A residência do prefeito municipal foi umas primeiras a ser visitadas em Porto Feliz para o Censo Demográfico 2010, organizado pelo IBGE em todo o Brasil. A coleta dos dados foi feita na segunda-feira, dia 2, pelo agente censitário municipal, Rodrigo do Amaral Melo.
“É importante que o censo passe em todas as casas e que seja contada com a maior veracidade a população de Porto Feliz e do Brasil. É um momento especial para a cidade”, disse. “Desde o início deste trabalho nos colocamos a disposição e vamos contribuir para mostrar o retrato do país”, completou.
Também na segunda-feira, 2, o prefeito reuniu-se com representantes do IBGE para debater o início do Censo 2010. Ele colocou à disposição do órgão toda a estrutura física da Prefeitura. “Está reunião foi juntamos força”, disse.
Do IBGE esteve o chefe da agência do órgão em Itu, Marcos José Paulino de Santana, coordenadora da subárea, Maria Virginia Teran Cremonesi, agente censitário municipal, Rodrigo do Amaral Melo e a agente municipal supervisora, Marilene Bernardes dos Reis.
Da Prefeitura, participaram o vice-prefeito Júlio Bronze (PT), secretário de Governo Aguinaldo Leite, secretária de Educação, Cultura e Esportes, Regiane Bergamo, superintendente do Saae, Rodnei Bergamo, assessora jurídica do Saae, Viviane Cavalante Torres e o chefe do setor de Iptu, Edson Carlos. Esteve presente também o presidente da Associação Comercial e Empresarial (Acepfz), Félix Schiavano.
O Censo
O Censo Demográfico 2010 começou no domingo, 1º de agosto, em todo o país. Pelos próximos três meses, 191.972 recenseadores do IBGE estarão distribuídos por todo o território nacional com a tarefa de contar quantos são e como vivem os brasileiros.
De acordo com o IBGE serão visitados cerca de 58 milhões de domicílios com envolvimento de aproximadamente 230 mil profissionais. Os resultados vão subsidiar o planejamento de políticas públicas e privadas pelos próximos dez anos.
Os recenseadores poderão ser identificados pelo seu uniforme – colete e boné, com logotipo do Censo -, pelo equipamento eletrônico de coleta de dados (PDA) e por um crachá visível no bolso do colete, com nome, número de matrícula e foto. Essa identidade poderá ser confirmada por meio do telefone 0800-7218181, das 8h às 22h, e pelo site do IBGE.
Como grande parcela da população passa a maior parte do dia fora do domicílio, os recenseadores poderão fazer visitas no horário noturno, durante feriados ou finais de semana. Cada recenseador organizará seu trabalho a fim de entrevistar ao menos um morador de todos os domicílios.
Censo na Internet
A novidade do Censo 2010 é a opção de preencher o questionário pela Internet. Mas a possibilidade só é válida após a visita do recenseador – que fornecerá um envelope lacrado contendo códigos (e-tickets) que dão acesso ao questionário, em site seguro e criptografado. A medida garante o sigilo e a segurança das informações prestadas. É possível responder de qualquer computador, em casa, no trabalho e até em uma lan house.
O questionário para resposta via Internet não estará na homepage do IBGE e não será possível acessá-lo sem antes receber a visita do recenseador. O IBGE não enviará nenhum e-mail solicitando preenchimento de questionários. Portanto, as pessoas não devem abrir nenhuma mensagem eletrônica supostamente enviada pelo IBGE.
Censo revelará realidade de cada município
O Censo Demográfico é a única pesquisa a levantar informações sobre todos os 5.565 municípios brasileiros, e para alguns quesitos trará dados até mesmo para bairros e distritos. Investigando as características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor e raça e religião, o questionário do Censo foi amplamente discutido com especialistas e usuários, atende a recomendações internacionais e trará perguntas capazes de verificar as transformações sociais desde a realização do Censo 2000.
Sobre os domicílios, haverá questões sobre o uso de medidor e disponibilidade de energia elétrica; a existência de telefone celular e de motocicleta, acesso à Internet; emigração internacional e responsabilidade compartilhada. Em relação aos moradores, o IBGE investigará a etnia ou povo indígena, as línguas indígenas faladas, a existência de registro de nascimento para as crianças até dez anos, o curso de especialização de nível superior, recebimento de rendimentos provenientes de programas sociais, o tempo de deslocamento de casa para o trabalho e o arranjo familiar de cônjuges do mesmo sexo.
O recenseador não poderá exigir a apresentação de documentos comprovando a veracidade das informações prestadas, por isso respondê-las corretamente é fundamental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz