sábado, 5 de março de 2011

Alckmin anunciará investimentos no CHS

05/03/2011 | MELHORAR O ATENDIMENTO

Alckmin anunciará investimentos no CHS

Deputada confirma intenção do governador de reformar e implantar nova gestão no CHS. Detalhes não foram revelados
Notícia publicada na edição de 05/03/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 013 do caderno A.
Leandro Nogueira
O Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) vai passar por reformas e será submetido a novo modelo de gestão para melhorar o atendimento. A informação é da deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) que foi chamada pelo secretário estadual da Saúde, Giovanni Guido Cerri, na tarde da quinta-feira. Guido Cerri adiantou que haverá mudanças para transformar o Conjunto Hospitalar num Hospital Escola Referência, como o Hospital das Clínicas. O Cruzeiro do Sul apurou que o Estado deverá investir R$ 60 milhões e anunciar novos convênios entre a secretaria estadual da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Prefeitura de Sorocaba. A Prefeitura, o Estado e a PUC foram questionados via assessorias de comunicação por volta das 17h de ontem e nenhum deles respondeu.

Em audiência com a deputada na quinta-feira, o secretário estadual da Saúde pediu que Maria Lúcia Amary divulgasse a vinda do governador para anunciar melhorias no CHS e recomendou que os detalhes ficassem reservados para a data da visita. Em contato com o Palácio do Governo para confirmar alguma estimativa de visita, a resposta dada à reportagem foi que a agenda de Alckmin é divulgada na véspera, após a confirmação dos compromissos. Em recente entrevista ao Cruzeiro do Sul, o diretor para a região de Sorocaba da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, José Carlos Barbosa Júnior, também declarou que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) viria a Sorocaba para anunciar investimentos no CHS.

"Gestão Técnica, hospital escola, guinada na saúde e humanização" foram algumas das expressões usadas pelo secretário estadual da Saúde para definir o futuro do CHS, segundo divulga Maria Lúcia Amary. A deputada ressaltou ao secretário a importância de uma gestão técnica para que o sistema de saúde efetivamente funcione e a necessidade de uma maior qualificação e valorização dos servidores.


Mudanças

O anúncio a ser feito pelo governador Geraldo Alckmin dá continuidade às mudanças que começaram a ser adotadas pelo governo estadual em Sorocaba na área da saúde. Em fevereiro já ocorreram substituições de cargos de direção por pressão do prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi (PSDB), e de deputados estaduais ligados ao município, como Maria Lúcia Amary (PSDB), que estiveram com o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, para pedir as trocas.

Em 2011 houve a substituição de Antonio Carlos Nasi, que respondia simultaneamente pela direção-geral do CHS e pelo comando da Diretoria Regional de Saúde. O atual titular da Diretoria Regional de Saúde é o médico anestesiologista João Márcio Garcia, de 53 anos e o diretor-geral do CHS é o médico cirurgião Heitor Consani. Os nomes de ambos os médicos foram submetidos ao prefeito Vitor Lippi.

O CHS atende em média três mil pessoas diariamente, vindas de 48 diferentes cidades da região. Há anos os serviços prestados por essa unidade geram muitas reclamações, como falta de medicamentos, leitos em número insuficiente e até mesmo a falta de atendimento médico suficiente em alguns períodos. Em janeiro de 2011, pacientes que estavam na fila para cirurgias de risco, como retirada de tumores, reclamavam que aguardavam desde novembro pelos procedimentos que estavam sendo desmarcados. Na época a justificativa da secretaria estadual era a de que o atraso ocorria por conta de uma reforma no centro cirúrgico, mas os agendamentos haviam sido normalizados. 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz