Prefeitura inaugura primeira etapa da revitalização do Parque das Monções
Governo Municipal inaugura na sexta-feira, 16, a primeira etapa da revitalização do Parque das Monções, um dos principais pontos turísticos de Porto Feliz. A solenidade será às 18h30 e marca a abertura do Parque para visitação após um ano.
A primeira etapa foi dividida em sacra e arqueológica. A sacra com a revitalização da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes que recebeu novo piso de mármore e rampa de acesso para portadores de necessidades especiais. As antigas grades de proteção do altar foram removidas para o acesso de turistas ao altar de Nossa Senhora de Lourdes, como na França. O objetivo foi tornar a Gruta de Porto Feliz uma réplica fiel à existente na cidade de Lourdes, na França.
Também incluiu o Mirante, em frente ao Rio Tietê, onde foram colocados 400 metros de piso granilito e feita a manutenção do corrimão e melhoria da fonte.
Já a parte arqueológica ocorreu com a limpeza do Paredão Salitroso, um dos cartões postais do Parque, que recebeu 13 canhões de iluminação, além da Passarela de acesso à Gruta com a regularização do piso, pintura do corrimão e a instalação de novos postes de iluminação.
Durante meses, a revitalização do Parque das Monções foi acompanhada pelo próprio prefeito municipal. “Em todo o Parque, procuramos trabalhar os detalhes, principalmente na Gruta”, disse. “O objetivo é tornar a Gruta de Porto Feliz igual a que existe na cidade francesa de Lourdes.”, explicou.
No mês de abril, o prefeito esteve na cidade de Lourdes onde conheceu a Gruta local e obteve informações e detalhes para aplicar na revitalização da Gruta de Porto Feliz.
Missa
A programação para a reabertura do Parque das Monções começou na sexta-feira, 9, com missa na Gruta. Na oportunidade, a Nossa Senhora de Lourdes, que foi retirada para as obras, foi devolvida ao local original. A missa foi celebrada pelo pároco da igreja Nossa Senhora Mães dos Homens, padre Antonio Carlos Fernandes.
Horário de funcionamento
Após a reabertura, o Parque das Monções ficará aberto à visitação de segunda a sábado, das 8h às 22h. Aos domingos, o horário será das 8h às 18h.
2ª. etapa
De acordo com a Secretaria de Obras Públicas, Planejamento Urbano e Habitação, a próxima etapa da revitalização do Parque das Monções já está em estudo. Ela será feita no Porto das Monções com a construção de um píer de acesso ao Rio Tietê e a troca do mobiliário (lixeiras, bancos e postes de iluminação) ao longo da escadaria que será igual ao da praça dr. José Sacramento e Silva (Matriz) revitalizada em 2008.
O projeto de reforma da Gruta foi aprovado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) da Secretaria de Estado da Cultura.
História
O Parque das Monções foi inaugurado em 26 de abril de 1920 durante o governo do então presidente do estado, Altino Arantes. É composto por área verde formado em torno do antigo Porto de Araritaguaba e do Monumento das Monções. Situado à margem esquerda do rio Tietê, o Parque atrai visitas de todo país interessados em conhecer parte da historia paulista. Abriga diversas atrações naturais e históricas, alem de ser o marco da historia do desbravamento do território brasileiro.
Dentro do Parque, entre outras atrações, está a Gruta em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes idealizada e construída por dois padres franceses: Alexandre Hourdeau e Victor Maria Cravon, que em visita a Porto Feliz perceberam a semelhança com a Gruta de Lourdes na França.
Foi escavada na rocha à custa de cargas de dinamite. O povo de Porto Feliz contribui com donativos para a construção da Gruta, que foi inaugurada, solenemente, em 1924. É cópia autêntica a existente na França. Além de ponto turístico histórico, a gruta tornou-se local de peregrinação religiosa com a visita constante de romeiros e devotos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz