terça-feira, 9 de agosto de 2011

Asilo Cidade dos Velhinhos assina convênio

A.I/Prefeitura de Porto FelizFoto

Com validade de um ano, o convênio prevê que a Secretaria de Saúde irá dispor de profissionais que atenderão aos idosos uma vez por semana, num período de quatro horas

Um convênio para prestação de atendimento à saúde dos idosos da “Cidade dos Velhinhos”, de Porto Feliz, foi assinado pelo prefeito Cláudio Maffei e a presidente da entidade, Márcia Cristina Gimenez de Oliveira, no dia 3 de agosto.

Para o prefeito Cláudio Maffei o convênio firmado garante direitos à saúde dos idosos da Cidade dos Velhinhos. “Havia o desejo de desenvolver esse convênio há um ano e meio, mas, por questões burocráticas levou todo esse tempo. Hoje conseguimos firmar esse convênio sob as bênçãos do Frei Eugênio Milani. É mais uma conquista da cidade de Porto Feliz”, disse.

Já a secretária de Saúde, Claudia Meirelles, declarou que a parceria é mais uma mostra da evolução do setor de Saúde no município. “Vamos integrar alguns serviços à instituição e cumprir uma etapa de evolução da Saúde na cidade que só vem crescendo, abrindo portas para novas parcerias. É toda uma estrutura da Saúde que estará servindo à Cidade dos Velhinhos, com atendimento aqui e fora daqui”, observou.

A presidente da Cidade dos Velhinhos, Márcia Gimenez, ficou satisfeita com a parceria. “Acredito que através deste convênio teremos mais facilidade no atendimento. Mesmo sendo uma entidade antiga, até o presente momento nunca existiu nenhum tipo de convênio deste tipo com nenhum órgão público. Essa integração entre a Prefeitura e a Cidade dos Velhinhos será muito boa e os maiores beneficiados serão nossos idosos”, comentou.

Também estiveram presentes na ocasião, o presidente de honra da entidade, Frei Eugênio Milani, e a secretária de Saúde, Claudia da Costa Meirelles. Secretários e diretores municipais também participaram da cerimônia.

Sobre o convênio

Com validade de um ano, o convênio prevê que a Secretaria de Saúde irá dispor de profissionais que atenderão aos idosos uma vez por semana, num período de quatro horas. O atendimento ficou dividido da seguinte forma: 1ª semana – médico generalista (fará exame clínico, avaliação de hipótese diagnóstica, solicitação de exames, prescrição de medicamentos e tratamentos, indicação de avaliação com outras especialidades); 2ª semana – cirurgião dentista (fará avaliação odontológica com indicação de tratamento e priorização de marcação na fila de atendimento do Centro de Especialidades Odontológicas “Dra. Simone Habice Prado Mattar”); 3ª semana – fisioterapeuta (fará avaliação inicial de todos os internos e agendamento no Centro de Reabilitação da Santa Casa); 4ª semana – médico psiquiatra (fará avaliação inicial de todos os internos, mediante indicação do médico generalista e indicação e manutenção de tratamento).

Após a avaliação, a Secretaria de Saúde desenvolverá um plano de cuidados multiprofissional, com a descrição das condutas a serem tomadas por período. A Prefeitura disponibilizará ainda consultas em especialidades do Sistema Único de Saúde (SUS), exames complementares, medicamentos e tratamentos padronizados.

Os idosos serão cadastrados no Sistema de Informações da Atenção Básica (Siab) pelo programa Estratégia Saúde da Família, recebendo visita mensal de um agente comunitário de saúde.

Para a avaliação periódica do cumprimento do convênio, uma comissão será constituída, apresentando dois integrantes da entidade e dois integrantes da Secretaria de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz