segunda-feira, 21 de março de 2011

Celebração dos Votos Perpétuos da Irmã Natalina aconteceu neste domingo, dia 20

Neste domingo, dia 20 foi realizado ás 10h00 a Celebração de Votos Perpétuos da Irmã Natalina Aparecida Fernandes.
A celebração aconteceu na paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, e foi presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Sorocaba Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues.
Estiveram presentes também o Frei Eugenio, Pe. Washington, Pe. Toninho, os diáconos Paulo Moreau, Silvio Buzzo, Benedito, e o diácono Roney, e os seminaristas Diego, Juliano e Rodrigo.
Estavam presentes na Celebração todos os seus familiares de Minas Gerais, incluindo seus pais, seus avós e também seu irmão, os educadores e alunos da escola são josé, além das irmãs da família Religiosa  de são josé. O coral Divina Aliança da Comunidade Santa Cruz foi o responsável pelos cânticos.

Rito do Chamado
Logo após o Evangelho acontece esse rito do chamado que é onde a Irmã Natalina faz seu pedido para ser consagrada definitivamente na família Religiosa das Filhas de São José.

 Em sua homilia Dom Eduardo explicou um pouco mais para os fiéis presentes sobre  este processo dos votos perpétuos, e disse também que todos nós devemos aprender a ouvir mais o que Deus nos diz em nosso dia a dia.

Rito da Profissão
Este é o momento onde acontece o diálogo entre o presidente da celebração e a Irmã Natalina que confirmará seu desejo de assumir a Vida Religiosa, por amor a Cristo e para a extensão do seu Reino.

A profissão religiosa é um ato livre e libertador. Pelos votos, a pessoa consagrada se torna apta para o serviço do Reino, com total abertura de coração, com plena disponibilidade, anunciando a esperança nos bens futuros.
Após o Rito da Profissão Irmã Natalina se aproximou do altar e, diante da Superiora Provincial, Madre Edna Aparecida Gadoti, e de todo os fiéis presentes, emitirá os votos perpétuos, isto é, para a vida toda. Em seguida Irmã Natalina assinou esta fórmula sobre o altar.

Benção e entrega da Aliança
Neste momento Dom Eduardo abençoa e entrega a Irmã a aliança, sinal visível do amor com que Deus a escolhe e consagra e também sinal do compromisso de fidelidade que ela assume com a Profissão perpétua.

Após receber a Aliança a Madre Edna acolheu a Irmã Natalina onde destacou que "de hoje em diante você terá tudo em comum conosco, e eu, em nome da Madre Francesca Lorenzet, Superiora geral, confirmo a sua integração em nossa Família religiosa".
"Com a graça de Deus e o auxílio da Sagrada Família e a intercessão do nosso venerável Padre Luís Caburlotto, cumpra com fidelidade o santo serviço que a Igreja, através da Família Religiosa, lhe confia, para que o realize em seu nome".
Depois de ter sido acolhida, com um abraço pela superiora provincial, Irmã Natalina recebeu o abraço de todas as irmãs da Família Religiosa, e de sua família, esse foi o momento mais emocionante para a Irmã Natalina.
Após Dom Eduardo conceder a benção final foi a vez dos agradecimentos, onde o Pe. Toninho, Pe. Washington e o Frei Eugenio entregaram uma pequena lembrança para ela. A Madre Edna também fez sua homenagem lendo uma pequena mensagem de agradecimento.
As crianças da escola são josé também prestaram sua homenagem cantando uma música e entregando uma Rosa para Irmã Natalina.

Todos nós da Pastoral da Comunicação desejamos a Irmã Natalina os nossos sinceros votos de felicidade, e que Deus sempre te abençoe.























































Fotos: André Hope e Mauricio Toledo- Pastoral da Comunicação
Texto: André Hope- Pastoral da Comunicação

Um comentário:

  1. consagrar a vida é confirmar nosso chamado, nossas escolhas, dizer sim a Deus!!


    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz