sábado, 13 de março de 2010

Encontro municipal das mulheres em Porto Feliz


Aconteceu nesta quarta-feira, 10, o 1º Encontro das Mulheres de Porto Feliz, na Estação das Artes “Assumpta Luzia Marchesoni Rogado”.
Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável, através da Diretoria de Desenvolvimento Social, o encontro teve como palestrante a representante do MEC no Estado de São Paulo e ex-deputada federal pelo PT, Iara Bernardi.

Prefeito Cláudio Maffei (PT) abriu os trabalhos explicando ao público de mais de 180 pessoas que Porto Feliz é diferente na defesa dos direitos da mulher por causa do envolvimento do Poder Público. “Conseguimos o envolvimento e participação das mulheres da cidade, primeiramente através do Conselho da Condição Feminina. Hoje nós temos um cargo de assessora de gênero e vamos inaugurar o Centro de Referência da Mulher”.

“Assim como Moradia, Educação, Assistência Social temos um olhar muito especial para a Condição Feminina. Queremos que Porto Feliz seja um exemplo de cidade no sentido de garantir os direitos das mulheres”, finalizou.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Patrícia Rosa Maffei, lembrou ainda que além do Conselho da Condição Feminina, em prática há mais de cinco anos, o município mantém uma assistente social na Delegacia de Polícia para o atendimento às vítimas de violência e desenvolve palestras durante todo o ano na Diretoria de Desenvolvimento Social. “Essas ações são para que a mulher seja bem atendida, bem esclarecida dos seus direitos e assim possa ter uma qualidade de vida melhor”, disse.

Secretário de Desenvolvimento Social e Sustentável, João Carlos Esquerdo Junior, comentou a importância do evento. “É importante promover uma semana como esta para pensar e refletir sobre os direitos e deveres da mulher, que tem conquistado espaço no mercado de trabalho. Mostra ainda que o Governo Municipal tem valorizando a luta pela igualdade e a chegada do Centro de Referência da Mulher é mais uma vitória para elas”, destacou.
Iara Bernardi falou sobre a lei Maria da Penha. “É uma lei específica, criada no Brasil, exemplar e copiada por outros países e trata de um tema que antes era só debatido no ambiente familiar que é a violência doméstica contra a mulher e acontece por aqueles que ela teve ou tem laços de proximidade”.
“Foi construída (Lei Maria da Penha) porque a violência é um fato, antes escondido, tido como sina das mulheres dentro do casamento. Hoje levamos essa situação para o espaço público para que políticas públicas possam proteger essa mulher”, prosseguiu.

Iara Bernardi comentou sobre os avanços de Porto Feliz da defesa da mulher. “Vejo que o tema da mulher está na pauta do dia no município. Estão sendo criadas estruturas para que as mulheres possam conhecer e fazer valer seus direitos. A criação aqui de um Centro de Referência da Mulher está em sintonia com as políticas nacionais do Governo Lula”.

A mesa principal do evento foi formada pelo prefeito Cláudio Maffei; primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Patrícia Rosa Maffei; secretário municipal de Desenvolvimento Social e Sustentável, João Carlos Esquerdo Junior; secretária de Educação, Cultura e Esportes, Regiane Aguiar Silva Bergamo; diretora de Desenvolvimento Social, Edilza Correia da Silva; presidente do Conselho da Condição Feminina, Jurema Hagen; presidente da OAB, Helcimara Silva e presidente da Câmara, Odélio Leite dos Santos.


Centro de Referência
O Centro de Referência da Mulher (CRM) contará com equipe técnica para o atendimento das mulheres vítimas de violência doméstica ou que necessitam de alguma orientação jurídica.

De acordo com a diretora de Desenvolvimento Social, Edilza Correia da Silva, o Centro trabalhará na motivação dessas mulheres, melhorando a auto-estima delas através de ações como o empreendedorismo.

A Diretoria de Desenvolvimento Social também desenvolve programas de geração de renda voltados para mulheres (Prato Feliz e Porto das Artes), inclusão digital (Telecentro), além de acompanhamento psicossocial.



Dia Internacional da Mulher
Desde primeiro de março, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Sustentável promove palestras voltadas para as mulheres participantes dos programas da Diretoria de Desenvolvimento Social.
Na segunda-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, Prefeitura Municipal organizou café da manhã para as servidoras municipais da Secretaria de Obras Públicas, Planejamento Urbano e Habitação e Paço Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz