sábado, 9 de abril de 2011

Termina Tríduo de Nossa Senhora da Penha

 

DSCF3595
Encerrou nesta sexta- feira, dia 08 de abril, o Tríduo de Nossa Senhora da Penha, comunidade rural da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Porto Feliz. A comunidade está instalada na fazenda Jupira, tendo como coordenadora da comunidade a Maria Neide.

No primeiro dia, foi marcada pela reinauguração da Capela, que graças a boa vontade do proprietário Roque, ela foi reformada totalmente internamente, restando a parte externa que continua em andamento. A celebração foi presidida pelo diácono Valmir. Na quinta-feira, a também aconteceu a celebração da Palavra com diácono Silvio Buzzo, pois o Pe Samuel Soares que cresceu e viveu na fazenda não pode vir na cidade.

 

DSCF3401

Dia solene
No último, aconteceu a concentração paroquial, mobilizando todas as 20 comunidades reunidas na fazenda Jupira. Um ônibus partiu da Matriz Nossa Senhora Aparecida, levando 46 pessoas. A Missa contou com a participação de 120 pessoas, além de fiéis de outras paróquias. As músicas foram conduzidas pela equipe de canto Divina Aliança.

 

DSCF3388

Além do Pe. Washington, os seminaristas Rodrigo e Juliano, também estiveram presentes as irmãs da Imaculada Conceição de Valinhos, que tinham amizade com a Maria Neide, aceitaram o convite e visitaram a comunidade e doaram a imagem da Santa Madre Paulina e se colocaram a disposição da comunidade. Irmã Sebastiana de Souza Mendonça CIIC, veio acompanhada de cinco jovens que fazem estudos para votos da vida consagrada religiosa, assim conhecendo a espiritualidade da congregação. A Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição foi fundada pela primeira santa brasileira, a Santa Madre Paulina.

 

DSCF3426

DSCF3372

Primeira padroeira
Pe. Washington em sua homilia lembrou da origem da devoção a Nossa Senhora da Penha, e destacou que ele foi a primeira Padroeira de Porto Feliz. A entrada do andor foi carregado por quatros fiéis vestidos de bandeirantes, como referência a histórica. Após a Santa Missa, a procissão percorreu as ruas da fazenda, foram distribuídas rosas abençoadas às mulheres e pães bentos às crianças.

DSCF3620

A partir do povoamento do Porto de Araritaguaba em 1693 por Antônio Cardoso Pimentel e seu familiares, e por lavradores em sua fazenda, além de novos moradores, Pimentel construiu no ano de 1700 uma Capela a Nossa Senhora da Penha, ele era devoto a Ela e assim deu nome ao local onde conhecemos como Largo da Penha no centro de Porto Feliz.

DSCF3504

DSCF3512

Missa

DSCF3385

Equipe de Canto Divina Aliança

 

DSCF3395 DSCF3441 DSCF3445

DSCF3494

DSCF3448 DSCF3464

 

Ofertório

DSCF3466 DSCF3467 DSCF3469

fotos e texto: Felipe Miranda/Pastoral da Comunicação

2 comentários:

  1. Parabéns pelas fotos Felipe.
    Foi muito legal estanoite. padre washington é uma benção em nossa paróquia

    ResponderExcluir
  2. Essa festa foi emocionante, é um prazer estar trabalhando nesta Paróquia... Presente de Deus!
    Seminarista Juliano.
    Viva N.S. da Penha!!!!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz