lotada como antigamente
Comunidade lotou a igreja....
Os paroquianos mais antigos, assíduos freqüentadores da Comunidade, sentiram-se realizados na última Segunda Feira, dia 22 de Fevereiro, quando em uma missa solene celebrada pelo Pároco Pe Marcos Alexandre, e que foi participada pelos Diáconos Permanentes José Laerte Heber, José Alberto Terra e pelo Diácono Gerson Shiming da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, que mora na Vossoroca, a antiga igreja construída na Rua Júlia Martins Domingues no ano de 1962, foi entregue para uso da comunidade.
A área foi doada pelo Sr. Cristiano Paes da Silva no ano de 1958 e que depois, apoiados pelo então Pároco Padre Antonio Maffei, formou-se a primeira equipe de construção, da qual participaram o Sr. Luiz Paes, Belmiro Pinto, Edite Pereira Pinto, Antonio Jorge, Silvério e Antonio Barbosa. Inicialmente construiu-se apenas a primeira parte, uma pequena capela que recebeu a denominação de Capela de Nossa Senhora Aparecida, por sugestão do Padre Antonio e com aprovação da comunidade.
A primeira imagem foi doada pelo Sr. Luiz Gomes – Farmacêutico do Bairro e a primeira missa da referida capela foi celebrada no ano de 1961 pelo Padre Antonio Maffei.
Sempre rendo como incentivadores e divulgadores os congregados Marianos e os Vicentinos, valorosos missionários da Igreja em Votorantim, surgiram os primeiros catequistas, entre os quais Luiz Antonio, Toca, Irmã Anannias,Jovina, Maria Martins, Magnalda, José Vicente, Antonio Caetano, Luiz leite, Luiz Paes, Hermínio Primo, esposo da Senhora Jovina.
Consta ainda das anotações históricas pesquisadas pelo Padre Marcos, que a primeira Festa da Padroeira foi em Outubro de 1966 quando uma procissão veio da antiga São João Batista Igreja Matriz, trazendo a imagem que foi festivamente acolhida pelo povo, terminando com missa celebrada pelo Padre Antonio Maffei, e que as primeiras pastorais se formaram neste mesmo ano de 1966 surgindo as demais em 1980. Foi em 1995 que não tendo mais espaço para acolher a comunidade, teve início a construção da nova igreja que viria depois a sediar a nova Paróquia, a segunda criada em Votorantim.
Não vai parar por aí...
Nos já dozes anos de sua história, somente recentemente a Paróquia pode dar uma atenção maior á antiga igrejinha onde nasceu e se desenvolveu a comunidade, e que era muito pouco utilizada e necessitava urgente de uma reparação.
“A gente tem isso aqui no coração, pois toda a nossa história aconteceu aqui em seu início, e quantos casamentos, batizados, crismas e primeiras eucaristias tivemos nessa igreja, além da reza do terço....!", recordou o Benedito, que chegou à Comunidade em 1966, nos primeiros anos da construção da igreja.
Padre Marcos conversou com a comunidade antes da missa, para saber se estavam satisfeitos com a reinauguração da antiga Igrejinha, ele explicou que a preocupação principal foi a de preservar a arquitetura “Restauramos o forro, as portas, principalmente a lateral, refizemos toda a pintura interna e externa, mas não pudemos trabalhar muito a parede da igreja, justamente pela estrutura rústica de que ela é feita, ao fundo procuramos deixar uma amostra da antiga parede, protegida com vidro, para as pessoas verem como foi feita”.
A amostra a qual se referiu Padre Marcos, mostra um pouco do espírito lutador dos que empreenderam o desafio de construir a igreja, assim que o Sr. Cristiano doou a área no ano de 1962, a parede apresenta meio tijolo, que naquele tempo era comum em casos de doações de restos de construção, e assim ia se fazendo os mutirões, geralmente encabeçados pelos Congregados Marianos, onde sempre teve bons pedreiros.
Nos planos do Padre Marcos, está prevista a demolição do antigo banheiro e a construção de centro catequético, além de um jardim aconchegante ao lado onde há espaço e segundo ele, será bastante utilizado e todas as noites haverá celebrações, como a bênção do Santíssimo realizada na noite desta quarta feira, presidida pelos Diáconos Permanentes José Laerte e José Alberto Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!
Seja bem vindo!
Pascom Porto Feliz