terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Igreja Matriz de Piedade foi reinaugurada em dezembro



a nova fachada da igreja Matriz
 

Depois de passar cinco anos em obras de restauraçäo e reforma, a igreja matriz de Nossa Senhora da Piedade, de Piedade, foi reinaugurada no dia 18 de dezembro, com missa solene  presidida pelo arcebispo metropolitano de Sorocaba, dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues. A celebração representa um momento muito importante para a comunidade católica e para toda a cidade de Piedade, explica o padre Santo Cândido, pároco da Matriz, acrescentando ser a reinauguração motivo de grande alegria para todo o povo. "Esta obra é fruto de muito tempo de trabalho para a preservação de um patrimônio histórico, arquitetônico e religioso tão importante para a cidade de Piedade", acrescentou o padre Santo Cândido. 

A Matriz de Piedade, construída há quase um século, sofria com problemas gerados pela infiltração de água através do telhado e pelos cupins. Durante cerca de cinco anos de restauro, passou por obras no telhado, forro, sistema elétrico e reboco, recebeu nova pintura e ganhou uma rampa na porta lateral para a passagem de pessoas especiais. Durante este período, a Igreja Matriz precisou ser fechada duas vezes: em 2005, para a reforma do telhado e, agora em 2010, para a reforma interna. As atividades litúrgicas passaram, entäo, a ser realizadas no Salão Paroquial.

OBRAS EXECUTADAS - O telhado da igreja matriz de Piedade foi, assim, todo reformado e recebeu uma manta de alumínio e o forro de PVC foi trocado e recebeu um forro de madeira jatobá. O sistema elétrico foi reformulado, o piso foi revitalizado e as portas restauradas. O prédio recebeu ainda pintura interna e externa, o Presbitério recebeu novo piso de granito, uma nova Capela do Santíssimo foi implantada, a sacristia foi reformada e um local especial da Reconciliação criado. A igreja ganhou também novo sistema de som, a marmorização das colunas, a manutenção dos 50 bancos, a reconstrução da Capela do Batismo, a vedação das trincas e rachaduras e a restauração das molduras em geral. O coro recebeu igualmente uma atenção toda especial e, além de reformado na sua estrutura, também foi lixado e aplicado sinteco em seu assoalho. "Este espaço está sendo organizado para exposição, arquivo paroquial e galeria dos santos", anuncia também o pároco.

A reforma do telhado, bem com toda a parte externa, contaram com o acompanhamento da arquiteta Silvana Maria dos Santos e da engenheira Carla Roberta Abreu; a reforma do Presbitério teve a orientação da engenheira Rosana Oliveira Plens Costa (com especialização em Liturgia e Arte Sacra) e a reforma interna teve como responsável pela obra o engenheiro Agostinho de Moura.

A restauraçäo só tornou-se possível porém, segundo o padre Santo Cândido, graças a uma campanha feita pela Comunidade Paroquial, que realizou diversos eventos, como quermesses, almoços e jantares em prol desta obra. A previsão de gastos totais na obra é de R$ 700.000,00; até agora, a Paróquia já gastou R$ 500.000,00 e pagará o restante em dois anos. 


Fonte: fonte-diario-de-sorocaba--jose-benedito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz