quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Tietê: Restauração no prédio “Luiz Antunes” segue a todo vapor



As obras de restauração no Centro Educacional, Histórico e Administrativo Municipal “Luiz Antunes” seguem a todo vapor. Desde o último sábado, dia 31de julho, a fachada do centenário prédio está sendo lavada.

Com o auxílio de um andaime, os servidores estão limpando as paredes e afrescos da construção. O objetivo é preparar a superfície para os trabalhos posteriores de restauro e pintura.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Sulleiman Schiavi Nicolosi, os serviços de pintura foram iniciados em outras partes do prédio, como no anexo, mas em breve serão realizados na parte antiga do Luiz Antunes.
“Iniciaremos a pintura do interior do prédio e depois partiremos para a porção externa. Serão aplicadas cores como o ocre e o vermelho queimado. Talvez isso cause algum estranhamento na população, mas na verdade essas são as tonalidades originais do prédio” – explicou Sulleiman.
Ainda segundo o secretário, a pintura deve ser concluída dentro de três meses e deverá resgatar as características que remontam à origem do prédio:
“Todo o trabalho tem sido orientado pelo laudo pictográfico emitido pelo CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico – e visa recuperar o aspecto do prédio na época de sua fundação.” – ressaltou Sulleiman.
O mapa da América do Sul, emblema do antigo grupo escolar, será o último a passar pelo processo de manutenção:
“O mapa é um dos elementos mais importantes do prédio. Ele representa todo o espírito cívico dos primeiros anos da República quando a escola foi fundada e até hoje serve como referência para muito tieteenses. Também por exigir um trabalho minucioso, ele será o último item a ser restaurado.” – disse Sulleiman.
Quem visita o prédio já pode ter acesso também a outros itens históricos. Cerca de 70 peças, como carteiras, mesas, chapeleiros e cristaleira foram recuperados e estão inclusive sendo utilizados.
Luiz Carlos de Oliveira, professor de marcenaria do SENAI e responsável pelo restauro das peças disse que o trabalho começou em março e deve continuar por pelo menos mais dois meses.
“A maioria dos móveis estava bastante deteriorada. Alguns com cupim, outros quebrados ou com peças faltando. Por isso o trabalho variou desde os processos mais simples, como lixar, selar e aplicar a tinta, até os mais complexos, como de usinagem e descupinização” - explicou Oliveira.
Luiz, que estudou no Luiz Antunes, ressaltou a importância do trabalho da administração e disse que o valor histórico que está sendo resgatado é incalculável:
“Nunca imaginei que depois de tantos anos voltaria para a escola, ainda mais para executar esse trabalho. Mas, tenho prazer naquilo que faço em especial porque algumas das peças devem ter quase cem anos e outras tantas foram fabricadas em madeiras de lei, nobres como o ipê e jacarandá, que atualmente tem a exploração controlada e são difíceis de encontrar no mercado.” – concluiu Luiz.
Assim que concluído os trabalhos, a mobília será disposta para a visitação do público e constituirá, juntamente com próprio prédio, uma das mais importantes atrações culturais e histórica de Tietê.


Um comentário:

  1. A quem possa interessar:
    Sou professor argentino e universidade.
    Através da internet eu tenho a imagem de um mapa da América do Sul que é desenhada na parede externa de uma antiga escola da cidade Luiz Antunes Tietê, onde você pode ver a imagem eo nome das Ilhas Malvinas.
    Depois de realizar uma pesquisa e trocar mensagens com dois brasileiros, confirmei que a escola foi construída em 1888; Eu também encontrei várias fotos da escola e do mapa.
    Esse mapa é muito importante porque apoia a reivindicação argentina de soberania sobre as Ilhas Malvinas e confirma que esta é uma causa latino-americana.
    Estou particularmente interessado em ser capaz de se comunicar com as pessoas, autoridades e instituições que podem fornecer mais informações sobre a história deste mapa e da escola.
    Com os melhores cumprimentos.
    Ing. Victorio A. Marzocchi
    Email: marzo_victor@yahoo.com.ar
    Facebook: www.facebook.com/victorio.marzocchi

    Ante quién corresponda:
    Soy argentino y docente universitario.
    A través de internet recibí la imagen de un mapa de Sud América que está dibujado sobre la pared exterior de una antigua escuela Luiz Antunes de la ciudad de Tietê en el que se puede observar el dibujo y el nombre de las Islas Malvinas.
    Luego de realizar una búsqueda e intercambiar mensajes con dos brasileros, pude confirmar que la escuela fue construida en 1888; también encontré varias fotos de la escuela y del mapa.
    Ese mapa es muy importante porque respalda el reclamo argentino de soberanía sobre las Islas Malvinas y confirma que esta es una Causa Latinoamericana.
    Tengo especial interés en poder comunicarme con personas, autoridades e instituciones que puedan dar mayor información sobre la historia de este mapa y de la escuela.
    Cordiales saludos.
    Ing. Victorio A. Marzocchi
    Email: marzo_victor@yahoo.com.ar
    Facebook: www.facebook.com/victorio.marzocchi

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz