quinta-feira, 1 de abril de 2010

Especial João Paulo II

Amanhã 02/04, completa 5 anos de falecimento do Papa João Paulo II, em 2005, na cidade do Vaticano.
Aqui no Blog, estamos com uma série, em Homenagem a esse grande homem de Deus que cativou o mundo com seu jeito simples de ser.


Visitas ao Brasil


O Papa João Paulo II visitou o Brasil quatro vezes. A primeira vez foi em 1979, em que visitou a cidade do Rio de Janeiro. Na segunda vez chegou ao meio-dia de 30 de junho de 1980 e percorreu treze cidades em apenas doze dias. A maratona teve um total de 30.000 km. Entrou por Brasília e partiu por Manaus.
A terceira foi entre 12 e 21 de outubro de 1991. O Papa não costumava beijar o solo de um país que ele já tinha visitado, mas no Brasil ele quebrou a tradição. Visitou sete cidades e fez 31 discursos e homilias.
Esteve também no Brasil entre 2 e 6 de outubro de 1997. O Papa sempre demonstrou grande amor pelo Brasil, o país com mais católicos no Mundo. Inclusive, na sua primeira visita, chegou a demonstrar o seu apoio ao movimento sindical, então liderado por Lula, em aberto desafio ao governo militar brasileiro – uma situação parecida com a da sua Polónia natal.
                                                                       
Destacou-se, numa dessas visitas ao país, a música "A bênção, João de Deus", composta para a ocasião por Péricles de Barros.
Em visita à cidade do Rio de Janeiro declarou: "Se Deus é brasileiro, o Papa é carioca".



Em 13 de maio de 1981, o Papa sofreu uma tentativa de assassinato, o culpado, Ali Agca. O turco ficara 19 anos em prisões italianas. Após, foi levado de volta a Turquia, onde novamente foi condenado a prisão perpetua por outras crimes, mas teve pena comutada para 10 anos.

Coincidentemente, os tiros disparados contra o Papa foram feitos no dia 13 de maio. Nesta data, em 1917, Nossa Senhora de Fátima teria feito a sua primeira aparição aos três pastorinhos. O Pontífice sempre afirmou que a Virgem Maria teria "desviado as balas" e salvo a sua vida nesse dia. Um ano depois, a 13 de maio de 1982 e já recuperado, João Paulo II visita pela primeira vez o Santuário de Nossa Senhora de Fátima para agradecer à Virgem o ter salvo. O Santo Padre ofereceu uma das balas que o atingiu ao Santuário. Essa bala foi posteriormente colocada na coroa da Virgem, onde permanece até hoje.

Um comentário:

  1. Nossa, não tinha percebido isso, mas é o mesmo dia que se comemora os 100 anos de Chico Xavier...

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz