Paulo Whitaker/Reuters
Dilma Rousseff recebe de Lula a faixa de presidente em cerimônia no Palácio do Planalto; Como no discurso do Congresso, a presidente da República, Dilma Vana Rousseff, 63, voltou a destacar o governo Lula em sua fala após receber a faixa no parlatório do Palácio do Planalto.
"A alegria que sinto com a minha posse como presidente se mistura com a emoção de sua despedida", afirmou, em discurso de 12 minutos e 48 segundos que seguiu a mesma linha do feito no Congresso.
Evaristo Sá/AFP |
A presidente chamou Lula de "o maior líder popular que este país já teve".
Ela disse que Lula seguirá contribuindo com o governo, mesmo após deixar o cargo.
"Lula estará conosco. Sei que a distância de um cargo nada significa para um homem de tamanha grandeza e generosidade", afirmou. "Ter a honra de seu apoio, privilegio de sua convivência, aprendido com sua imensa sabedoria são coisas que se guarda para a vida toda."
Segundo ela, suceder Lula é uma tarefa desafiadora. "Hoje o presidente lula deixa o governo depois de oito anos, período que liderou as mais importantes transformações deste país."
Dilma também falou de novo sobre a sua condição de primeira mulher presidente. De acordo com ela, o governo Lula é que permitiu o avanço do Brasil eleger uma mulher.
A presidente prestou ainda uma homenagem ao vice-presidente José Alencar, que não participou da posse por estar internado.
Com a voz embargada, Dilma teve que parar o discurso para não chorar.
Ela disse estar feliz -- "como raras vezes estive"-- e fez uma homenagem aos "companheiros que tombaram na caminhada", referindo-se à resistência política durante o período da ditadura militar (1964-1985), quando foi presa e torturada.
Ela afirmou que irá governar "para todos os brasileiros". "Cuidarei com muito carinho dos mais frágeis".
A presidente fez uma referência religiosa. "Que Deus abençoe o Brasil e o povo brasileiro. Que todos nós juntos possamos construir um mundo de paz."
Dilma finalizou sua fala, dizendo que o Brasil tem condições de se tornar o "maior e o melhor país para se viver".
Após passar a faixa, o presidente Lula e sua mulher, Marisa Letícia, saíram do parlatório.
Com o fim da chuva, Dilma conseguiu andar em carro aberto na Esplanada dos Ministérios. Como a Folha adiantou, ela estava acompanhada da filha Paula Rousseff Araújo, 34.
No carro de atrás, seguiu o vice-presidente Michel Temer, que estava acompanhado da mulher, Marcela.
Após o discurso, Dilma recebe o cumprimento dos chefes e representantes de Estado
fonte: folha.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz