoas muito grande”, informou.
Já sobre a escolha do deputado federal Aldo Rebelo para a pasta do Ministério dos Esportes, o cardeal fez suas considerações ressaltando a história de vida pública do novo ministro. “O deputado Aldo Rebelo é uma pessoa muito conhecida no país: foi presidente da Câmara dos Deputados, esteve na Casa Civil, hoje é deputado. É uma pessoa que merece nossa consideração, respeito, e desejamos que ele tenha uma responsabilidade muito grande no Ministério dos Esportes. Disse também que o Ministério deverá cumprir suas responsabilidades com foco na população. “Além de espaço para o esporte esse Ministério deve atender as necessidades do país em infraestrutura, principalmente para as populações mais pobres”.
CNBB

Bento XVI pede que cresça a amizade entre os homens

Leonardo Meira

Papa e líderes religiosos reunidos em Assis, na Itália

O Papa Bento XVI recebeu em audiência no Vaticano os participantes da Jornada de Reflexão, Diálogo e Oração pela Paz e Justiça no Mundo, que aconteceu nesta quinta-feira, 27, em Assis (Itália).

A audiência ocorreu na Sala Clementina do Palácio Apostólico Vaticano, na manhã desta sexta-feira, 28. Logo após, o secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, ofereceu um almoço aos membros das Delegações no Átrio da Sala Paulo VI.

"Em certo sentido, este encontro [de Assis] é representativo dos bilhões de homens e mulheres que, em todo o nosso mundo, estão ativamente engajados na promoção da justiça e da paz. É também um sinal da amizade e fraternidade que floresceu como fruto dos esforços de muitos pioneiros neste tipo de diálogo. Possa esta amizade continuar a crescer entre os seguidores das religiões do mundo e com os homens e mulheres de boa vontade em toda parte", ressaltou o Pontífice.

Além de a seus irmãos cristãos e ao povo judeu, o Papa agradeceu aos representantes das diversas religiões que vieram de longe e empreenderam uma viagem exigente. "Expresso a minha gratidão também para com aqueles que representam as pessoas de boa vontade que não seguem uma tradição religiosa, mas estão comprometidas com a busca da verdade. Eles estiveram dispostos a compartilhar conosco desta peregrinação como um sinal de seu desejo de trabalhar juntos para construir um mundo melhor", disse.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Discurso de Bento XVI

"Olhando para trás, podemos apreciar a visão do falecido Papa João Paulo II em convocar o primeiro encontro de Assis, e a necessidade contínua de homens e mulheres de diferentes religiões testemunharem que a viagem do espírito é sempre um caminho de paz", indicou.

Bento XVI salientou que é significativo para a causa da paz que tantos homens e mulheres, inspirados por suas convicções mais profundas, estejam empenhados em trabalhar para o bem da família humana.

"Tenho certeza de que o encontro de ontem deu-nos uma noção de o quanto seja genuíno o nosso desejo de contribuir para o bem de todos os nossos companheiros seres humanos e o quanto temos a compartilhar um com o outro. À medida que seguimos nossos caminhos separados, busquemos força desta experiência e, onde quer que estejamos, continuemos a atualizá-la no nosso caminho que conduz à verdade, a peregrinação que conduz à paz. Agradeço a todos vós de todo o meu coração!", concluiu.



Fonte: Canção Nova

Para o seu dia!

O amor e o desejo são as asas do espírito das grandes ações.
JOHANN WOLFGANG (poeta alemão)

Evangelho do Dia

Ano A - Dia: 28/10/2011

Jesus foi à montanha para orar


Lc 6,12-19


Naquela ocasião Jesus subiu um monte para orar e passou a noite orando a Deus. Quando amanheceu, chamou os seus discípulos e escolheu doze deles. E deu o nome de apóstolos a estes doze: Simão, em quem pôs o nome de Pedro, e o seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, o nacionalista; Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que foi o traidor.
Jesus desceu do monte com eles e parou com muitos dos seus seguidores num lugar plano. Uma grande multidão estava ali. Era gente de toda a Judéia, de Jerusalém e das cidades de Tiro e Sidom, que ficam na beira do mar. Eles tinham vindo para ouvir Jesus e para serem curados das suas doenças. Os que estavam atormentados por espíritos maus também vieram e foram curados. Todos queriam tocar em Jesus porque dele saía um poder que curava todas as pessoas.