quinta-feira, 4 de março de 2010

Capivari registra cinco casos de dengue

A Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria da Saúde, registrou nesta semana a confirmação de cinco casos positivos de dengue em moradores do centro da cidade, todas do sexo feminino. Os casos foram identificados no Sistema Municipal de Saúde e no atendimento privado e as sorologias foram recolhidas pela Secretaria da Saúde e encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, em Rio Claro.

A Prefeitura de Capivari está trabalhando ativamente com campanhas publicitárias de orientação para combater a dengue no município, no entanto, até a tarde desta quinta-feira (04), nove sorologias, todas de moradores do Centro, já haviam sido colhidas, sendo as cinco de resultado positivo, três com resultados negativos e mais um em andamento, que aguarda a chegada do resultado dos exames.
A Vigilância Sanitária de Capivari, mediante perímetros delimitados de trabalho com base nos resultados positivos e suspeitos da doença, continua realizando a busca ativa dos possíveis focos de acúmulo de água, onde o mosquito transmissor da doença se prolifera.
Segundo essa delimitação de perímetro, o Centro está passando pelas buscas ativas da VISA, por isso é importante que os moradores recebam bem os agentes e atendam às orientações para que a doença deixe de se proliferar em Capivari. Os moradores devem colaborar com este trabalho e auxiliar na identificação dos possíveis focos de acúmulo de água dentro e fora de casa, além de se conscientizar da responsabilidade de impedir que novos focos sejam criados.
As pessoas que apresentarem os sintomas não devem se auto medicar já que existem diversos remédios que não podem ser tomados em casos de dengue, podendo levar à morte. Em caso de suspeita de dengue, procure atendimento médico.
A Secretaria da Saúde informou que os cinco pacientes que tiveram os resultados dos exames positivos para a dengue passam bem.


Os sintomas
A intensidade dos sintomas geralmente é mais leve nas crianças do que nos adultos. A doença é de instalação abrupta, indistinguível dos quadros gripais: febre de intensidade variável (que pode chegar a 39 graus e provocar calafrios), cefaléia, dores na região atrás dos olhos, nas costas, pernas e articulações. Muitos pacientes se queixam de dor ao movimentar os olhos, cansaço extremo e fraqueza muscular generalizada.
Insônia, náuseas, perda de apetite, perversão do paladar e da sensibilidade da pele são freqüentes. Eritema (vermelhão da pele) pode surgir no primeiro ou segundo dia: a vermelhidão se instala no tronco e se espalha para os membros, poupando palmas das mãos e planta dos pés. Os sintomas são semelhantes mas a doença é muito mais grave por causa das alterações da coagulação sanguínea. Pequenos vasos podem sangrar na pele e nos órgãos internos, surgindo hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas. Como o leito dos capilares se dilata, a pressão arterial pode baixar, dando origem à tontura, queda, choque e até a morte.
Não existem medicamentos antivirais para combater a dengue. Deve-se tomar muito líquido, para evitar desidratação.



Mais informações na Vigilância Sanitária de Capivari pelo telefone: (19) 3492-1606 ou no endereço: Rua João Marchioretto, 78 – Jardim São Marcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz