Capacitar o idoso para utilizar o computador e promover o bem-estar social. Esses são os principais objetivos do projeto de inclusão digital desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável da cidade de Porto Feliz.
Atualmente, 16 alunos são atendidos pelo projeto, divididos em duas turmas. Cada grupo recebe aulas de informática duas vezes por semana, as segundas e quartas-feiras e as terças e quintas-feiras, no Telecentro Comunitário, instalado na Diretoria de Desenvolvimento Social.
“O curso de informática para a terceira idade tem uma linguagem diferenciada. Normalmente, os idosos ainda não tiveram contato com computadores. Por isso, o ritmo é mais tranquilo, o conteúdo é mais simples e adequado para esse público”, destaca a professora Vanessa Cristina Bette.
O projeto de inclusão de idosos tem o objetivo de proporcionar outros benefícios. “Nosso trabalho também funciona como uma terapia ocupacional, que motiva e melhora inclusive a saúde do idoso”, diz a professora. “O aluno fica atualizado, melhora sua socialização e se torna mais independente para usar a Internet, fazer pesquisas, buscar receitas e ler jornais on line”.
A aluna Rosalina Massarana Fávero, já aposentada, comentou sobre seu aprendizado no curso. “Aprender coisas novas é sempre bom. Aqui dá pra aprender com calma, é tudo bem explicado”, disse. “Meus filhos e meus netos sempre usaram computador, mas eu nunca tinha nem ligado. Tinha medo de mexer e quebrar”, conta.
O curso tem duração de três meses e meio e utiliza dois tipos de materiais: uma apostila desenvolvida pela professora Vanessa especialmente para o projeto, e outra apostila distribuída pelo Governo Federal.
Em junho, o projeto deve abrir inscrições para mais duas turmas. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas na Diretoria de Desenvolvimento Social. O telefone é (15) 3262-3023.
Telecentro
Telecentro
O Telecentro Comunitário foi inaugurado em Porto Feliz em 2009 através de parceria entre a Prefeitura de Porto Feliz e o Governo Federal. A sala de informática fica no prédio da Diretoria de Desenvolvimento Social, na rua Ademar de Barros, 529, e conta com dez computadores equipados com Internet banda larga.
A rede é liberada para uso como lan house de segunda a sexta. Existe um sistema de monitoramento para proibir o acesso a sites com conteúdo ilegal. Para utilizar a Internet é necessário agendamento através de cadastro, com apresentação de documento de identidade.
A rede é liberada para uso como lan house de segunda a sexta. Existe um sistema de monitoramento para proibir o acesso a sites com conteúdo ilegal. Para utilizar a Internet é necessário agendamento através de cadastro, com apresentação de documento de identidade.
A idade mínima para uso dos serviços do Telecentro Comunitário é de 14 anos. Dois monitores de informática ficam encarregados de promover a inclusão digital gratuita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz