Ontem, postamos uma entrevista com o Alison, presidente do Conselho Particular Nossa Senhora Mãe dos Homens... . Conheça um pouco mais sobre os vicentinos... Colocaremos aqui também os horários e os lugares onde é realizado as reuniões.
Os Vicentinos são os seguidores dos ideais de Frederico Ozanam, intelectual francês que decidiu transformar o discurso das Conferências de História na Universidade Sorbonne (França) em práticas e ações concretas nas Conferências de Caridade, que deram origem em 23 de abril de 1833. Portanto, a Sociedade de São Vicente de Paulo – SSVP. completa173 anos.
A SSVP é uma organização que congrega leigos católicos, que se esforçam – movidos pela justiça e caridade – para aliviar os sofrimentos do próximo, mediante o trabalho coordenado de seus membros. A ação dos Vicentinos compreende qualquer forma de ajuda, através do contato pessoal, no sentido de amenizar a dor social, promovendo a dignidade e a integridade do homem.
Os Vicentinos além de lutarem contra as diversas formas de miséria, buscam descobrir e remediar as situações que a geram. Levam seus auxílios a todos que precisam, independentemente de raça, cor, nacionalidade, credo político ou religioso e posição social. O trabalho dos Vicentinos é voluntário, pois seus membros e dirigentes não recebem nenhuma remuneração pelo que realizam.
A SSVP está globalizada e marca presença em 139 países, com mais de 500.000 (quinhentos mil) membros, sendo que o Brasil é o maior país vicentino do mundo, com mais de 260 mil integrantes.
Os Vicentinos Brasileiros atendem semanalmente a cerca de 150.000 famílias carentes (após minucioso levantamento sócio-econômica), nos mais diferentes bolsões de miséria (favelas, cortiços, zona rural, ribeirinha, etc.). Portanto, mais de 600.000 mil brasileiros recebem o auxílio regular da SSVP. Somente em gêneros alimentícios são distribuídos por semana, mais de 800.000 quilos de alimentos, além de remédios, roupas, materiais escolares, móveis, utensílios diversos e principalmente, a orientação espiritual, através do anúncio do Evangelho, do encaminhamento aos Sacramentos e da catequese familiar.
Além da população carente que é atendida pelas Conferências Vicentinas, existem cerca de 40.000 pessoas que são beneficiadas através das 2.000 Obras Assistenciais espalhadas pelo Brasil como: asilos, creches, orfanatos, albergues e hospitais, nos quais os Vicentinos cuidam de idosos desamparados, crianças abandonadas, inválidos e doentes, que recebem bem estar, segurança e a possibilidade de um futuro melhor.
Mas, o que move os Vicentinos a realizarem todas essas atividades? É a vocação vicentina, que se fundamenta na angústia e indignação diante da miséria do ser humano e na esperança de que partilhando seus talentos (aptidões específicas, tempo e recursos), se fazendo pobre com o pobre e dando testemunho de sua fé pelo amor pessoal aos que sofrem estão seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo: “Vá e faça a mesma coisa.” (Lucas 10, 25 – 37).
Frederico Ozanam
fonte: http://gelatti.wordpress.com/2006/05/03/vicentinos-uma-longa-historia-de-servico-aos-pobres/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz