Cooperativa de reciclagem é implantada em Porto Feliz
Porto Feliz já conta com sua primeira cooperativa de reciclagem. A Cooperativa Monções de Coleta Seletiva foi formalizada durante uma assembleia realizada na Diretoria de Desenvolvimento Social na sexta, 12, quando aconteceu a eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal da instituição e aprovação do estatuto.
Governo Municipal é parceiro da iniciativa, que recebe também acompanhamento do Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor (PAE) de Porto Feliz.
A diretoria é voluntária e formada em sua maioria por militantes ambientais e sociais. O estudante de Engenharia Ambiental, Bruno Augusto de Camargo Boro, foi eleito presidente da cooperativa. Para a tesouraria, o escolhido foi Sérgio Murilo Lopes. O secretário eleito é Antonio Toshiyuki Yamamoto.
O conselho fiscal é formado por Isabel Cristina de Arruda, Moisés de Oliveira, Laércio José Pillon, Roberto Brandão Rodrigues, Diva de Oliveira e Joice Deliberalli Brunheroto.
A Cooperativa Monções de Coleta Seletiva tem as funções de diminuir o acúmulo dos resíduos sólidos na cidade e conscientizar a população sobre a importância da reciclagem. Além disso, gera renda aos cooperados. Atualmente possui 12 participantes, todos assistidos pela Diretoria de Desenvolvimento Social, que trabalham como agentes ambientais.
A Comissão de Desenvolvimento Sustentável (CADS) é responsável pela criação da cooperativa e trabalha desde 2008 para concretizar o projeto. Mais de 20 reuniões foram realizadas, além de diversas visitas a cooperativas da região.
Adesão
O cadastramento dos moradores interessados em colaborar com a coleta seletiva prossegue. Quem aderir à iniciativa se compromete a separar papéis, plástico, metais e outros materiais que podem ser reciclados. Toda semana, um caminhão cedido pela Prefeitura faz o recolhimento dos objetos recicláveis nos bairros atendidos pelo projeto.
Os bairros Jardim Araritaguaba, Jardim Primavera, Jardim Morumbi, Jardim Bela Fonte, Jardim São Pedro, Jardim Porto Feliz, Jardim Brasil, Bambu, Cidade Jardim e parte do Centro recebem serviço de coleta dos materiais recicláveis toda segunda-feira.
Na Vila Angélica, Jardim São José, Porungal, Residencial Porto Feliz, Chácara Nestor, Cidade Jardim, São Bento e Vila Maria, a coleta dos materiais acontece às terças-feiras.
A cooperativa pretende intensificar a participação popular na coleta seletiva. Com a adesão de um número maior de moradores, o projeto poderá atender a outros bairros nos próximos meses.
Enquanto isso, um barracão localizado na Rua Anita Garibaldi, no Jardim Primavera, também funciona como ponto de coleta. A população pode levar os materiais recicláveis até o local de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Boa noite
ResponderExcluirTrabalho com Óleo de fritura usado e gordura vegetal , compro esse residuo e pago a vista
Se houver enteresse entrar em contato com Eduardo 15 3012-3269