sábado, 27 de março de 2010

Conselho da Comunidade Negra de Porto Feliz


O Conselho Municipal da Comunidade Negra de Porto Feliz reuniu centenas de pessoas no domingo, 21, para comemorar o Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. O evento foi organizado na Estação das Artes com apoio da Prefeitura de Porto Feliz.

O presidente do conselho, José Roberto de Toledo, falou sobre a importância da entidade para o município. “O Conselho do Negro é uma voz dentro do poder público. Nosso trabalho está crescendo, por isso precisamos de uma participação maior da comunidade negra para podermos fazer grande uso dessa ferramenta”.

A advogada e palestrante, Eni Augusta de Paula, que também integra o Conselho, tratou de temas como preconceito, discriminação no mercado de trabalho, respeito às diferenças e leis que punem o racismo.
Ela salientou o trabalho do Conselho em casos de discriminação racial. “Quem passar por situações discriminatórias pode procurar o Conselho. Oferecemos orientação e encaminhamento adequado para cada pessoa e buscamos providências para o caso”, explicou Eni.

Além da Prefeitura, o evento teve apoio de diversas empresas da cidade. A programação incluiu apresentações artísticas e exibição do documentário “Porto Feliz – Roteiro dos Bandeirantes”.

Em Porto Feliz, o Conselho Municipal da Comunidade Negra existe desde 1988, sendo que a primeira gestão foi organizada em 2005. 

A entidade atende na Diretoria de Desenvolvimento Social na rua Adhemar de Barros, 529, Centro, na Sala dos Conselhos. O contato pode ser feito pelo telefone 3262-3023 ou pelo e-mail cmcn@portofeliz.sp.gov.br


Instituído pela ONU
O dia 21 de março foi escolhido Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial pela Organização das Nações Unidas (ONU) devido ao Massacre de Shaperville, ocorrido em Joanesburgo, na África do Sul, em 1960. Dezenas pessoas foram mortas durante um protesto pacífico contra a Lei do Passe, que determinava que a população negra deveria portar um cartão contendo os locais onde era permitida sua entrada e circulação.

AIPF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz